TRABALHO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Por: annajasmin • 3/12/2015 • Trabalho acadêmico • 767 Palavras (4 Páginas) • 173 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA (UNIDERP)
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: PROJETO MULTIDISCIPLINAR II.
ANA TEREZA CONCEIÇÃO PENHA RA: 436469.
GEOVANNA MARIA F. W. DO AMARAL RA: 426167.
QUESTÕES SOBRE O ARTIGO “O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL”
Profª Gisele Wajskop
Tutora: Leidyane Gatinho
ANANINDEUA-PA
05-09-2014
Questionário
- Quais as contribuições que Frobel, Montessori e Décroly para a superação da concepção tradicionalista do ensino pré-escolar?
R: As proposta dos três apesar de diferentes, contêm estratégias de ensino com as quais pretende-se que as crianças aprendam noções de forma, tamanho, cor, assim como a dominar movimentos corporais e funções básicas de aprendizagem. Entretanto existem limitações do uso de suas ideias nos dias de hoje.
- O que é o brincar de acordo com o que o artigo relata?
R: O brincar constitui um fato social e refere-se à determinada imagem de criança e brincadeira de uma comunidade ou grupos de pessoas específicos. O brincar também é visto de uma perspectiva sociocultural por ser uma maneira que as crianças têm para interpretar e assimilar o mundo, os objetos, a cultura, as relações e os afetos das pessoas, assim transformou-se em um espaço característico criado pela na infância para experimentar o mundo do adulto, sem adentrá-lo.
- A brincadeira infantil muitas das vezes se constitui de uma atividade em que as crianças, sozinhas ou em grupo procuram compreender o mundo e as ações humanas nas quais se inserem cotidianamente. De acordo com o artigo descreva algumas destas atividades:
R: - Ao brincar as crianças podem atribuir a si próprias outras características, fantasiando-se e representando papéis como se fossem um adulto.
- As crianças imitam e representam as interações presentes na sociedade na qual vivem (professor, policial, mãe, pai...).
- Toda brincadeira possui regras que são definidas e respeitadas por aqueles que brincam.
...