Tcc Assessoritec
Trabalho Universitário: Tcc Assessoritec. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: isaacsouza • 13/5/2014 • 1.589 Palavras (7 Páginas) • 691 Visualizações
INSTITUTO TECNOLÓGICO ASSESSORITEC
DEPARTAMENTO DE ENSINO
COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
RELÁTORIO DE ESTÁGIO CURRICULAR DE HABILITAÇÃO TÉCNICA
Aluno: Fabiano de Souza
Curso Técnico em: Técnico em Fabricação Mecânica
Área Específica do Estágio: Aluno não fez o estágio por atuar na área amais de um ano.
Joinville,
2012
APRESENTAÇÃO
Trabalho apresentado para avaliação do Estágio Curricular, do curso técnico em Fabricação Mecânica, do Instituto Tecnológico Assessoritec, tendo como orientador o professor. Obs: Não realizou estagio.
DADOS DO ESTÁGIARIO
Nome do aluno: Fabiano de Souza
Curso: Técnico em Fabricação Mecânica
Turma: TFN 209
Endereço Residencial: Rua: Antônio Wronski, n° 571.
Bairro: Paranaguamirm
Telefone: (47) 30852069
E-mail: fabiano_souza20@hotmail.com
DADOS DO ESTÁGIO
Aluno não realizou estágio por estar na área de usinagem a mais de um ano.
DADOS DA EMPRESA
Nome: Usinagem Manarin
Endereço: Rua Fernandes Nunes Santana, n°144.
Bairro: Itaum
Telefone: (47) 3466-6482
Principal Atividade da Empresa: Usinagem de Micro Peças.
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 04
2.ESTAGIO 05
3.HISTORICO DA EMPRESA 06
4.REVISÃO DE LEITRURA 07
4.1 TORNO REVOLVER (TB42) 08
4.2 CNC 08
4.3 FERRAMENTAS 08
4.4 FERRAMENTAS PASTILHAS 09
4.5 FERRAMENTAS DE PERFIL CONSTANTE 09
4.6 AFIAÇÕES DE FERRAMENTAS 10
4.7 FERRAMENTARIA 10
5. RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 11
5.1 DESCRIÇÕES DE ATIVIDADES 11
5.2 TECNOLOGIA E EQUIPAMENTOS UTIIZADOS 11
5.3 ANALISE DE RESULTADOS 11
6. CONCLUSÃO 12
7. ANEXOS 13 E 14
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 15
. INTRODUÇÃO
Neste relatório o aluno nos mostra um pequeno relato sobre o vasto mundo da ferramentaria, falando sobre tornos CNC, torno revolver, torno de bancada, furadeira de bancada, fresadoras e retificas. O trabalho desenvolvido se relaciona com tudo o que foi estudado durante o curso técnico em Fabricação Mecânica. Assim vendo na pratica como funcionam determinados procedimentos como, usinagem de turbinas, e usinagem de baixa rotação com o propósito de mostra a utilização de varias ferramentas. Por exemplo; as ferramentas de sangra, fresar, de facear. E tendo assim uma boa noção de como são usadas, confeccionadas e afiadas. A empresa Manarin possui dois setores de usinagem entre si (o de usinagem de turbinas, e usinagem de baixa rotação), que trabalham juntamente com os setores de afiação e metrologia.
2. O ESTÁGIO
O estágio é muito importante para complementação dos conhecimentos adquiridos pelo aluno em sala de aula, assim o tornando um bom profissional, pois o estágio é onde o aluno põe em pratica tudo que aprendeu em seu curso técnico, tirando suas possíveis duvidas, presenciando situações que não havia visto no curso. Sendo assim se tornando um profissional apto para o mercado de trabalho.
3. HISTÓRICO DA EMPRESA
A Usinagem Manarin foi fundada em sociedade limitada, em 30/08/2001, com o objetivo de usinagem de micro peças e precisão na matéria primas de aço, alumínio, cobre latão e plásticos. Localizada na rua: Monsenhor Gercino, 4600 em Dezembro de 2003 transferiu suas atividades para rua: Monsenhor Gercino, 5180, e em Maio de 2005 se transferiu para as atuais instalações localizadas na rua; Fernando Nunes Santana, 144. Em novembro de 2006 conquistou a certificação ISO 9001-2000 como mérito de seu desenvolvimento e de sua equipe de colaboradores. Além da prestação de serviços de solda, jateamento, montagem de peças e kits obedecendo às normas nacionais e internacionais. Possuímos hoje, máquinas de ultima geração, como tornos Star SR-20 TND180 e TND150. A usinagem é constituída pelas seguintes máquinas, tornos de bancada, tornos automáticos, furadeiras de bancada, fresadoras, e uma retifica cilíndrica. A Usinagem Manarin tem como objetivo a melhorias de seus processos de usinagem almejando satisfazer seus clientes por intermédio do atendimento aos seus requisitos, buscando a solidez do mercado.
4. REVISÃO DE LITERATURA
4.1 TORNO REVOLVER
Torno revolver mais conhecido como TB42, como mostra anexo 1, se atribui este nome pelo fato de o diâmetro total de sua pinça ser de 42 milímetros. Este torno tem um revolver estrela e funciona com sistemas de curvas, assim se diferenciando do torno CNC e do torno convencional, podendo ser feita uma grande variedade de peças.
4.2CNC
CNC são iniciais de Cumputer Numeric Control ou em Português, é utilizado principalmente em Centro de Maquinas. Permite o controle simultâneo de vários eixos, através de uma linha de movimento, escrita num código especifica (código G).
O CNC foi desenvolvido na década de 40, e o mesmo, é considerado uma evolução dos controles numéricos. A utilização dos CNCs permite a produção de peças complexas
...