Tatico
Monografias: Tatico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: santo1q2 • 7/2/2014 • 1.671 Palavras (7 Páginas) • 673 Visualizações
INTRODUÇÃO
O trabalho apresentado tem como objetivo demonstrar a importância e as características do controle estratégico, controle tático e controle operacional, ressaltando o papel de cada um deles para o alcance do êxito nas organizações.
DESENVOLVIMENTO
Controle estratégico
Conforme aponta Chiavenato (2010, p.337). “Controle é a função administrativa que faz parte do processo administrativo, mede e avalia o desempenho em função dos padrões e critérios esperados e toma a ação corretiva quando necessária.”
No dizer de Chiavenato (2010, p.337).
O controle estratégico – também denominado organizacional – é tratado no nível institucional da empresa e se refere aos aspectos globais que envolvem a empresa como uma totalidade. Sua dimensão de tempo é o longo prazo. Seu conteúdo é genérico e sintético.
Segundo Chiavenato (2010, p.337).
Devido à complexidade e às multifacetadas atividades da empresa, é difícil abordar o controle em sua totalidade, uma vez que existem muitos tipos de controles, entre os quais: financeiros, contábeis, de produção, de qualidade, de inventários, de vendas, de pessoal.
Segundo Maximiano (2010, p.91). “Os elementos (ou etapas) do processo de controle e dos sistemas de controle são: definição de padrões de controle, aquisição de informações, comparação e ação corretiva, e recomeço do ciclo de planejamento”.
Já, na opinião de Caravantes, Panno e Kloeckner (2005, p.533). “Existem três etapas principais no processo de controle: 1 – Medição do desempenho; 2- Comparação entre o desempenho medido e os padrões; 3 – Tomada de ações corretivas.”
No processo de controle estratégico é importante o estabelecimento de padrões de desempenho, onde segundo Chiavenato (2010, p.339). “Os padrões representam o desempenho desejado ou os critérios de desempenho. Os padrões são normas pelas quais é possível ter a exata compreensão do que se deve fazer, bem como o nível de excelência a alcançar.”
Ainda se tratando de padrões de desempenho, de acordo com Chiavenato (2010, p.341). “A avaliação do desempenho organizacional pode ser feita por: observação, instrumentação, relatório escrito e resultado alcançado.”
Após a escolha dos padrões de desempenho é necessário que se faça a comparação do desempenho com o padrão, onde na opinião de Chiavenato (2010, p.341).
A comparação do desempenho organizacional com o que foi planejado busca localizar os erros ou desvios, sobretudo para permitir a predição de outros resultados futuros. A comparação do desempenho organizacional pode ser feita por meio de: resultados e desempenho.”
A partir dos resultados apurados, pode ser preciso a aplicação da ação corretiva, que, como descrito por Chiavenato (2010, p.341). “A ação corretiva é tomada a partir dos dados quantitativos gerados nas três fases anteriores do processo de controle. As decisões quanto às correções a serem feitas representam a culminação do processo de controle.”
Podemos destacar ainda, os tipos de controles estratégicos, onde, na visão de Chiavenato (2010, p.343).
O planejamento estratégico ou plano global envolve vários mecanismos de controle que se tornam mais vagos e amplos conforme se sobe nos níveis organizacionais da empresa. Existem vários tipos de controle estratégico, a saber: 1 – Governança corporativa; 2 – Desempenho global da empresa; 3 – Balanço contábil e relatórios financeiros; 4 – Demonstrativo de lucros e perdas; 5 – Análise do retorno do investimento (ROI); 6 – Balanço social – ética e responsabilidade social; 7 – Controle organizacional do ponto de vista humano; 8 – Variáveis causais, intervenientes e resultantes.
Controle tático
Segundo Chiavenato (2010, p.353).
O controle exercido no nível intermediário das empresas é o controle tático, também denominado controle departamental ou controle gerencial. De um modo usual, o controle tático se refere a cada unidade organizacional ou cada departamento ou conjunto de recursos tomado isoladamente. Seu conteúdo está limitado a aspectos departamentais. É direcionado para o médio prazo ou para o exercício contábil, em geral 12 meses de duração.
Assim como o controle estratégico, o controle tático também requer a implantação de padrões, onde, do ponto de vista de Chiavenato (2010, p.354 e 355).
Os padrões fornecem os parâmetros que deverão balizar o funcionamento do sistema. Ao fixar seus objetivos principais, cada departamento define os padrões pelos quais poderá verificar se está ou não atingindo o leque de objetivos a que se propôs alcançar.
De acordo com Chiavenato (2010, p.355). “Existem vários tipos de padrões táticos utilizados para avaliar e controlar os diferentes recursos da empresa, a saber: 1 – Padrões de quantidade; 2 – Padrões de qualidade; 3 – Padrões de tempo; 4 – Padrões de custo.”
No controle tático se faz necessária a avaliação dos resultados, que, segundo Chiavenato (2010, p.355). “Seu objetivo é avaliar o desempenho ou garantir que os resultados estejam dentro dos limites previstos pelos padrões, a fim de assegurar o alcance dos objetivos traçados para cada departamento.
Outra fase do controle tático é a comparação dos resultados com os padrões, que, segundo Chiavenato (2010, p.357).
A comparação proporciona a informação (retroação) a respeito da quantidade, qualidade, tempo e custo das atividades de cada departamento, capaz de permitir sua avaliação em relação aos padrões preestabelecidos. O processo de comparação repousa na mensuração, na variância e no princípio da exceção, que são os três elementos essenciais.
Assim como o controle estratégico, o controle tático também atua com ações corretivas.
De acordo com Chiavenato (2010, p.358). “Existem vários tipos de controles táticos, isto é, de controles efetuados no nível intermediário das empresas. Os tipos de controles táticos mais importantes são: o controle orçamentário, o orçamento-programa e a contabilidade de custos.”
Controle operacional
De acordo com Chiavenato (2010, p.363).
O controle
...