TRATORES LAMINAS E ESTEIRAS
Dissertações: TRATORES LAMINAS E ESTEIRAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Francisco.dj • 21/4/2014 • 2.624 Palavras (11 Páginas) • 612 Visualizações
COLEGIO SÃO GONÇALO
ANNE CAROLINE PEREIRA GOMES
BRUNA ALMEIDA FRAGA
FRANCISCO DE ASSIS MELLO
INAJÁ RIBEIRO CORREIA DA SILVA
PATRICIA APARECIDA COSTA
SCHEYDEILDO DE BRITO SANTOS
SÉRGIO HENRIQUE AGUIAR
THIEMY OKUYAMA PELACANI
NEOPLASIAS RELACIONADAS AO TRABALHO
Vitória
2014
ANNE CAROLINE PEREIRA GOMES
BRUNA ALMEIDA FRAGA
FRANCISCO DE ASSIS MELLO
INAJÁ RIBEIRO CORREIA DA SILVA
PATRICIA APARECIDA COSTA
SCHEYDEILDO DE BRITO SANTOS
SÉRGIO HENRIQUE AGUIAR
THIEMY OKUYAMA PELACANI
NEOPLASIAS RELACIONADAS AO TRABALHO
Trabalho apresentado no curso de Segurança do Trabalho, do Colégio São Gonçalo, como requisito parcial para aprovação na disciplina Biossegurança II, ministrada pela professora Martha Pizzol Bernabé.
Vitória
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 O que é câncer? 5
2.1 O que causa o câncer? 5
2.2 Como surge o câncer? 6
3 Tipos de Câncer Abordados 7
3.1 Câncer de Pele (CID 10 – C 44) 7
3.2 Câncer de Pulmões (CID 10 – C 34) 13
CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
REFERÊNCIAS 18
1 INTRODUÇÃO
Esse trabalho visa esclarecer alguns pontos sobre o tema “Neoplasias relacionados ao Trabalho”. Alguns autores dizem que é erroneamente chamado de câncer ocupacional. O câncer relacionado ao trabalho é a neoplasia decorrente de uma exposição do trabalhador aos agentes cancerígenos no ambiente profissional. Nessa situação, podemos dar como exemplo mais conhecido a exposição ao amianto, material hoje proibido no Brasil, mas que foi grande fator de risco para o desenvolvimento do mesotelioma (câncer da membrana que recobre o pulmão) e do câncer de pulmão, além desse material, há outros também que podem trazer risco a saúde do trabalhador.
Ainda de acordo com algumas pesquisas realizadas, as áreas que oferecem maior risco ao trabalhador são: agricultura (exposição a pesticidas, agrotóxicos e sol), construção civil (tintas, vernizes, cimento, sol, etc), área da saúde (substâncias cancerígenas e radiações), indústria química e mineração.
De acordo ainda com as pesquisas feitas para este trabalho, em 2012, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) divulgou as Diretrizes de Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho, que identificou 19 tipos de tumores malignos que podem estar relacionados ao trabalho.
Apresentaremos, neste trabalho, 2 desses tipos de câncer, que, segundo o INCA, estão entre os tipos mais comuns. São eles: o de pele e o de pulmão.
2 O QUE É CÂNCER?
De acordo com o INCA,
Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.
Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas. Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo.
Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes (metástases).
2.1 O QUE CAUSA O CÂNCER?
As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas. As causas externas relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de um ambiente social e cultural. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Esses fatores causais podem interagir de várias formas, aumentando a probabilidade de transformações malignas nas células normais.
De todos os casos, 80% a 90% dos cânceres estão associados a fatores ambientais. Alguns deles são bem conhecidos: o cigarro pode causar câncer de pulmão, a exposição excessiva ao sol pode causar câncer de pele, e alguns vírus podem causar leucemia. Outros estão em estudo, como alguns componentes dos alimentos que ingerimos, e muitos são ainda completamente desconhecidos.
Os fatores de risco ambientais de câncer são denominados cancerígenos ou carcinógenos. Esses fatores atuam alterando a estrutura genética (DNA) das células.
O surgimento do câncer depende da intensidade e duração da exposição das células aos agentes causadores de câncer. Por exemplo, o risco de uma pessoa desenvolver câncer de pulmão é diretamente proporcional ao número de cigarros fumados por dia e ao número de anos que ela vem fumando.
As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os 'hábitos' e o 'estilo de vida' adotado pelas pessoas, podem determinar diferentes tipos de câncer.
2.2 COMO SURGE O CÂNCER?
Os tumores aparecem no organismo quando as células começam a crescer de uma forma descontrolada, em função de um problema nos genes. A causa dessa mutação pode ter origens em genes que provocam
...