Teologia
Por: Daniel Elias • 6/4/2016 • Trabalho acadêmico • 925 Palavras (4 Páginas) • 334 Visualizações
SEMINARIO TEOLÓGICO BATISTA DE TERESINA
TERESINA,01 DE ABRIL DE 2016
ALUNO: DANIEL ELIAS RODRIGUES PINHEIRO
PROFESSOR : BRUC TISSELL
HERMENÊUTICA
RESUMO DA CULTURA,HISTÓRIA E OUTROS ASPECTOS DO LIVRO DE COLOSSENSES
TERESINA-PI
Breve história do livro
Embora Paulo não houvesse visitado a igreja de Colossos, a notícia embaraçosa que recebeu sobre os Colossenses fez com que ele escrevesse a estes os relembrando que Cristo Jesus é a verdade e a suficiência para Senhorio e Salvação.
-Quem é o autor?
Paulo escreveu esta carta durante sua prisão em que aguardava julgamento em Roma.
-Quando foi escrito?
Esta carta foi escrita por volta de 61 d.C
Porque e pra quem?
Paulo soube que entre a igreja de Colossos estava se propagando uma heresia. Esta se baseava em regras para que alguém pudesse se tornar mais espiritual e na idéia de que Jesus não era Completamente Deus e sendo assim Cristo não era suficiente para suprir e preencher toda e qualquer necessidade humana. Por vez, Paulo diz que Cristo é o Senhor de tudo e somente ele deve ser adorado. Por seguinte,Paulo afirma que não existe razão para apego a idéias carnais e puramente humanas pois a morte de Cristo neutralizou o poder do inferno e que Cristo é o Salvador e o cabeça da igreja e que tudo deve-se basear nele e por ele. Por fim, Ele diz que a Salvação em Jesus é completa não havendo necessidade de fazer algo mais para segui-lo
*Leitores
- O que sabemos?
Colossos era uma cidade importante, situada nas proximidades do rio Meander, no vale do Lico e, por isso, acompanhava a principal rota comercial que ligava as cidades da Frigia, no leste, com Éfeso, no oeste. Os registros históricos indicam que essa cidade desfrutava de imensa riqueza e prestígio, nos tempos antigos (anterior a 400 a.C.). Graças a seus interesses comerciais, Colossos havia sido uma cidade cosmopolita importante, que incluía diferentes elementos religiosos e culturais. A importância de Colossos como cidade diminuiu nos períodos helenístico e romano. Na época do apóstolo Paulo, era a cidade menos importante da área.
- Onde estão?
Registram os historiadores que ela havia sido severamente devastada por um terremoto em 61 d.C. e, diferentemente das cidades vizinhas de Laodicéia (cerca de dezesseis quilômetros a oeste), e Hierápolis (cerca de vinte e cinco quilômetros), Colossos jamais foi reconstruída. O local havia sido completamente abandonado em torno do século oitavo d.C, e até hoje nenhuma obra arqueológica foi realizada em suas ruínas.
- Qual tipo de vida?
Eram, nos dias de Paulo, formados por 3 grupos étnicos: Os frígios indígenas, os comerciantes gregos e os judeus. Os registros históricos indicam que essa cidade desfrutava de imensa riqueza e prestígio, nos tempos antigos (anterior a 400 a.C.) graças a seus interesses comerciais.
- Tipo de cidade?
Os escritores gregos, Heródoto e Xenofonte, descrevem Colossos como a mais bela, rica e importante cidade da região. Por ela passava uma importante estrada que unia Éfeso à Cilícia e à Síria. Por ali passaram os exércitos dos reis persas Ciro e Xerxes em suas conquistas da Ásia Menor. A região circunvizinha era rica em pasto; daí a grande criação de gado miúdo. Colossos era importante porque nela havia uma grande indústria de lã. Porém, a partir de 250 AC, a cidade foi perdendo importância, pois Antíoco II Theós fundou sobre a antiga cidade chamada Dióspolis ou Roas, a cidade de Laodicéia. A nova cidade, distante apenas 16km de Colossos, tornou-se anos mais tarde tornou-se a capital do distrito. Na época de Paulo, Colossos era uma pequena e insignificante cidade da Ásia. Pelo ano de 60/61 a.C Colossos foi destruída por um terremoto que assolou todo o vale do rio Lico.
...