TRABALHADOR GANHA COM HORÁRIO FLEXÍVEL
Artigo: TRABALHADOR GANHA COM HORÁRIO FLEXÍVEL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eliane.cardoso • 10/10/2013 • 1.323 Palavras (6 Páginas) • 181 Visualizações
A flexibilidade no horário de trabalho é muito vantajosa, desde que o trabalhador saiba como lidar com ela. Muitas mudanças têm acontecido em empresas e outras instituições, em relação aos horários de trabalho de seus funcionários. Jornadas longas e ininterruptas, estabelecidas para a execução das tarefas, num mesmo local e em horários fixos estão, aos poucos, sendo substituídas por outras formas de trabalho. Já existem incontáveis estudos, comprovando a eficácia dos horários de trabalho flexíveis, cedidos aos trabalhadores. Por meio deles, a pessoa consegue programar-se melhor, como um todo e isso faz toda a diferença, em todos os campos da vida.
Os estudos apontam que o horário flexível de trabalho permite que o empregado produza mais e com melhor qualidade. O sentimento de pressão é drasticamente diminuído e, além disso, o trabalhador pode escolher qual o melhor horário de seu dia para executar suas tarefas. Há pessoas que produzem mais à noite, ou na parte da manhã, etc. Também é possível escolher os horários necessários para uma consulta médica, por exemplo, ou praticar uma atividade física. Com isso, a saúde do trabalhador também é preservada. Sem dúvida, as vantagens são inúmeras. Contudo, há desvantagens, também. Se a pessoa não souber administrar seu próprio tempo, sua produção, ao contrário de tudo o que foi dito, pode piorar. O caso de pessoas que trabalham em casa é ainda mais delicado.
Quem trabalha em casa tem a vantagem de não estar tão preso a horários fixos. No entanto, se a rotina não tiver mínimas regras, as tarefas podem não ser entregues, em tempo hábil. Quando se vê, está-se trabalhando por um período muito mais extenso. Isso acontece devido às distrações e à falta de controle do tempo. Psicologicamente, tem-se a impressão de que tal tempo é muito maior; mas não é. Para trabalhar em casa, e preciso estabelecer metas e horários, todos os dias, de forma semelhante à jornada de trabalho comum, fora do lar.
Saber lidar com e flexibilidade do horário de trabalho é algo que demonstra profissionalismo e contribui com o bem estar do trabalhador. O prazer de trabalhar em casa é muito grande; contudo, se o tempo não for bem administrado, a tarefa pode se tornar uma prisão domiciliar.
Dicas para trabalhar em casa
- estabeleça horários para a checagem de e-mail, redes sociais e afins. Ter a internet, o tempo todo, à sua frente, sem que ninguém esteja vigiando, pode ser altamente prejudicial ao trabalho;
- não dê atenção a todas as pessoas que decidam interromper suas tarefas. Geralmente, elas têm dificuldade em entender que o trabalho, em casa, é igual a todos os outros;
- faça pequenas pausas, para renovar as forças, mas não se estenda;
- quando tiver que programar a ida ao supermercado, ao médico ou a outros lugares, não o faça sem horário certo. Se decidiu ir à tarde, acorde mais cedo e agilize suas tarefas, afinal, nunca se sabe o que poderá acontecer, na rua;
- nunca deixe de lado a prática de atividades que proporcionem bem estar. Trabalhar em casa, permanecendo sentado, por muitas horas, é prejudicial à saúde.
Se as empresas trabalhassem com horários flexíveis, não haveria tantas faltas e não atrapalharia a empresa, no caso dos funcionários precisarem resolver assuntos pessoais.
Como já citado anteriormente, as faltas, concerteza diminuiriam, pois o funcionário estaria ajustando melhor seus assuntos particulares, sem atrapalhar no horário da empresa.
Em grandes cidades como São Paulo, o problema de trânsito leva muitos trabalhadores a chegar atrasado ao trabalho, sujeitando-os a sofrer penalidades como advertência, suspensão e até rescisão contratual por justa causa, por motivo de desídia.
Há várias modalidades de horário flexível:
horário fixo variável, no qual se permite que o empregado escolha um entre diversos horários alternativos propostos pelo empregador, devendo cumpri-lo, rigidamente;
horário variável, no qual o trabalhador é totalmente livre para escolher a jornada de trabalho, mas deve ater-se rigidamente àquela que escolheu;
horário livre, no qual o empregado escolhe livremente quando irá ou não trabalhar dentro da jornada, devendo, entretanto, obedecer aos horários definidos como de presença obrigatória, estabelecidos pela empresa.
Induvidosamente, o horário flexível é uma importante inovação em relação à disposição das horas de trabalho, que se traduz em vantagem tanto para o empregado, que pode conciliar as horas de trabalho com as de não trabalho, para, assim, dedicar-se a seus afazeres particulares, e para a empresa, que terá menos problemas com atrasos de seus funcionários.
Conforme Brime, dentre as vantagens e desvantagens da implantação do horário flexível para as empresas, podemos citar o aumento da produtividade individual, a redução do número de faltas e atrasos, o aumento da capacidade de concentração e diminuição dos acidentes de trabalho, além da diminuição da necessidade de horas extras, devido ao melhor acoplamento dos horários às necessidades de produção.
Quanto às desvantagens, aponta o mesmo autor as seguintes, dentre outras: controle menos rígido sobre algumas atividades, uma vez que os empregados passam a dispor de seu tempo de trabalho com mais autonomia, o que exige necessariamente maior rigor na administração dos horários de trabalho por parte da empresa; crescimento dos problemas de coordenação do pessoal com as atividades a serem realizadas, já que a empresa não tem como saber a que horas e nem mesmo com quantos trabalhadores poderá contar a cada dia, sendo obrigada a planejar com certa folga as tarefas; prejuízo das comunicações entre os empregados e das atividades que exigem trabalho em equipe, as quais
...