TEORIA DE FINANÇAS PUBLICAS
Artigo: TEORIA DE FINANÇAS PUBLICAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcos9815 • 27/10/2014 • 213 Palavras (1 Páginas) • 620 Visualizações
Atividade-03
Responda as questões a seguir:
Questão 1
A despeito das críticas generalizadas, e por vezes pertinentes, sobre o endividamento dos países e seus estados-membros, é consenso que a dívida pública contribui com a agenda de desenvolvimento econômico e social. Como a dívida pública contribui com o desenvolvimento sustentável sem que haja comprometimento da política econômica?
A dívida pública contribui para o desenvolvimento sustentável sem que haja comprometimento da politica econômica a partir do momento em que essa dívida é mantida sob controle, onde a economia consiga cobrir os juros tranquilamente, sem gerar um fluxo deficitário, onde o governo gasta mais que arrecada. Para que a dívida não seja alimentada, deve ser levado em consideração a taxa de juros, de inflação e crescimento do PIB, afim de diminuir ou estabilizar essa dívida.
Questão 2
Descreva qual é o principal problema de um setor público muito endividado e quais os dois aspectos que investidores em títulos públicos analisam para realizar seus investimentos.
Conforme Sanson (2012, p.12) o principal problema é que um setor público muito endividado tem dificuldades de refinanciar sua divida.
Os investidores em títulos públicos se preocupam com as receitas públicas posteriores que possam garantir o pagamento dos juros, com isso eles olham para o grau em que está a dívida e também buscam antecipar sua trajetória.
...