Tcc De Ludicidade
Dissertações: Tcc De Ludicidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: palomagarcia • 5/11/2013 • 954 Palavras (4 Páginas) • 613 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
IDENTIFICAÇÃO
Nome : Paloma Adriane Ricardo Garcia
RU:760025
1 TEMA
Jogos, brinquedos e brincadeiras.
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
O presente estudo parte do interesse de alcançar o entendimento a cerca da importancia que os brinquedos e os jogos tem no avanço do processo do desenvolvimento infantil, tendo como ponto de partida o ato de brincar como uma forma prazerosa de aprender e conviver socialmente.
2 PROBLEMATIZAÇÃO
Como fazer com que as crianças aprendam brincando?
3 JUSTIFICATIVA
Nota se que ainda a uma certa dificuldade em aceitar a importância dos jogos e das brincadeiras no processeso de ensino aprendizagem, pretendemos com essa pesquisa mostrar que usando os jogos e as brincadeiras em sala de aula conseguiremos uma grande contribuição de atitudes sociais.
Para Silva e Gonçaves (2010) o brincar e o jogar são momentos sagrados na vida de qualquer indivíduo. É com a pratica dos jogos e das brincadeiras que as crianças ampliam seus conhecimentos sobre si, sombre os outros e sobre o mundo que esta ao seu redor.
4 OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
Apresentar um estudo sobre os jogos e as brincadeiras, e relevar a importância do mesmos no desenvolvimento das crianças.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Fazer com que os alunos se interessem pelas atividades e assim aprendam bricando.
Proporcinar um relacionamento agradável entre a escola e as crianças.
Resgatar a beleza da infancia atravez dos jogos e das brincadeiras.
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Lima (2003,2005) enfatiza que o jogo e a brincadeira são elementos da cultura e, ao serem utilizados como recursos pedagógicos, podem contribuir para o desenvovimento integral do aluno. O professor exerce o papel de mediador entre a criança e a cultura lúdica, e sua interversão é essencial para que os alunos ampliem e diversifiquem os seus conhecimentos sobre jogos.
As brincadeiras sugundo Venguer (1986,p.134 - 135), fala sobre a variada realidade que cerca as crianças. Os argumentos vivenciados e os conteudos da atividade ludica são retirados das atividades do trabalho, das relações interpessoais e dos fatos relevantes da época em que vivem. Quanto mais a criança amplia os conhecimentos da realidade em que vivem se defronta com mais ricos e variados argumentos e conteudos usados nas brincadeiras. O desenvolvimento do argumento e do conteúdo das atividades lúdicas refletem a maneira pela qual a criança vai penetrando cada vez mais profundamente na vida dos adultos que acercam.
Segundo Vygotkky,
...