TRATAMENTO COSMÉTICOS BIOATIVOS
Por: valdilenegc16 • 22/11/2018 • Trabalho acadêmico • 2.967 Palavras (12 Páginas) • 192 Visualizações
INTRODUÇÃO
A procura por tratamentos estéticos e de embelezamento vêm crescendo cada vez mais. O Brasil é o terceiro maior mercado de beleza do mundo,. com isso o mercado estético vem oferecendo uma série de métodos e cosméticos para os mais variados tipos de problemas que possam comprometer a imagem visual.
O presente trabalho visa realizar um estudo de caso da Situação Geradora de Aprendizagem , na área da estética, Através de pesquisa bibliográfica e conhecimento teórico das discliplinas estudadas durante o primeiro período do Curso de Estética, foi elaborado o texto conforme informações sobre procedimentos para os tratamentos faciais.
Sendo assim, este trabalho discorrerá sobre a proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática os tratamentos cosméticos com bioativos utilizados em produtos cosméticos e produtos de maquiagem. O qual possibilitará a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre. Destaca a importância e necessidade dos cuidados da pele que devemos ter ao longo do tempo, uma vez que com o passar do tempo nossa pele vai perdendo o viço natural e assim consequentemente requer certos cuidados.
O presente trabalho tem como objetivos principais reconhecer os bioativos utilizados em produtos cosméticos e de maquiagem existentes na atualidade e aliado a isso, adquirir noções básicas sobre as características da linguagem acadêmica e da pesquisa científica. No decorrer do trabalho foi realizada a pesquisa bibliográfica à respeito do caso da senhora em questão, iniciando pela análise dos hábitos e cuidados da senhora, posterior análise da pele e seus problemas, tendo condições de indicar bioativos e cosméticos indicados para as suas necessidades. Em seguida foram descritos os produtos mais indicados de maquiagens para peles como a dela e por fim, foram dadas orientações importantes para que a saúde da pele se mantenha e que consiga deixá-la cada vez melhor com o tempo, utilizando os produtos corretos e os tratamentos cosméticos adequados. .
DESENVOLVIMENTO
O envelhecimento é um processo natural que ocorre desde que nascemos e pode ser definido como um conjunto de modificações fisiológicas irreversíveis, inevitáveis e consequente a uma reação homeostática (KEDE e SABATOVICH, 2004).
O envelhecimento da pele está relacionado tanto com os cuidados com a pele e a qualidade da alimentação, quanto com o bem estar emocional do paciente (PINTO, 2012). Entre as disfunções estéticas que surgem no envelhecimento podemos citar as linhas de expressão, rugas e flacidez.
Para Nery et al (2016). os principais sinais do envelhecimento são as rugas, pele seca, perda de luminosidade e viço. Esses sinais são consequências do processo fisiológico de declínio das funções do tecido conjuntivo, no qual o colágeno vai tornando-se mais rígido, com uma porcentagem perdida anualmente e uma diminuição no número de ancoragem de fibrilas. Nota-se uma diminuição das glicose minoglicanas, as fibras elásticas perdem força pela diminuição da elasticidade, impactando diretamente na pele e levando à redução da água, que, por sua vez, diminui a adesão, migração, desenvolvimento e diferenciação celular.
As rugas se originam devido à diminuição das funções do tecido conjuntivo que promove uma deformidade nas camadas de gordura e degeneração das fibras elásticas da pele. A deficiência de oxigenação dos tecidos provoca uma desidratação, contribuindo para a formação das rugas. Além disso, a expressão facial em excesso, o uso de forma inadequada de alguns grupos musculares e os efeitos cumulativos de exposição à luz solar ou outros fatores ambientais contribuem com o envelhecimento precoce da pele da face (ARIZOLA et al, 2012).
A pele é o órgão que mais reflete os efeitos da passagem do tempo. Fisiologicamente, o envelhecimento está associado à perda de tecido fibroso, à taxa mais lenta de renovação celular, e à redução da rede vascular e glandular. A função de barreira que mantém a hidratação celular também fica prejudicada. Dependendo da genética e do estilo de vida, as funções fisiológicas normais da pele podem diminuir em 50% até meia-idade. No caso da cliente de 65 anos, sua pele é madura, com características de perda de elasticidade, linhas de expressão no rosto e pescoço profundas, PH alterado, desidratada. Um dos fatores prejudiciais à saúde desta pele é a falta de uso de cosméticos, pois eles colaboram para que o seu envelhecimento seja o mais suave e gradual possível. Hoje, com os avanços cada vez mais rápidos da tecnologia, existem produtos cosméticos para quase todas as necessidades da pele e seus tratamentos.
2.1 COSMÉTICA E BIOATIVOS
Com o avanço da idade, a pele começa a sofrer alterações como aparecimento de rugas, diminuição da espessura da epiderme, ressecamento, que modificam seu aspecto, o qual é caracterizado pelo envelhecimento cutâneo. A natureza expressa sua perfeição através dos três reinos naturais: mineral, vegetal e animal. A diferença entre os três reinos é o grau de complexidade de suas estruturas.
A cosmética e os bioativos têm como proposta atuar nas estruturas extremas do corpo humano (pele e cabelos) de forma idêntica aos processos vitais, auxiliando o metabolismo para que se possa prolongar a juventude, retardando o envelhecimento. Cosmetologia é a ciência que serve de suporte à fabricação dos produtos de beleza e permite verificar as suas propriedades. A utilização tópica de itens que tenham identidade com a pele e cabelos baseia-se em:
Fornecimento de precursores biológicos; Catálise de reações vitais;
Seqüestro de radicais livres; Manutenção do teor de água; Formação de filmes protetores; Reestruturação de estruturas danificadas; Lubrificação adequada dos tecidos; Condicionamento e brilho. Classificação de Produtos Cosméticos
Aos 60 anos, a pele das mulheres muda bem como as suas necessidades. Além da perda de elasticidade que foi sendo cada vez maior ao longo das últimas décadas, a pele agora atingiu o seu estado maduro. E isto diz-nos que precisa de produtos específicos que a vão reabastecer dos nutrientes que perdeu, aumentar a hidratação, melhorar a elasticidade e, como um bónus, atenuar e suavizar as rugas naturais do envelhecimento. Resumindo e concluindo: dar um aspeto saudável à pele para que se mantenha fresca e suave nos próximos vinte anos.
No caso de a senhora de 65 anos tiver como características cutâneas sulcos profundos na região temporal, dos olhos, nasal e pescoço, ressecamento na face. Podemos indicar que os possíveis bioativos cosméticos para tratar a pele ser: o uso regular de cremes de caráter esfoliante, bem como os de limpeza, as soluções tonificantes ou hidratantes; higienização diária da pele do rosto e do corpo com sabonete neutro e pH pré determinado durante o banho com água em temperatura ambiente; uso de produtos com ativos específicos para o tipo de pele e faixa etária;
...