Tcc O Ludico
Dissertações: Tcc O Ludico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andreart • 14/10/2013 • 555 Palavras (3 Páginas) • 961 Visualizações
O LÚDICO
Os jogos e brinquedos fazem parte da vida da criança, pois elas vivem em um mundo de fantasia, de encantamento, de alegria, de sonhos. Independente de sua época, cultura e classe social.
A palavra lúdico vem do latim ludus que significa brincar. Neste brincar estão incluídas todas as formas de jogos, brinquedos, e divertimentos e é relativa também a conduta daquele que joga que brinca e que se diverte. Por sua vez a função educativa do jogo da uma oportunidade a aprendizagem do indivíduo, seu saber, seu conhecimento e sua compreensão de mundo.
Para a criança, brincar, é sinal vital, é sinônimo de vida ativa, sendo assim é possível considerar esta atividade como meio da criança dominar conflitos e experiências cotidianas.
Compreender a importância do brincar envolve o entendimento sobre o porquê a criança brinca e quais as necessidades e aspectos que envolvem essa atividade lúdica.
Segundo Feijó (1992) “O lúdico é uma necessidade básica da personalidade, do corpo e da mente, faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana”.
A ludicidade, tão importante para a saúde mental do ser humano, é um espaço que merece atenção dos pais e educadores, É o espaço para expressão mais natural da criança, é o espaço e o direito de toda a criança para o exercício da relação afetiva com o mundo, com as pessoas e com os objetos.
Através da atividade lúdica a criança forma conceitos, idéias, estabelece relações lógicas, faz estimativas compatíveis com o crescimento físico e seu desenvolvimento.
Existe uma grande discussão de vários pontos de vista sobre o Lúdico “O brincar” no espaço escolar. Muitos acham que a brincadeira só deve acontecer no horário do recreio da criança, pois se a brincadeira for oferecida durante as aulas, haverá um grande descontrole sobre as crianças por parte do professor. Outros, porém, afirmam que é através da brincadeira que a escola e sua equipe pedagógica conhecem melhor o aluno e prende sua atenção para o aprendizado.
O brincar relaciona-se com o prazer. Se brincar é prazer, aprender brincando será um prazer para a criança e para o professor, que levará mais conhecimento com prazer para os alunos.
Uma escola que integra o brincar ao processo de ensino e aprendizagem, está preocupada com a formação do todo do homem, ou seja, sua objetividade, sua autonomia, sua criatividade, suas funções sociais, o exercício da cidadania e a atuação na sociedade na qual está inserido.
1.1 Como trabalhar o lúdico na educação infantil:
O lúdico é um dos recursos mais agradáveis, interessantes, atraentes e de resultado imediato para no auxílio à aprendizagem.
A ludicidade pode ser aplicada desde o zero ano até o adulto - não há limites. Tanto na escola como no trabalho. Enfim, em qualquer situação em que se objetive o desenvolvimento integral ou parcial do indivíduo.
Na escola, é preciso saber a matéria e a faixa etária para se aplicar o brinquedo ou jogo de acordo e, assim obter êxito. O lúdico pode ser encaixado em qualquer atividade. Só depende da criatividade do professor ou da professora. Pode ser: música, poesia com rimas, jogos e brinquedos dos mais variados tipos, historinhas, contos,
...