TEORIA DA CONTABILIDADE
Artigos Científicos: TEORIA DA CONTABILIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marco • 12/6/2013 • 2.785 Palavras (12 Páginas) • 400 Visualizações
BELO HORIZONTE (MG) UNIDADE II
AUTORES:
Alessandra Maria Carvalho de Araújo de Souza – 4346827420
Carmen Lúcia Gomes Lucas Nogueira - 4351859460
Eder Junio da Rocha Martins - 4303780057
Elaine Xavier da Silva - 1299206802
Marco Aurélio da Silva Maia - 3873726825
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
TEORIA DA CONTABILIDADE
BELO HORIZONTE
2012
AUTORES:
Alessandra Maria Carvalho de Araújo de Souza – 4346827420
Carmen Lúcia Gomes Lucas Nogueira - 4351859460
Eder Junio da Rocha Martins - 4303780057
Elaine Xavier da Silva - 1299206802
Marco Aurélio da Silva Maia - 3873726825
TEORIA DA CONTABILIDADE
Trabalho de conclusão do curso de Teoria da Contabilidade,
Apresentado aos tutores presencial e a distância da
Faculdade Anhanguera Educacional,
como requisito parcial à obtenção de aprovação
na disciplina do segundo período, sob orientação do professor Marlúcio Nery.
BELO HORIZONTE
2012
RESUMO
Neste trabalho buscamos mostrar a importância da contabilidade para qualquer entidade, com o objetivo de demonstrar e fornecer informações sobre o patrimônio e situação financeira.
Palavra chave: Patrimônio, Contabilidade e Demonstrações Financeiras.
SUMÁRIO
Introdução.....................................................................................................Pág. 05
Desenvolvimento...........................................................................................Pág. 06
Considerações Finais......................................................................................Pág.14
Referências Bibliográficas..............................................................................Pág.15
INTRODUÇÃO
A Contabilidade é a Ciência que tem como finalidade registrar, coletar, informar e interpretar as situações patrimonial, financeira e econômica de qualquer entidade. Três requisitos são necessários para a contabilidade ser considerada uma ciência: o local de atuação, à entidade, o objetivo que é o patrimônio e o método das partidas dobradas.
Através da contabilidade é possível evidenciar os aspectos qualitativos e quantitativos do patrimônio, sendo este é um conjunto de Bens, Direitos e Obrigações vinculados às entidades econômico-administrativas. Os Bens e Direitos são encontrados dentro da contabilidade na forma de Ativo, já as Obrigações aparece como Passivo Exigível, e para finalizar tem o Patrimônio Líquido que é o valor aplicado pelos proprietários na entidade.
DESENVOLVIMENTO
A origem da contabilidade esta ligada a necessidade do registro do comercio, seu surgimento foi devido à necessidade do homem de avaliar a forma mais fácil de aumentar as suas posses, de conhecer suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção e de rendimentos. Indicando assim uma forma mais segura para se obter resultados eficientes e eficazes.
A contabilidade empírica, praticada pelo homem antigo, já tinha como objeto o Patrimônio, representado pelos rebanhos e outros bens nos seus aspectos quantitativos, os primeiros sinais surgiram nas civilizações primitivas que utilizavam de pedrinhas, desenhos, figuras e imagens para identificá-lo.
Sua existência se deu devido à necessidade da humanidade em registrar os fatos ocorridos e manter um histórico de movimentação, os registros combinavam o figurativo com o numérico. Gravava-se a cara do animal que se queria controlar e o número correspondente às cabeças existentes.
Na bíblia, no livro de Jó, constam relatos de escrita cuneiforme, no qual eram símbolos gravados em placas de barro, o sistema contábil é dinâmico e evolui com a duplicação de documentos e “Selos de Sigilo” foram sintetizados nas escritas em papiro ou tábuas.
A evolução da contabilidade desde os primeiros registros até as partidas dobradas é resumida na seguinte forma:
- Contabilidade do mundo antigo, iniciou-se com as primeiras civilizações e vai até 1202 da era cristã. Neste mesmo ano foi publicado o livro de Liber Abaci, de Leonardo Pisano, que estudava na época técnicas matemáticas, pesos e medidas, câmbio, etc., tornando o homem mais evoluído em conhecimentos comerciais e financeiros.
- Contabilidade do mundo medieval, iniciou-se em 1202 da era cristã ate 1494, quando surgiu a Contabilidade por Partidas Dobradas o seu aparecimento implicou a adoção de outros livros que tornassem mais analítica a Contabilidade, surgindo, então o Livro da Contabilidade de Custos.
Frei Luca Pacioli publicou em 1494 a obra que enfatizava a teoria contábil do débito e do crédito, a mesma contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano. Ele expôs a termologia adaptada:
“Per” – mediante o qual se reconhece o devedor.
“A” – pelo qual se reconhece o credor.
Acrescentou que, primeiro deve vir o devedor, e depois o credor, prática que se usa até hoje. A obra de Pacioli não só sistematizou
...