Tema: PATOLOGIAS RELACIONADAS AO ATRASO NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR Título: BENEFICIOS FISIOTERAPÊUTICOS NA CRIANÇA PORTADORA DA SINDROME DA DOWN
Ensaios: Tema: PATOLOGIAS RELACIONADAS AO ATRASO NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR Título: BENEFICIOS FISIOTERAPÊUTICOS NA CRIANÇA PORTADORA DA SINDROME DA DOWN. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mllidiane • 26/3/2014 • 2.217 Palavras (9 Páginas) • 941 Visualizações
PRÁTICA SUPERVISIONADA INTEGRADA
Tema: PATOLOGIAS RELACIONADAS AO ATRASO NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR
Título: BENEFICIOS FISIOTERAPÊUTICOS NA CRIANÇA PORTADORA DA SINDROME DA DOWN
ADONIAS SILVA DE FREITAS
CELMA DE OLIVEIRA SOUZA
GERCIMAR Rua SANTOS
NISIA TEXEIRA MOTA
LIDIANE NASCIMENTO SILVA
TURMA: FISIO 22
Marabá-PA
2013
RESUMO
A Síndrome de Down surge devido a uma trissomia do cromossomo 21. Os defeitos congênitos e as malformações são as formas de manifestação dessa anomalia. K.V. uma criança de 07 meses possui síndrome de Down e constatamos as dificuldades vividas pela família para que K.V desenvolva a construção do domínio das primeiras expressões.
A pessoa com síndrome de Down apresenta demora maior para desenvolver as primeiras palavras e pode apresentar um ritmo mais lento na aquisição da linguagem. Foi feito uma análise da percepção geral de saúde de K.V em consequência da síndrome e programas de tratamentos com fisioterapeutas.
Palavra chave: Síndrome de Down, Patologia, Tratamento Fisioterapêutico.
SUMARIO
1. INTRODUÇÃO................................................................................................................4
2. CARACTERIZAÇÃO DA PSI:......................................................................................4
2. 1 CARATERIZAÇÃO DO LOCAL DA PSI................................................................5
3. DESENVOLVIMENTO..................................................................................................5
4. MATERIAIS E MÉTODOS............................................................................................6
5. RELATO..........................................................................................................................7
6. RESULTADO E DISCURSÃO......................................................................................9
7. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................10
1. INTRODUÇÃO
Os pacientes com síndrome de Down apresentam características diferenciadas desde os primeiros dias de vida, este fato é atribuído às frequências aumentadas de malformações congênitas. O desenvolvimento psicomotor, e a hipotonia generalizada estão presentes desde o nascimento. A hipotonia origina-se no sistema nervosa central afetando toda a musculatura e partes ligamentar da criança.
OBJETIVO
Tem-se como objetivo descrever a importância do tratamento fisioterapêutico, no processo de desenvolvimento da criança com síndrome de Down. Dessa forma procuramos a Associação de pais e amigos dos excepcionais (APAE) de marabá interagimos com profissionais, usuários e familiares e a usuária K.V para realizarmos nosso estudo de caso.
2. CARACTERIZAÇÃO DA PSI:
Analisar as patologias que atrasam o desenvolvimento neuropsicomotor. Estas mesmas estão relacionadas desde a gravidez, se a mãe não tiver um acompanhamento médico e começar o pré-natal nos primeiros meses de gestação, tomar os medicamentos no tempo certo (o que não é o caso na Síndrome de Down, pois tal patologia independe de tais cuidados), isso causará sérios problemas que vão afetar a criança a nível cerebral causando disfunções no Sistema Nervoso Central e também no Sistema Nervoso Periférico causando lesões, anomalias que vão comprometer o desenvolvimento motor como também o desenvolvimento neurológico.
O objetivo da realização desse estudo é identificar e estudar a patologia, o desenvolvimento neuropsicomotor dos portadores da síndrome de Down e a importância da aplicação dos recursos fisioterapêuticos para o melhoramento das condições físicas e no desenvolvimento motor desses indivíduos.
2.1 CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL DA PSI
A realização deste estudo baseia se em pesquisas, onde os dados coletados para sua elaboração foi obtida em locais distintos, sendo o primeiro na associação de pais e amigos APAE de marabá (PA) a qual possui uma equipe multidisciplinar dos mais diversos profissionais da área da saúde que atua na prevenção e melhoramento de pacientes portadores de diversas patologias em especial a síndrome de down. A APAE possui uma estrutura física adequada para receber pacientes portadores de deficiência especiais. O principal objetivo da APAE e prestar serviços de assistência social no que se referem à melhoria da qualidade de vida das pessoas portadora de deficiência, conscientizando a sociedade desta realidade vivida por milhares de seres humanos.
O segundo local foi na residência da mãe da criança K-V localizando no bairro Araguaia conhecido como invasão da Fanta à família vive em péssimas condições de moradia. Sem nenhuma estrutura de saneamento básico viver em uma residência humilde de estrutura física precária sem as mínimas condições de conforto para acomodar. K-V.
3. DESENVOLVIMENTO
A síndrome Down e considerada um das patologias mais comum em retardos de desenvolvimento em crianças. E provocada pela a presença de um pequeno cromossomo. A idade materna e um dos principais fatores que contribui para a incidência da síndrome Down. Principalmente em mulheres entre faixa entaria de 35 aos 45 anos. Segundo as literaturas se tem conhecimento de três tipos diferentes de trissomia dos 21.
O primeiro caso e o mais comum sua incidência maior ocorre devido á não junção de dois cromossomos homólogos durante a primeira ou a segunda divisão meiótica.
O
...