TG-O Avanço Tecnológico E Suas Consequências
Monografias: TG-O Avanço Tecnológico E Suas Consequências. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rosevink28 • 25/9/2014 • 449 Palavras (2 Páginas) • 624 Visualizações
Os avanços tecnológicos e suas consequências
Os avanços tecnológicos são de extrema importância para o desenvolvimento da sociedade. A tecnologia está presente em diversas situações, facilitando e agilizando nosso dia a dia. Seja no trabalho, em nossa residência, no transporte público, e em outras inúmeras atividades que desenvolvemos diariamente.
Analisando o gráfico apresentado é possível observar que, há pouco tempo atrás, o uso de computadores e o acesso à internet era algo restrito a um número pequeno de pessoas. Devido ao alto custo e a pouca informação, poucas pessoas possuíam computadores ou sabiam utilizá-lo. Com o passar do tempo, a tecnologia avançou e se tornou indispensável. A chamada “alfabetização digital” surgiu como uma nova necessidade e, dominar alguns softwares, são, por exemplo, pré-requisitos básicos no atual mercado de trabalho.
Contudo, o avanço tecnológico, ao mesmo tempo em que produz melhorias, também propicia uma forma de exclusão. A desigualdade social é sem sombra de dúvidas um dos nossos maiores problemas. Os serviços que todos sem exceção deveriam ter acesso, muitas vezes são disponibilizados com qualidade somente a quem pode pagar. Isso ocorre nas mais diversas áreas, mas acredito que a saúde e a educação são áreas que em longo prazo mais podem causar danos ao indivíduo. Todo ser humano tem suas necessidades básicas, como saúde, alimentação, moradia, entre outras, a família tendo como base seus ganhos financeiros, define suas prioridades. A má distribuição de renda limita os recursos que cada família terá acesso ao longo da vida. A consequência dessa desigualdade se reflete no mercado de trabalho.
A consequência dessa desigualdade se reflete no mercado de trabalho, tendo em vista que o desenvolvimento de novas tecnologias ao mesmo tempo que facilita a produção, acaba também aumentando a desigualdade entre a população, já que o mercado de trabalho se tornou digital e, para se conseguir um bom emprego, é necessário ser qualificado o suficiente para poder concorrer a uma vaga. E como se sabe, é mais qualificado quem tem maior condições financeiras para investir em cursos e faculdades. Como um membro de uma família com uma renda baixa, terá acesso a essa qualificação? Que posição no mercado de trabalho essa pessoa terá? Este é, sem dúvidas um desafio para os governantes do país, qualificar e digitalizar a população com um baixo custo.
A certeza que temos é que a tecnologia estará a cada dia mais desenvolvida e o mercado de trabalho mais exigente e seletivo, e que, enquanto a educação pública em nosso país não acompanhar esse crescimento tecnológico e se preocupar em formar profissionais competentes e qualificados, a população estará sempre dividida em dois grupos, sendo um desses os “excluídos digitais”.
...