TRABALHO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Por: valmir.melo • 27/3/2017 • Trabalho acadêmico • 1.627 Palavras (7 Páginas) • 258 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
VALMIR DE MELO DOS SANTOS, RU 1645081, TURMA: 2015/05.
PORTFÓLIO
UTA – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
DELMIRO GOUVEIA
2016
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
VALMIR DE MELO DOS SANTOS, RU 1645081, TURMA: 2015/05.
PORTFÓLIO
UTA – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
Relatório de Portfólio da UTA – Produção de Materiais e Álgebra, Ética, Estética e Ludicidade. Módulo C – Fase 1: Apresentado ao curso de Licenciatura em Matemática do Centro Universitário Internacional UNINTER.
Tutor Local: Maria Iracema Souza Feitoza
Centro Associado: Delmiro Gouveia.
DELMIRO GOUVEIA
2016
RELAÇÃO DA MATEMATICA COM A ARTE
RESUMO
Matemática e arte sempre foram intimamente ligadas: o número de ouro, simetrias, proporções, geometria, são elementos na arte; como também a criatividade, beleza, universalidade, dinamismo, são qualidades que frequentemente usamos quando nos referimos quer à Arte quer à Matemática, não em vão muitos grandes artistas da história têm sido grandes matemáticos; têm apoiado a matemática para expressar a realidade com uma linguagem artística. Tendo um notável potencial de revelação de estruturas e padrões que nos permitem compreender o mundo que nos rodeia. Desenvolve a capacidade de sonhar! Permite imaginar mundos diferentes, e dá também a possibilidade de comunicar esses sonhos de forma clara e precisa na atual sociedade.
PALAVRAS CHAVES: MATEMETICA. ARTE. RELAÇÃO.
INTRODUÇÃO
Matemática e arte sempre foram intimamente relacionadas. Simetrias, ou razões de geometria são elementos presentes na arte. Se olharmos para uma pintura ou uma escultura, vemos que o artista tem muita matemática. Não podemos esquecer que ao longo da história, grandes artistas foram grandes matemáticos.
Matemática também está presente em diferentes expressões artísticas. Podemos encontrar referências matemáticas em muitas pinturas e obras arquitetônicas. Neste caso, tem sido os próprios artistas que durante séculos têm considerado um símbolo de beleza usando determinadas proporções ou organizar os elementos que compõem o trabalho na sequência de uma ordem matemática.
RELAÇÃO DA MATEMATICA COM A ARTE
A Matemática e a Arte têm uma historia cultural desde a antiguidade até o presente. Os matemáticos e artistas têm indo em uma busca para compreender o mundo físico que vêem antes deles e os objetos abstratos que eles conhecem apenas pelo pensamento. Levando os leitores em uma excursão da prática da matemática e as ideias filosóficas que impulsionam a disciplina, Lynn Gamwell aponta as maneiras e importantes conceitos matemáticos que foram expressas pelos artistas.
Matemática e Arte demonstram como idéias matemáticas estão incorporadas nas artes visuais e vai iluminar todos os que estão interessados nas perseguições, personalidades e contextos culturais intelectuais complexas que conectam essas vastas disciplinas.
Tem havido diferentes estilos e regras sobre as proporções das figuras esculpidas em toda a história da arte. Esses índices são baseados em medidas matemáticas e geométricas modeladas sobre o corpo humano e, assim, obter um procedimento para ajudar a criar.
Arte e matemática podem parecer à primeira vista ser coisas muito diferentes, mas as pessoas que gostam de matemática tendem a olhar para a matemática na arte. Eles querem ver os padrões e ângulos e as linhas de perspectiva.
Há uma grande quantidade de matemática envolvida na arte, para não mencionar coisas básicas como a medição e linhas, mas os meandros da arte muitas vezes podem ser descritos usando matemática.
Uma peça muito famosa, conhecida como Mona Lisa, pintada por Leonardo Da Vinci, é desenhada de acordo com a proporção áurea. A razão de ouro é de 1: 0,618. A proporção áurea pode ser encontrada em todo o corpo humano.Um retângulo de ouro é simplesmente um retângulo com dimensões que refletem a proporção áurea. A Mona Lisa tem muitos retângulos de ouro em toda a pintura. Desenhando um retângulo ao redor do rosto, podemos ver que ele é realmente de ouro. Se dividirmos esse retângulo com uma linha traçada entre os olhos, temos outro retângulo de ouro, o que significa que a proporção de seu comprimento da cabeça para os olhos é de ouro. Há outros retângulos de ouro que podem ser tiradas sobre o resto do seu corpo, como do pescoço até a parte superior de suas mãos.
A Razão Áurea representa a mais agradável proporção entre dois segmentos ou duas medidas, é uma procura constante da harmonia e da beleza. Mondrian descobriu o famoso número de ouro e com ele chegou ao retângulo de ouro. Partilhou com Da Vinci a idéia de que a arte deveria ser sinônimo de beleza e movimento contínuo, por isso ambos utilizaram o retângulo de ouro. A razão de ouro exprime movimento, pois mantém-se em espiral até ao infinito, e o retângulo de ouro exprime a beleza, pois é uma forma geométrica agradável à vista. Assim, o retângulo de ouro passou a ser presença constante em suas pinturas. (Fonte: UEL. Rosana Maria Queiroz)
O retângulo de ouro é um objeto matemático que marca forte presença no domínio das artes, nomeadamente na arquitetura, na pintura, e até na publicidade. Este fato não é uma simples coincidência já que muitos testes psicológicos demonstraram que o retângulo de ouro é de todos os retângulos o mais agradável à vista.
Da Vinci criou outras peças que também foram desenhados de acordo com a proporção áurea, como: A Última Ceia, Velho, e O Homem Vitruviano. O Homem Vitruviano é o desenho de um homem inscrito em um círculo. A altura do homem está na proporção áurea do topo da cabeça até o umbigo e do seu umbigo até a parte inferior de seus pés. O Homem Vitruviano ilustra todas as proporções divinas dentro do ser humano.
...