TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHADOR GANHA COM HORÁRIO FLEXÍVEL

Pesquisas Acadêmicas: TRABALHADOR GANHA COM HORÁRIO FLEXÍVEL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  2.398 Palavras (10 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 QUESTÕES DA DISCIPLINA: ECONOMIA E MODELOS DE GESTÃO...............4

2.2 QUESTÕES DA DISCIPLINA: RELAÇÕES INTERPESSOAIS ............................7

2.3 QUESTÕES DA DISCIPLINA: TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO......................................................................................................................9

3 CONCLUSÃO .. 11

REFERÊNCIAS 12

1. INTRODUÇÃO

Através da interpretação do texto “Trabalhador ganha com horário flexível”, o presente trabalho serviu de instrumento para compreensão dos conhecimentos adquiridos durante o semestre nas disciplinas ministradas. Foi utilizado um questionário para nortear a pesquisa.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Questões da Disciplina: Economia e Modelos de Gestão

Pensando em atuarem como profissionais do alto escalão de determinada empresa, mais especificamente como Consultores de RH, e como as empresas estão lidando economicamente com estes profissionais, respondam:

1) Quais as vantagens que a empresa teria se os contratassem com autonomia de horário (horário flexível)?

A empresa se beneficiaria, pois, teria uma equipe mais produtiva, motivada, comprometida, através do estabelecimento de uma parceria entre empresa e empregado, fortalecendo o ambiente de responsabilidade e comprometimento. Isso, devido em parte a certos fatores, tais como: os trabalhadores com horários flexíveis tendem a trabalhar mais horas no total, o que resulta em menor desperdício de tempo; tendem a utilizar menos licenças médicas, o que implica em redução de custos; podem escolher trabalhar nas horas em que estiverem no auge da sua produtividade, beneficiando as empresas com seu desempenho otimizado; tornam mais fácil para as empresas atraírem e reterem pessoal melhor qualificado.

Mas a maior vantagem do trabalho flexível é que ele pode ajudar as empresas a se tornarem e permanecerem mais competitivas, pois, tornam os trabalhadores mais dedicados, disponíveis, por estarem mais satisfeitos, refletindo diretamente na produtividade da empresa, pois, os empregados irão buscar mostrar a empresa seu comprometimento, através do aperfeiçoamento do serviço prestado.

2) Quais as vantagens que você teria se fosse contratado com a autonomia de horário (horário flexível)?

Um horário flexível traria bastantes vantagens, porém, a principal seria o benefício de um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, o que poderia diminuir o estresse, o que acarretaria na maior motivação. Seria ótimo poder adaptar os horários de trabalho encaixando-os com o restante da minha vida, por exemplo, poder chegar e sair uma hora mais cedo, possibilitaria “fugir” dos congestionamentos diários e poderia pegar minha filha na escola.

Na minha opinião, as empresas que adotam os horários flexíveis de trabalho, têm como resposta dos funcionários maior competência e engajamento, diminuindo a rotatividade e os tornam mais leais a empresa.

3) Agora faça um breve relato sobre a nova era em que vivemos (era pós-industrial, era da Informação ou sociedade do conhecimento), abordando sobre o ambiente das organizações e o estereótipo ideal do homem atual das organizações frente esta nova realidade retratada pelo texto acima.

A Era Pós-industrial é o atual momento que vivemos devido às transformações no processo de produção e de comunicação. Ela também pode ser conhecida como Era da Tecnologia da Informação e do Conhecimento e teve sua formação entre os anos de 1945 a 1970.

A sociedade pós-industrial é um tanto quanto diferente das outras fases da Revolução Industrial, já que no lugar de se utilizar máquinas de funcionamento mecânico, utilizam-se máquinas de complexos processadores eletrônicos que são mais incidentes nos setores de serviços, em vez de setores de transformação de matéria prima em produtos.

O Mundo Industrial, entre os anos de 1900 e 1945, tinha no seu processo produtivo o trabalho manual racional, conhecido como Taylorismo/Fordismo. Com isso, nas linhas de produção e montagem, o trabalho intelectual era separado do trabalho braçal e os operários com suas atuações ultra-especializadas, não podiam desenvolver criatividade ou mesmo, ter ações participativas no desenvolvimento da empresa, uma vez que era interessante a padronização e o local de produção das mercadorias. Nesta época, o homem tinha validade por sua força física.

No entanto, com a expansão da comunicação, a informação e o conhecimento foram se tornando necessários e aos poucos, o homem em vez de utilizar sua força física, passou a usar sua força mental para o trabalho. Assim, a importância da criatividade foi substituindo à muscular; as atividades mentais foram aprimoradas, quando, para se produzir, acionaram-se os mecanismos de processamentos de dados e a inteligência artificial dos computadores em variados locais de produção.

4) Por fim leia o artigo do jornal “O Estado de São Paulo” (28/02/2013) – Caderno “Economia & Negócios”, sobre a decisão da Yahoo em acabar com o trabalho em casa (disponível em: http://economia.estadao.com.br/noticias/negocios-tecnologia,yahoo-acaba-com-trabalho-em-casa-e-poe-pratica-em-xeque,145427,0.htm). Faça uma reflexão sobre os dois textos que relatam dois contextos distintos: a previsões futuras em 2007 e a realidade atual em 2013. Compare os dois momentos e relate sobre a tendência atual das organizações sobre este aspecto.

O texto “Trabalhador ganha com horário flexível”, defende o horário flexível, mostra que é uma exigência do mundo moderno e tendência no mercado. Destaca as vantagens para os negócios como maior produtividade e possibilidade de atender a diferentes fusos horários e para os empregados que focam nos resultados com liberdade de administrar seus horários. A empresa deixa de se preocupar com horários de entrada e saída e passa a focar apenas o resultado dos trabalhadores. Como o funcionário passa a trabalhar mais satisfeito a empresa percebe as melhorias na qualidade do serviço, que é o que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com