TRAÇÃO EM CORDAS
Ensaios: TRAÇÃO EM CORDAS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: tkmc • 9/11/2013 • 2.859 Palavras (12 Páginas) • 1.386 Visualizações
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO ACRE-IESACRE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA
CRISTINA ROCHA
KALINY CARDOSO
MATHEUS ASSIS
TON FERDINANDO
ANÁLISE VETORIAL DE TRAÇÕES:
UM ESTUDO EXPERIMENTAL
Rio Branco
2013
CRISTINA ROCHA
KALINY CARDOSO
MATHEUS ASSIS
TON FERDINANDO
ANÁLISE VETORIAL DE TRAÇÕES:
UM ESTUDO EXPERIMENTAL
Trabalho apresentado à Coordenação do curso de Graduação em Engenharia Elétrica do Instituto Superior de Educação do Acre-IESACRE, como requisito para obtenção de nota parcial da disciplina Fisica Geral I.
Orientador: Prof(o). Mestrando
Wendel Ricardo
Rio Branco
2013
RESUMO
Objetivos: O principal objetivo deste trabalho foi realizar análise vetorial em trações. Procedimentos metodológicos: Experimentalmente, o trabalho desenvolvido dividiu-se essencialmente em duas fases. Numa primeira fase procedeu-se o estudo em sala de aula, onde foram vistos conceitos que seriam utilizados posteriormente no laboratório. Numa segunda fase, efetuou-se a parte prática do experimento no qual foram analisados os dados estudados. Resultados e discussão: Os dados coletados permitiu-nos identificar as seguintes grandezas físicas no dinamômetro: Peso, Tração A e Tração B. Conclusão: O estudo da ‘’Análise em tração’’ diz respeito a uma atividade experimental. Esta compreende a uma análise em que foram identificados dados dos módulos de trações para refutar algumas hipóteses de estudo.
Palavras-chave: Vetor, Equilíbrio, Tração.
ABSTRACT
Objectives: The main objective of this work was to perform vector analysis in drifts. Methodological procedures: Experimentally, the work was divided into two main phases. Initially undertook the study in the classroom where they were seen concepts to be used later in the lab. In a second step, we performed the practical part of the experiment which analyzed the data studied. Results and Discussion: The data collected allowed us to identify the following physical quantities on the dynamometer: Weight, Traction Traction A and B. Conclusion: The study of the'' pull'' Analysis in relation to one experimental activity. This includes an analysis that identified data modules drifts to refute some hypotheses of the study.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
1.1 VETORES 6
1.2 EQUILIBRIO DE UMA PARTÍCULA 6
1.3 PROBLEMÁTICA DO EXPERIMENTO 7
1.3.1 Hipótese de estudo 7
1.4 JUSTIFICATIVA 7
2 OBJETIVOS 8
2.1 OBJETIVO GERAL 8
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 8
3 PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS 9
3.1 TIPO DE ESTUDO 9
3.2 MATERIAL 9
3.3 GRANDEZAS DE ESTUDO, UNIDADES E EQUAÇÕES DIMENSIONADAS 10
3.4 PROCEDIMENTOS 10
3.5 METODOLOGIA DE ANÁLISE DE DADOS 10
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 12
CONCLUSÃO 15
REFERENCIAS 16
1 INTRODUÇÃO
1.1 VETORES
Pode-se definir vetores como grandezas que possuem módulo, direção e sentido.²
1.2 EQUILIBRIO DE UMA PARTÍCULA
A presença de força sobre um corpo permite fazer inferências sobre o seu estado de equilíbrio. Considerando que força é uma grandeza vetorial e que permite aplicar a propriedades de vetores, então a força sobre um corpo altera o estado de repouso e de movimento de uma partícula. De acordo com segunda lei de Newton, a força resultante (F ⃗) sobre uma partícula é igual ao produto da massa (m) pela sua aceleração (a ⃗).
F ⃗=ma ⃗
A força de tração ocorre quando um cabo esticado está preso a uma partícula. E isto se comporta como um vetor.
O equilíbrio de um corpo nos diz que se a força resultante que age sobre um corpo é nula, a aceleração do corpo a ⃗=0. Se o corpo está em repouso, permanece em repouso; se está em movimento, continua se mover com velocidade constante. Em tais casos, as forças que agem sobre o corpo se compensam, e dizemos que o corpo está em equilíbrio. ¹
εFr=0
1.3 PROBLEMÁTICA DO EXPERIMENTO
No experimento montado, os módulos das trações identificadas do dinamometro
...