Tendecia Pedagogica
Pesquisas Acadêmicas: Tendecia Pedagogica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: saraahkarolline • 26/3/2015 • 253 Palavras (2 Páginas) • 180 Visualizações
Tecnicismo
A pedagogia tecnicista é introduzida no Brasil entre as décadas de 60 e 70, com a falência do sistema de ensino da pedagogia renovadora. A tendência organiza o processo de aquisição de habilidades para que o indivíduo se integre no aperfeiçoamento da ordem social vigente (o sistema capitalista), articulando-se diretamente com o sistema produtivo. Seu interesse principal é, portanto, produzir indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho, não se preocupando com as mudanças sociais.
A prática escolar nessa pedagogia tem como função especial adequar o sistema educacional com a proposta econômica, preparando, dessa forma, mão-de-obra para ser aproveitada pelo mercado de trabalho. É nesse período que o espírito crítico e reflexivo é banido das escolas. Para esta tendência, o ensino é um processo de condicionamento através do uso de reforçamento das respostas que se quer obter, sendo o conteúdo as informações objetivas que possam proporcionar, ao fim do processo, a adequada adaptação do indivíduo ao trabalho.
Seus métodos são programados por passos sequenciados, empregada na instrução programada, nas técnicas de micro ensino, multimeios, módulos inclusive a programação de livros didáticos.
Evidencia-se na relação professor-aluno que o professor administra as condições de transmitância da matéria. O aluno recebe, aprende e fixa não participando do programa
educacional e a comunicação entre ambos é puramente técnica, tendo objetivo de garantir a eficácia da transmissão do conhecimento.
A avaliação se baseia na verificação do cumprimento dos objetivos propostos. No que diz respeito ao ensino-aprendizagem na tendência tecnicista podemos mencionar a ausência de fundamentos teóricos em detrimento do “saber construir” e saber exprimir-se.
...