Tecnicas Segurança Do Trabalho
Artigos Científicos: Tecnicas Segurança Do Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gabylivia • 10/6/2014 • 1.398 Palavras (6 Páginas) • 272 Visualizações
Sumário
Evitar acidentes de trabalho em sua pizzaria 3
Instalações 3
Vigilância sanitária 3
Segurança contra Incêndios 3
Sinalização e Iluminação de Segurança 4
Equipamentos e materiais utilizados 4
Limpeza das instalações (material guardado na área pessoal) 4
Formação em higiene e segurança no trabalho 4
Ações corretivas e ações de melhoria 5
Plano de ação 5
Segurança em eletricidade 6
Proteção e combate a incêndios 6
Extintores Portáteis de Incêndio 6
Ventilação industrial (Ventilação exaustora) 6
Máquinas e Equipamentos 6
Cor e sinalização 7
Higiene ocupacional 7
Conclusão 8
Referencias Bibliográficas 9
Evitar acidentes de trabalho em sua pizzaria
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, determinou que todo estabelecimento de gêneros alimentícios deve ter um Responsável pelas atividades de manipulação dos alimentos, deverá ter autoridade e competência para implantação e manutenção das “Boas Práticas de Fabricação, Manipulação, Controle de Qualidade dos Alimentos”
Instalações
As Pizzarias deverão ser mantidas nas mais perfeitas condições de ordem e higiene, inclusive no que se refere ao pessoal e ao material.
De acordo com a legislação paulista, especificamente a Portaria CVC -6/99 do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde,
Vigilância sanitária
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária estabelece regras específicas para empresas que produzem e manipulem alimentos.
Destacamos:
• Uso de Água Potável, controle de água para consumo – obrigatório a existência de reservatório de água;
• Controle integrado de vetores e pragas urbanas;
• Higiene pessoal e uniformização dos funcionários;
• Higiene Ambiental (periodicidade de limpeza das instalações, utensílios, estoque e reservatório de água);
• Elaboração de Manual de Boas Práticas de Produção, Manipulação e de Prestação de Serviços na Área de Alimentos;
Segurança contra Incêndios
As instalações possuem uma manta abafa fogo e três extintores, um extintor do tipo pó químico seco ABC de 6Kg na cozinha, e dois extintores A de solução aquosa de 6Lt, um em cada sala de refeições.
As instalações estão equipadas com sistema automático de detecção e alarme de incêndios, composta por central de detecção e alarme de incêndios, 6 detectores de incêndios e 2 botoneiras de alarme, e um quadro eléctrico central sem proteção apropriada.
Sinalização e Iluminação de Segurança
As instalações possuem blocos autónomos de iluminação de emergência, bem como sinalização das vias de evacuação.
Equipamentos e materiais utilizados
Para a sua laboração normal esta instituição possui equipamentos de trabalho e materiais adequados conforme as áreas:
Limpeza das instalações (material guardado na área pessoal)
Equipamentos de trabalho: Utensílios de limpeza
Materiais: Produtos químicos para limpeza e desinfecção destas instalações.
Formação em higiene e segurança no trabalho
Todos os trabalhadores devem frequentar uma formação adequada no domínio da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho.
O empregador e a empresa contratada para o devido efeito devem formar os trabalhadores responsáveis pela aplicação das medidas de primeiros socorros, de combate a incêndios e de evacuação de trabalhadores, bem como facultar-lhes material adequado.
O gerente e os trabalhadores serão designados para se ocuparem de todas ou algumas das atividades de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, deve ser assegurada, pelo empregador, a formação permanente para o exercício das respectivas funções.
A formação dos trabalhadores da empresa sobre Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho deve ser assegurada de modo que não possa resultar prejuízo para os mesmos.
Ações corretivas e ações de melhoria
Na sequência das observações efetuadas verificaram-se alguns incumprimentos face à regulamentação aplicável, neste sentido, apresenta-se de seguida o conjunto de ações que deverão ser instituídas por forma não só a cumprir com os requisitos legais aplicáveis, como, a melhorar, na generalidade, as condições de segurança dos ambientes de trabalho.
Neste âmbito:
Todas as medidas corretivas e preventivas dos riscos profissionais previstas são designadas por MS (na Identificação e Análise de Riscos Profissionais), e posteriormente discriminadas nas Medidas de Controlo de Riscos Profissionais Recomendadas. Este último encontra-se substanciado pelo Cronograma de Realização das Medidas de Controlo de Riscos Profissionais Recomendadas, a ser preenchido pelo responsável definido pelo diretor e de acordo com os tempos definidos para a implementação das medidas aconselhadas.
As empresas devem estar livres de riscos inaceitáveis de danos nos ambientes de trabalho, garantindo o bem estar físico, mental, e social dos trabalhadores e partes interessadas.
Plano de ação
A
...