Teoria Da Contabilidade
Dissertações: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ellenbgc • 26/9/2013 • 1.157 Palavras (5 Páginas) • 326 Visualizações
Teoria
da
Contabilidade
“Respostas exercício”
1) Documentos antigos, como o livro de Jó, levam a hipótese de que a contabilidade exista desde o princípio da civilização há 4.000 a.c.
2) A primeira literatura contábil foi escrita por Frei Luca Pacioli, em 1494, consolidando o método das partidas dobradas, expressando a causa efeito do fenômeno patrimonial com os termos “débito” e “crédito”.
3) Alguns dos motivos que levaram à queda da escola europeia (especificamente italiana):
1.Excessivo culto à personalidade: Grandes mestres e personalidades da Contabilidade ganharam tanta notoriedade que passaram a ser vistos como “oráculos” da verdade contábil.
2.Ênfase a uma Contabilidade teórica:
As mentes privilegiadas produziam trabalhos excessivamente teóricos, apenas pelo gosto de serem teóricos, difundindo-se ideias com pouca aplicação prática.
3.Pouca importância à auditoria:
Principalmente na legislação italiana, o grau de confiabilidade e a importância da auditagem não eram enfatizados.
4) Algumas razões da ascensão escola norte-americana:
1.Ênfase ao usuário da informação contábil:
Contabilidade é apresentada como algo útil para a tomada de decisões, evitando-se endeusar demasiadamente a contabilidade; atender os usuários é o grande objetivo.
2.Ênfase à Contabilidade aplicada:
Principalmente a Contabilidade Gerencial. Ao contrário dos europeus, não havia uma preocupação com a teoria das contas, ou querer provar que a Contabilidade é uma ciência.
3.Bastante importância a auditoria:
Como herança dos ingleses e transparência para investidores das Sociedades Anônimas (e outros usuários) nos relatórios contábeis, auditoria é muito enfatizada.
5) As entidades mais atuantes no campo contábil têm sido, tradicionalmente, o CFC – Conselho Federal de Contabilidade, o IBRACON – Instituto Brasileiro de Contadores e a CVM – Comissão de Valores Mobiliários.
6) Eis as principais tendências na área contábil:
a) Internacionalização dos mercados, com necessidade de harmonização de princípios contábeis em nível supranacional.
b) Necessidade de a teoria da Contabilidade de Custos adequar-se, sem perder suas vantagens comparativas de sistemas de baixo custo, ás novas filosofias de qualidade total, competitividade e eficiência.
c) Considerando que análises mais recentes têm demonstrado que o modelo decisório e as necessidades informativas, tanto de tomadores de decisões internas a empresa corpo de agentes externos são basicamente as mesmas. Não mais se justifica, em nível conceitual, a existência de uma teoria da Contabilidade Financeira (para os usuários externos) e o que se denomina Contabilidade Gerencial, na verdade uma coletânea de tópicos que ainda não ganhou uma estrutura coerente. Esforços terão que ser realizados a fim de estruturar Princípios Fundamentais de Contabilidade e, consequentemente, montar uma teoria que abarque tanto a Contabilidade Gerencial quanto a Financeira (e a de Custos, como parte da Gerencial, é claro).
7) Eles usam as demonstrações contábeis para satisfazer algumas das suas diversas necessidades de informação. Essas necessidades incluem as dos:
a) Investidores – os provedores de capital de risco e seus analistas que se preocupam com o risco inerente ao investimento e o retorno que ele produz – eles necessitam de informações para ajudá-los a decidir se devem comprar, manter ou vender investimentos. Os acionistas também estão interessados em informações que os habilitem a avaliar se a entidade tem capacidade de pagar dividendos.
b) Empregados – os empregados e seus representantes estão interessados em informações sobre a estabilidade e a lucratividade de seus empregadores. Também se interessam por informações que lhes permitam avaliar a capacidade que tem a entidade de prover sua remuneração seus benefícios de aposentadoria e suas oportunidades de emprego.
c) Credores por empréstimos – estão interessados em informações que lhes permitam determinar capacidade de a entidade pagar seus empréstimos e os correspondentes juros no vencimento.
d) Público – as entidades afetam o público de diversas maneiras. Elas podem, por exemplo, fazer contribuição substancial à economia local de vários modos, inclusive empregando pessoas e utilizando fornecedores locais. As demonstrações contábeis podem ajudar o público fornecendo informações sobre a evolução do desempenho da entidade e os desenvolvimentos recentes.
8) O objetivo das demonstrações contábeis, num sentido mais profundo, é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mudanças na posição financeira da entidade, que sejam úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomadas de decisões econômicas.
9) São quatro as principais características qualitativas
...