Teoria Da Contabilidade
Trabalho Universitário: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: noele • 26/10/2013 • 362 Palavras (2 Páginas) • 263 Visualizações
GESTÃO DO CONHECIMENTO E SUA APLICAÇÃO
CONCEITO
Gestão do conhecimento é estimular discussões sobre a percepção da complexidade nas organizações empresarias, evidenciando – a por meio de seu maior representante que, por natureza, é o conhecimento e, assim como fenômeno complexo, deve ser entendido e aproveitado.
Considerando o conceito de organização como a reunião de indivíduos que compartilham interesses e objetivos comuns em essência, é possível entender que o conhecimento coletivo é tão complexo como o conhecimento individual e que a organização será a composição das inúmeras formações do conhecimento de seus membros, gerando assim um composto complexo organizacional de conhecimentos.
As organizações podem aprender contato que seus mebros sejam mantidos, pois assim como o aprendizado individual resulta da interação das estruturas cognitivas do indivíduo como o meio ao qual está ligado, gerando readaptações constantes, a organização deverá sofrer o mesmo processo se as estruturas anteriores forem mantidos ; caso contrário ela estará regredindo em seu conhecimento e não estará recebendo novas agregações.(QUEL, 2006).
Para terra (2003), gestão do conhecimento significa rever e organizar as principais políticas, processos e ferramentas de gestão tecnológicas de uma melhor compreensão dos processos de geração, identificação, validação, disserminação, compartilhamento, e uso dos conhecimentos estratégicos para gerar resultados econômicos para a empresa e benefícios para os trabalhadores.
Terra (2000) afirma que todas as empresas praticam de alguma forma a gestão do conhecimento, pois não é possível conceber o trabalho humano sem o emprego da inteligência humana e porque as empresas, nos seus processos de trabalho e crescimento para produzir bens e serviços para seus clientes.
O foco volta – se para as buscas tecnológicas que permitisse uma grande produtividade, sempre baseado em um melhoramento de maquinários. (QUEL, 2006).
No entando, as empresas como forma de competição usavam aplicação interna de tecnologia tanto chamadas tecnologias de processos, quanto de tecnologias de produção e de comunicações. O desenvolvimento no uso dessas tecnologias foi reduzido consideravelmente, com isso as empresas agora buscam outros mecanismos de competição e capacitação (QUEL, 2006).
Ainda conforme Terra e Dordon (2011), buscando um modelo de substituição relativa a mão -de- obra barata pela gestão do conhecimento, as organizações passam necessariamente pela compreensão das características individuais e coletivas associadas aos processos de criação e aprendizado.
...