TEORIA E ESTILO DE LIDERANÇA
Por: fdojunior • 26/8/2016 • Seminário • 1.000 Palavras (4 Páginas) • 630 Visualizações
TEORIA E ESTILO DE LIDERANÇA
Conceitos de líder de liderança;
Líder. Muitas pessoas usam o termo “líder” para referir um oficial que tem a responsabilidade para o trabalho , qualidade e bem estar do grupo de duas ou mais pessoas e usualmente e denominado “chefe”.
A partir das conclusões tiradas em estudos de casos nos países ocidentais, pela observação do comportamento de líder ,Hopes (1986), em Van Vilsteren (1999), considera que dependendo da posição que ocupam na organização, os lideres são aqueles que fazem alguma coisa com as pessoas. O Líder e alguém que influência os outros a atingirem os objectivos .
A Liderança e um processo de influenciar actividades individuais e gripais em direcção ao estabelecimento de metas e sua consecução. O líder trabalha para garantir o equilíbrio entre as metas de organização, as suas e as do seu grupo. Em ultima analise ,o líder de êxito e o que obtêm sucesso em fazer com que os outros o sigam.
Assim as definições supramencionadas tem em comum os seguintes elementos essências da liderança ;
.Existência de duas ou mais pessoas
.influencia sobre essas pessoas ;
.processo de comunicação como meio de liderança ;
Existência de um objectivo comum.
QUANTO A ORIGEM OS LIDERES PODEM SER ;
Formal--- influência o comportamento do grupo pela autoridade que possui, por delegação, isto e’, por ocupar um cargo de chefia.
Verdadeiro---- tem a capacidade de levar o grupo a estabelecer um objectivo comum e a atingi-lo pelo prestígio de que goza no grupo.
um bom líder formal tem que ser também um líder verdadeiro. por isso e frequente afirmar se que um bom chefe e sempre um líder. Mas o contrario não se aplica, um líder verdadeiro nem sempre e líder formal.
McPherson, Crowson epinter (1986), em Van Vilsteren (1990), distinguem três perspectiva teóricas na liderança (teorias de traços de personalidade, teoria sobre os estilos e teorias situacionais.
TEORIA DE TRAÇOS DE PERSONALIDADE.
Dá-se maior atenção na personalidade e comportamento do líder com as características consideradas determinantes para o uso de liderança. De acordo com esta teoria, também designada teoria do grande líder depende das características físicas, mentais, sociais, e psicológica do individuo. Esta teoria advoga que os lideres tendem a ser pessoas de estatura mais elevada, mais extrovertidos, mais auto confiantes, mais inteligentes, autoconfiança, capacidade de manipular os outros, capacidade de satisfazer as necessidade dos outros; forte motivação para alcançar um objectivo do grupo.
Esta teoria peca por considerar apenas os traços de personalidade para explicar a liderança. Não toma em consideração os factores situacionais. O possuir determinadas características apenas toma mais provável que um individuo venha a tornar se um líder eficaz. Mas para tal ele terá de tomar a decisão certa numa situação certa.
TEORIA SOBRE OS ESTILOS DE LIDERANÇA
Outros autores (Chiavenato, 1987, Menggison, 1986, e Lewin)falam de estilos de liderança em função do comportamento e métodos de trabalho dos lideres;
LIDER AUTOCRATICO
Toma as decisões sozinho, ao invés de permitir os seus seguidores as tomem. Algumas pessoas identificam como ditador. O líder e centro do grupo; não estabelece os objectivos com o grupo. E o tipo de liderança que mais se aproxima de chefia; tem a imagem de instrutor militar de exercícios. Limita se a comunicar os seus subordinados o que ele tem de fazer e espera obediência. As relações com os subordinados são de pouca duração. Adapta se facilmente em pessoas hostis, dependentes ou que sentem necessidade de autoridade.
LIDER DEMOCRATICO OU PARTICIPATIVO
Este envolve bastante os seus seguidores no processo de tomada de decisão. Usa o envolvimento do grupo no estabelecimento dos seus objectivos básicos, no estabelecimento de estratégia, na determinação da atribuição de cargo. Implica cooperação e participação de todos no estabelecimento e na consecução dos objectivos do grupo.
LIDER LAISSEZ—FAIRE E BONACHERAO E PERMISSIVO
Deixa os seguidores fazerem fundamentalmente o que querem. Há liberdade completa para as decisões do grupo ou individuais. Há participação mínima do líder. Algumas pessoas vêem nela, uma, apenas ausência de liderança. Neste tipo de liderança, o individuo e o centro livre do grupo. Observa se a iniciativa dos membros do grupo. TEORIAS SITUACIONAIS
...