Tcc Administraçao
Monografias: Tcc Administraçao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcondes1975 • 23/5/2014 • 1.546 Palavras (7 Páginas) • 584 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - EAD
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE
José Marcondes da Silva Lima
Eusébio, 11 de janeiro de 2010
José Marcondes da Silva Lima
EMPRESA: BANCO DO BRASIL S.A
ÁREA DE ATUAÇÃO: Gestão Ambiental e Sustentabilidade
PERÍODO: 20 a 30 dezembro 2009.
TOTAL DE HORAS: 30 h
ORIENTADOR NA EMPRESA: JOSÉ PEDRO ALVES ROCHA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Eusébio – Ceará - 2010
SUMÁRIO
1 – Introdução
2 – RSA no Banco do Brasil
3. Gestão da RSA no Banco do Brasil
4 - RSA na prática
– CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERENCIAS
1 – INTRODUÇÃO
Este relatório tem como base minha experiência vivida e prática no Banco do Brasil, bem como a observância dos conceitos estudados na disciplina de Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Assim sendo, o compromisso do Banco do Brasil com o país faz parte de sua tradição bicentenária ao impulsionar a economia e o desenvolvimento dos municípios onde atua, financiando o agronegócio, o comercio exterior, as micros e pequenas empresas, entre outros.
Como as mudanças no cenário mundial e as necessidades das empresas precisam estar alinhadas aos preceitos do tripé da sustentabilidade, o tema responsabilidade socioambiental passou a permear as discussões dentro do conglomerado Banco do Brasil de forma mais sistemática e orgânica e a partir de 2003, o assunto passou a ser definitivamente pauta das decisões estratégicas e operacionais, com a criação de uma Unidade Relações com Funcionários e Responsabilidade Socioambiental, a qual foi transformada em Diretoria de Relações com Funcionários e Responsabilidade Socioambiental(DIRES), em maio de 2004.
Foi instituída uma equipe interdisciplinar, denominada Grupo RSA, formada por representantes de todas as áreas da empresa.
2 – RSA no Banco do Brasil
2. 1 – Principais compromissos públicos do BB com sustentabilidade
Vários compromissos públicos ampliam e reforçam a responsabilidade socioambiental do BB. Alguns exemplos relacionados ao tema.
Protocolo Verde
Em 1995, em decorrência da assinatura desse documento o Banco do Brasil estabeleceu algumas medidas, como por exemplo:
- Vetou a realização de operações destinadas a financiar atividades que possam causar impacto ambiental.
- Tornou obrigatória a apresentação de documentação o órgão ambiental competente para financiamento de:
- desmatamento, destoca ou custeio agropecuário, objetivando a incorporação de novas áreas no processo produtivo;
- comercialização de produtos extrativos de origem vegetal e pescado in natura;
- operações de investimento em atividades que requerem Estudo Prévio de Impacto Ambiental(EIA) e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (RIMA);
- operações de investimento em atividades que utilizam recursos hídricos, inclusive, agricultura irrigada(outorga de água).
Pacto Global
O Pacto Global é uma iniciativa que tem como objetivo mobilizar a comunidade empresarial internacional para a promoção de valores fundamentais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
Em novembro de 2003, o Conselho de Administração do Banco do Brasil autorizou a adesão do Banco do Brasil ao Pacto Global, por reconhecer a sua importância ética.
Pacto pela Erradicação do Trabalho Escravo
Desde agosto de 2004, utilizando relação divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o Banco do Brasil não concede novos créditos a clientes que submetem seus trabalhodores a formas degradantes de trabalho ou os mantem em condições análogas ao trabalho escravo.
A decisão abrangeu também vedações a financiamentos a clientes envolvidos com exploração sexual de crianças e com o uso do trabalho infantil.
Princípios do Equador
O Banco do Brasil foi o primeiro banco oficial a integrar o grupo de instituições financeiras brasileiras que aderiu aos Princípios do Equador.
Agenda 21 Empresarial
Em junho de 2005, para fortalecer as iniciativas e apoiar a disseminação da sustentabilidade nos negócios, foi realizada a primeira Oficina de Responsabilidade Socioambiental do Banco do Brasil, reunindo 62 altos executivos.
O resultado dessa oficina foi a atualização do Plano de Ação em Responsabilidade Socioambiental, que a partir desse evento passou a ser denominado de Agenda 21 do BB.
3 – Gestão da RSA no Banco do Brasil
No processo de gestão o Banco do Brasil utiliza instrumentos que o auxiliam no acompanhamento do cumprimento do estabelecido em sua estratégia corporativa.
Dessa forma, temas relevantes como a sustentabilidade são geridos, avaliados e monitorados em sua performance, para a elaboração de relatos e apoio ao processo de respostas a consultas e pesquisas sobre o assunto.
São eles, o Plano Diretor(BSC-Balanced Scorecard), o Acordo de Trabalho-ATB-Perspectiva Sociedade,
...