Teoria Da Contabilidade
Casos: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Laraujo • 25/9/2013 • 1.213 Palavras (5 Páginas) • 405 Visualizações
Questão 10 (0,25) ( Tema 1)
A capacidade de administrar esteve presente durante a evolução humana, permeando a história da vida em sociedade. Mas, foi a partir da Revolução Industrial que a Teoria da Administração começou a ser formada pelos estudos em grandes empresas - grandes complexos possuidores de influência na economia. Debata sobre esse contexto, pesquise sobre os principais acontecimentos que favoreceram o surgimento das Teorias da administração, procurando fazer uma análise crítica. Lembre-se de considerar o contexto predominante naquela época.
As mudanças econômicas, sociais e tecnológicas ocorridas no início do século XX, como a divisão do trabalho ressaltado, o florescimento do comércio, o crescimento das cidades, expansão do mercado e o aparecimento de novas tecnologias como a máquina a vapor, favoreceram o nascimento da Revolução Industrial.
Com direitos limitados, jornadas e tratamentos desumanos, originou-se a necessidade de novas formas de exploração e gerenciamento, surgindo assim iniciativas com o objetivo de alta produção através de métodos de controle de seus fatores.
Devido ao desequilíbrio entre o aumento do capital e a dificuldade no aumento da produtividade, provocada pela falta de pessoas eficientes, capazes de assimilar novas tecnologias e adaptação, surgiu então a necessidade de um modelo gerencial que atendesse as demandas da organização, visando a produtividade e eliminação de conflitos.
Dessa forma, era indispensável formar um gerenciamento e força de trabalho estáveis, capacitados e experientes através de técnicas administrativas, de gestão de pessoal e treinamento, controlando a produtividade e provisionando a saúde e bem estar. Surgem então a Teoria Geral da Administração, que é um meio de pôr em operação conceitos e ideologias a respeito das organizações.
Questão 8. (0,25) (Tema 2)
Fayol considerava a empresa como sistema racional de regras e de autoridade, que justifica sua existência conforme atende ao objetivo primário de fornecer valor, na forma de bens e serviços a seus consumidores. Essa idéia é aplicável a qualquer tipo de organização, embora tivesse usando como ponto de partida uma empresa industrial.
O trabalho do dirigente consiste em tomar decisões, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organização, de modo que as atividades de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar estejam numa sequência lógica. (MAXIMIANO, A. C. A. “Teoria Geral da Administração: Da Revolução Urbana à Revolução Digital”. 5.a ed, São Paulo: Atlas, 2005, pág. 75).
Uma vez organizada a empresa, seus colaboradores necessitam de ordens para saber o que fazer. Suas ações precisam de coordenação e suas tarefas precisam de controle gerencial. Esse é o papel dos gerentes na visão de Fayol. (MAXIMIANO, A. C. A. Fundamentos de Administração: Manual Compacto para Cursos de Formação Tecnológica e Sequenciais. São Paulo: Atlas, 2004, pág. 50).
De acordo com as considerações de Maximiano, pode-se afirmar que Fayol claramente dividiu
quem “pensa” de quem “faz”. Explique essa afirmativa.
Fayol foi o pioneiro no reconhecimento de que a administração deveria ser vista como função separada das demais funções da empresa. Segundo ele, existe uma divisão das funções, ou seja, cada um tem seus deveres e tarefas.
A idéia está em identificar o trabalho dos administradores e separá-los das atividades operacionais da empresa. Além disso, Fayol deixa claro o papel do gerente e seus colaboradores que devem saber o que fazer e suas ações precisam de coordenação e suas tarefas de controle gerencial,
Questão 7.(0,25) (Tema 3)
Por que os resultados iniciais da Teoria das Relações Humanas foram considerados ingênuos?
A Escola de Relações Humanas estava disposta a democratizar e humanizar a administração e fortalecer seus pontos de vista, mas dessa forma negou ou omitiu todos os conceitos desenvolvidos e afirmados pela Teoria Clássica, como organização formal, hierarquia, autoridade e responsabilidade, estudos de tempos e movimentos, entre outros, para substituí-los por conceitos de Psicologia e Sociologia Industrial, como organização informal, comunicação, incentivos sociais, etc.
Por apresentar conclusões parciais, omitir variáveis clássicas importantes e utilizar métodos demagógicos e manipulativos acabou caindo em descrédito por valorizar símbolos baratos, relegar a um plano secundário as recompensas salariais e por tentar esconder o conflito de interesses entre o empresário, que procura maximizar seus lucros, e o trabalhador, que procura maximizar seu salário.
Questão 9. (0,25) (Tema 4)
Pesquise sobre Balanced Scorecard e explique como essa tecnologia de gestão é capaz de auxiliar na tomada de decisão organizacional.
Balanced Scorecard é uma técnica que visa à integração e balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho existentes em uma empresa, desde os financeiros e administrativos, até os relativos aos
...