Tecnologia em Gestão Publica Disciplinas: Comportamento Organizacional
Por: Jaguar2015 • 10/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.043 Palavras (5 Páginas) • 354 Visualizações
Faculdade Anhanguera de Pelotas
Tecnologia em Gestão Publica
Disciplinas: Comportamento Organizacional
Técnicas de Negociação
Nome: Róger Francisco Pereira
RA: 2851200214
Desafio Profissional
Nome do tutor: Rúbia Tatiane da Luz Silva
Jaguarão, 15 de abril de 2015.
- Perfil dos negociadores
1.1Perfil dos Oponentes – Associação de Moradores do Bairro
Líder: Carlos Henrique
Formação: Administrador
Objetivo: Impedir a construção da Gravadora
Alegação: Perturbação da ordem Pública
Argumentos: Barulho, Segurança e infraestrutura (trânsito).
Informações relevantes: Público conservador e questionador, que preza tranqüilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3ª idade.
Estímulos a Negociação: Tem a idéia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.
1.2 Perfil do Negociador - A Gravadora
Negociador: Jorge Andrade
Formação: Estrategista de Negócios/Experiência em negociar em meio a conflitos.
Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro.
Alegação: O progresso é inevitável
Estímulos a Negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.
- Habilidades, estilo, características e táticas dos negociadores
Segundo Jung o negociador apresenta 04 estilos, baseados em suposições sobre a outra parte: O Restritivo, o Ardiloso, o Amigável e o Confrontador.
Restritivo: Busca na negociação somente os seus interesses.
Ardiloso: Segue regras e procedimentos estabelecidos.
Amigável: Prioriza o relacionamento com o seu oponente, buscando um bom resultado para ambas as partes.
Confrontador: Contesta todas as questões e leva a um acordo duradouro.
- Perfil do líder da Associação Sr Carlos Henrique
O Sr Carlos Henrique é administrador representante da associação que tem a idéia fixa de que o bairro não tem a necessidade de um empreendimento do porte da gravadora e que este ira acabar com a tranqüilidade local. O Sr Carlos Henrique enquadra-se no modelo restritivo segundo Jung, o que interessa a ele neste momento é somente o seu interesse, a não instalação da gravadora no bairro, sem visualizar as vantagens que este empreendimento pode trazer ao bairro.
- Perfil do representante da Gravadora Sr Jorge Andrade
O Sr Jorge é estrategista de negócios com grande experiência em negociar conflitos, que tem o objetivo de instalar a gravadora no bairro, alegando que esta trará excelentes melhorias no bairro. O Sr Jorge utiliza o modelo confrontador segundo Jung, buscando o melhor resultado para ambas as partes na negociação.
- Planejamento da negociação
Ao realizarmos um planejamento para a negociação devemos antes analisar as partes envolvidas, os objetivos e conflitos existentes.
Planejar as negociações implica identificar os conflitos ou incompatibilidades, estabelecer objetivos e possibilidades objetivas de consecução das metas e identificar os padrões objetivos que servem como referenciais para a tomada de decisão. Nesse sentido o planejamento torna-se fundamental em qualquer tipo de negociação. (Dante Pinheiro Martinelli, Flávia Angeli Ghisi. Negociação: Aplicações Práticas de uma Abordagem Sistêmica.)
- Analise da Situação
A gravadora realizou uma pesquisa referente a custo, logística e ambientação ideal e com base neste estudo pretende instalar um estúdio em um bairro classe media em uma cidade no interior de São Paulo.
Os moradores do bairro souberam da instalação e entraram com pedido/manifesto com a intenção de impedir a instalação da gravadora no bairro.
Os colaboradores da empresa estão apreensivos com o ocorrido, e o desempenho e produção da empresa diminuiu.
- Objetivos da Gravadora
Instalar uma sede da gravadora no bairro escolhido onde pretende investir em melhorias e com isso trazer um progresso continuo ao local.
- Estratégias e argumentos que serão usados
O negociador da gravado apresentará as inúmeras vantagens que tal empreendimento trará ao bairro, utilizando-se de uma comunicação sistêmica eliminando os mal-entendidos do processo de instalação da gravadora no bairro. Esclarecer as questões apontadas pelos moradores e que tal empreendimento não trará os prejuízos apontados por eles.
De Acordo com Fisher e Ertel, “uma boa comunicação tende a eliminar os mal-entendidos e a fazer as negociações prosseguirem mais eficientemente” (Dante Pinheiro Martinelli, Flávia Angeli Ghisi. Negociação: Aplicações Práticas de uma Abordagem Sistêmica.)
...