TRABALHADOR GANHA COM HORÁRIO FLEXÍVEL
Casos: TRABALHADOR GANHA COM HORÁRIO FLEXÍVEL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lauraangelica1 • 26/9/2013 • 1.435 Palavras (6 Páginas) • 248 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Desde a década de 90, no Brasil assistimos a uma serie de mudanças na forma de regular, organizar e gerir a esfera produtiva. Desde este período, propagam-se as praticas de flexibilização das relações de trabalho, as quais recaem sobre a função, o vinculo, a remuneração e a jornada de trabalho. As empresas tem maior liberdade para contratar e despedir seus funcionários, para alterar as funções, planos de carreira e salários. Em relação a jornada, elas encontram uma maior facilidade para ajusta-la, altera-la, reduzi-la ou prolonga-la conforme sua demanda por produtividade. Disseminam-se praticas como o uso do banco de horas, a liberação do trabalho organizado a partir de variadas escalas de revezamento, a alteração periódica dos horários de trabalho, entre outras.
Neste contexto, para o trabalhador tem se tornado, cada vez mais, incerto, imprevisível e irregular.
Os adultos passam boa parte de sua vida no trabalho e visível que a saúde e o bem estar destas pessoas melhoram com o trabalho flexível, desta forma as empresas que tem esta iniciativa percebem que seus empregados se cuidam mais.
Sabe-se que a legislação trabalhista estabelece, salvo os casos especiais a jornada normal de trabalho de8 horas e de 44 horas semanais trabalhadas. Nós vivemos num estado de direitos democráticos, e cabe a nos cidadão conhecer os nossos direitos e deveres, bem como exerce-los e cumpri-los com dignidade, assim e fundamental ser conhecedores dos direitos adquiridos perante a lei.
Hoje os bons salários não são mais suficientes para motivar e manter bons profissionais nas empresas o reconhecimento profissional e a possibilidade de trabalhar com o que se gosta, o relacionamento com as pessoas no trabalho e a possibilidade de se trabalhar com o que se gosta.
Todo gerente, ou gestor que exerce atividades de liderança dentro de sua empresa esta diariamente buscando soluções para tornar as equipes mais produtivas, focadas nas áreas em que atuam, e principalmente, comprometida com os objetivos estratégicos da organização ou seja foco, comprometimento e produtividade é lidar basicamente com a motivação das pessoas.
CASO “TRABALHADOR GANHA COM HORÁRIO FLEXÍVEL”
Jornada de trabalho flexível ou móvel e aquela em que o empregador, previamente, estabelece um limite inicial e final do horário de trabalho e os empregados, dentro desse limite, cumprem integralmente a sua jornada de trabalho, como observa se que não há na legislação nenhuma dispositivo disciplinando a implantação desse tipo de jornada flexível. A adoção de tal mecanismo fica a cargo do empregador, o qual poderá optar por implanta-la, por meio de regulamento interno da empresa, ou do próprio contrato de trabalho.
A adoção do horário flexível traz inúmeras vantagens para empresa, bem como para os empregados.
A tendência esta se espalhando rapidamente e já atinge em graus variados e em departamentos diferentes.
No Brasil a empresas maiores tem como forma comum de flexibilidade adotada no Brasil ainda não permite liberdade plena, mas representa um avanço significativo.
Para os especialistas em recursos humanos em diversos ramos veem a flexibilidade representada como prejuízo no atendimento ao publico, no relacionamento com outras corporações ou na produção e, serie.
Mas estima-se que um numero cada vez maior de companhias evolua para formas mais sofisticadas de flexibilidade, permitindo que os funcionários trabalhem parte do tempo em casa ou reduzindo a jornada semanal para quatro dias.
Toda mudança exige conhecimento pois estamos vivendo tempos de mudança e cabe a cada um de nos contribuir para que esta mudança seja para melhor.
As vantagens são obvias sem as amarras do relógio, o colaborador passa a se dedicar para cumprir as tarefas as quais se comprometeu em vez de se esforçar para terminar a jornada de trabalho diário o número de empresas que leva em consideração o impacto da rotina na satisfação e produtividade dos funcionários esta aumentando e assim oferecem alternativas de horários para que os funcionários consigam dar conta de um dia a dia cada vez mais agitada.
O rápido progresso tecnológico e a globalização, características do nosso tempo o que implica riscos de mudanças de funções do trabalhador nas empresas. Entretanto, os horários flexíveis tornam-se frequentes e as novas tecnologias dão um forte impulso a trabalhar em casa.
Esta adoção de horário flexível traz inúmeras vantagens para a empresa, bem como para os empregados, onde se estabelece um limite inicial e final de horário de trabalho e o empregado cumpre dentro deste limite sua jornada, o que lhe possibilita atender, sem prejuízo do trabalho, ás necessidades familiares e pessoais, maior satisfação do trabalhador, o que gera melhor produtividade e, por consequência oportunidades de lucros.
Não se pode esquecer que o objetivo principal do horário flexível é proporcionar ao empregado facilidades e conveniências para resolver seus assuntos fora da empresa sem no entanto, prejudica-lo no desempenho das suas tarefas profissionais.
Bem se sabe que esta horário não e para todos trabalhadores, e direito atribuído a trabalhadores com responsabilidades familiares, a trabalhadores que são pais, mães, tutores ou trabalhadores que tem confiança judicial ou administrativa do menor de 12 anos ou possuírem deficiências ou doença crônicas.
“A flexibilidade e mais vantajosa para aqueles que ocupam cargos de alta qualificação. Esses profissionais têm mais autonomia na realização das tarefas e por isso se adequam melhor ao horário
...