TRABLHO
Trabalho Universitário: TRABLHO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CINTIADI • 16/11/2013 • 1.833 Palavras (8 Páginas) • 1.454 Visualizações
148) Administração do Serviço Radiológico
1 – ADMINISTRAÇÃO DO SERVIÇO DE RADIOLOGIA:
A radiologia, ou melhor, dizendo, os CENTROS DE DIAGNÓSTICOS POR IMAGEM (CDI) constituem o setor de prestação de serviços que mais tem despertado preocupação por parte dos dirigentes hospitalares.
MOTIVOS:
A – porque os custos empregados na implantação e manutenção somam quantias muito elevadas e desproporcionais para qualquer hospital;
B – porque os investimentos nesta área são absolutamente necessários para o atendimento de qualidade do paciente.
OBSERVAÇÃO: Administrar um CDI significa utilizar todas as recomendações aplicadas à prática da boa administração e ouvir do dirigente hospitalar que o departamento não consegue sair do vermelho. Ou seja: o ato de ADMINISTRAR está relacionado com as atividades de planejamento, organização, direção e controle da empresa.
A administração do CDI envolve algumas grandes atividades:
Atendimento;
Fluxo de paciente;
Custos relacionados;
Materiais perecíveis;
Assistência Técnica;
Manutenção dos Equipamentos;
Seleção dos Profissionais (Administração dos Recursos Humanos);
A imagem da Instituição / clinica.
2 – CONTROLES DA ROTINA DE REALIZAÇÃO DE EXAMES
PEDIDO DE EXAMES === RECEPÇÃO === SALA DE EXAMES === SALA DE LAUDOS === DIGITAÇÃO === SETOR DE GUARDA E RETIRADA DE EXAMES.
O exame radiológico tem inicio com a solicitação médica feita por outro profissional legalmente autorizado, através do pedido de exame. Este tem que ser preenchido de forma clara e legível e devidamente assinado por quem o solicita; e incluir o registro profissional nos órgãos competentes. O setor de recepção do CDI recebe o pedido. Alguns exames precisam ser pré-agendados, pois demandam preparo do paciente ou um maior tempo de realização do mesmo. Uma vez registrado o pedido, o paciente é encaminhado à sala de radiologia, onde recebe vestimentas adequadas e é preparado para a realização do exame. Uma vez concluído os procedimentos, o paciente é novamente reconduzido à recepção para receber o protocolo de retirada do exame. O exame físico, radiografias ou outros meios de registro de imagem são levados à sala de laudos. Nessa sala, o médico radiologista analisa as imagens realizadas. O médico conclui o laudo e o encaminha ao setor de digitação, onde o texto é formatado, retornando para o médico fazer a conferência final e assinar o respectivo laudo médico. Depois de concluída esta etapa, o exame seguirá para o setor de guarda de exames, onde o paciente fará a sua retirada.
3- MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS RADIOLÓGICOS
A manutenção dos equipamentos radiológicos está inserida na chamada ADMINISTRAÇÃO COMERCIAL: normas, leis, plantas, pessoal, equipamentos, material, documentação, estatísticas, manutenção, serviços externos. A localização de uma unidade radiológica é no andar térreo, pois:
• Maior firmeza para sustentação dos trilhos;
• Economia de material e mão-de-obra por não haver necessidade de isolamento do piso, dirigindo o fluxo para a terra;
• Facilidade para a instalação de força elétrica.
Dependendo das características do hospital, o CDI vai se tornar mais ou menos oneroso para a instituição. De qualquer forma a implantação de um serviço desta natureza exigirá altos investimentos e será necessária também a contratação de um plano de manutenção especializado permanentemente. O serviço de manutenção de primeiro atendimento é constituído por engenheiros e técnicos/tecnólogos na área eletrônica. EXEMPLO: ARSENAL TECNOLÓGICO NECESSÁRIO À INSTALAÇÃO DO SERVIÇO:
HOSPITAL GERAL DE PORTE MÉDIO – 200 LEITOS
ARSENAL TECNOLÓGICO
QUANTIDADE
Equipe. radiologia convencional 01
Equipe. radiologia digital 02
Equipe. de mamografia 01
Equipe. para Densitometria Óssea 01
Equipe. de Ultra-som 02
Equipe. de Hemodinâmica 01
Tomografia Computadorizada 01
Ressonância Magnética 01
Equipamentos de radiologia transportáveis 04
Processadores de filmes-radiologia geral 03
Processadora de filmes - mamografia 01
OBSERVAÇÃO: Esta apresentação é apenas hipotética, mas retrata o que de mais próximo podemos observar em centros de diagnósticos instalados em nosso país. Este arsenal tecnológico em um CDI representa um alto custo, tanto na sua implantação quanto na sua manutenção. EXEMPLO: CUSTOS MÉDIOS DOS EQUIPAMENTOS DO SERVIÇO
HOSPITAL GERAL DE PORTE MÉDIO – 200 LEITOS
CUSTO MÉDIO DOS EQUIPAMENTOS
VALOR POR UNIDADE
Equipe. de radiologia convencional 60.000.00
Equipe. de radiologia digital 120.000,00
Equipe. de mamografia 80.000,00
Equipe. para Densitometria Óssea 60.000,00
Equipe. de Ultrassom 60.000,00
Equipe. de Hemodinâmica 600.000,00
Tomografia Computadorizada
...