TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contabilidade

Dissertações: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  3.316 Palavras (14 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 14

Introdução

A contabilidade é uma das ciências mais antigas da era humana, aproximadamente a 4000 a.C. pesquisadores observavam este conceituando sistema de controle em diferentes civilizações. Com o passar do tempo a contabilidade foi distinguindo-se como uma disciplina adulta de conhecimento justamente pelo fato de estar associada ao desenvolvimento de diversas atividades. O seu ingresso na vida social, mercantil, econômica e cultural foi e é de grande valia para controlar , medir, conhecer, as informações de produtos, interpretar os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio e seus valores

Desenvolvimento

Etapa 1

Passo 1

A contabilidade nada mais e do que as analises de demonstrações financeiras de natureza econômica, física e de produtividade. As informações são armazenadas através de dados, relatórios, e emissões de documentos. Os portadores da contabilidade são as pessoas físicas e jurídicas de atividades gerais, podendo ser também acionistas, credores em geral, integrantes dos mercados de capitais e os secundários que são as Entidades e o Físico.

A contabilidade pode ser denominada de varias formas sendo elas de:

- natureza econômica: são consideradas as demonstrações do resultado do exercício, capital e patrimônio.

- natureza física: é complemento de valores monetários, ou seja, quantidade de produtos e serviços números de clientes, empresas entre outros.

- natureza de produtividade: conceitos de avaliações mistas (financeiros e físicos) como depósitos por cliente, receita bruta per capita, etc.

- natureza financeira: capital de giro e fluxos de caixa.

Por sua vez a contabilidade e parcialmente social, e em virtude de seu critério de avaliações promove às vezes a subjetividade e incertezas na qual as entidades estão operando.

Porem e também através de suas finalidades que a contabilidade reúne informações sociais e quantitativas, pois ela traz o progresso de suas entidades em quesitos de rentabilidade, financeira, produtiva, nas tomadas de decisões, e os investidores a aumentar suas riquezas na entidade.

Passo 2

Qual a semelhança entre a vida financeira pessoa física e pessoa jurídica.

A parte financeira seja de pessoa física ou jurídica são semelhantes na questão de ambas, partes terá um gasto, ou seja, para o dia a dia temos aquisições a serem adquiridas na qual podem ser gastos com conta de água, luz, telefone, impostos, materiais de escritório, materiais de limpeza, maquinas, equipamentos eletrônicos, mercado, roupas, entre outros gastos.

Para pagamento destas aquisições disponibilizamos de certa quantia em dinheiro na qual podemos pagar a vista ou ate mesmo parcelar com o cartão de credito, boletos e carnês tudo dependera do seu fluxo de caixa. Hoje em dia temos que ter um controle destes gastos, pois acabamos entrando no vermelho e dependendo de empréstimos financeiros para quitação, aonde às vezes acaba até tendo o nome sujo na praça ou ate mesmo a falência de empresas.

O necessário e se ter um bom controle através de planilhas e relatórios para se obter um controle e ir adquirindo os bens, produtos e serviços através de nossas necessidades não se desperdiçando e tendo um controle geral dos pagamentos dos mesmos. Os resultados são os melhores, pois se acaba tendo uma visão de todos os gastos e às vezes o que esta sendo sem necessidade haverá uma redução na qual ira trazer lucros e desta forma alcançando os objetos de adquirir uma aplicação financeira, bens novos, qualidade, mão-de-obra qualificada.

Passo 3

Perguntas:

1- A Contabilidade e importante e se torna essencial nas empresas?

Sem duvidas, a contabilidade principalmente nos dias de hoje se torna e é fundamental para as empresas, sejam elas Micro, Pequena e Grande Porte, Empresas. A contabilidade esta se aprimorando cada vez mais para atender as demandas e necessidades do fisco.

2- E os Contribuintes “Empresas” estão se adaptando as atualidades?

As maiorias das empresas tiveram e ainda terão que se adaptar as variáveis mudanças que estão por vim, muitos clientes obtém suas empresas aberta para venda e prestação de produtos e serviços, mas alguns ainda não estão de acordo, ou seja, não possuem maquinas e equipamentos adequados e ainda estão na utilização de documentos manuais. Há pouco tempo tivemos a implantação da NF-e Nota Fiscal Eletrônica, junto com o Certificado Digital , e conseqüentemente o Sped Fiscal , Sped Contábil, Sped Pis-Cofins,F Cont ......e muitos outros.

As empresas aos poucos estão entrando no eixo, porem e preciso cautela e ao mesmo tempo aceleração para não ficar para trás.

3- Para que serve e quais são as obrigações acessórias existentes e obrigatórias?

As obrigações acessórias são importantíssimas, pois nelas constaram tudo o que o fisco quer e precisa que e a famosa confissão de suas Receitas, ou seja, não há como os contribuintes hoje fugir da realidade em tempo real como a emissão da nota fiscal eletrônica seja ela de produtos e mercadorias ou prestação de serviços a Secretaria da Fazenda Estadual e o Município já sabem o quanto a empresa obteve de Faturamento no mês e conseqüentemente as suas aquisições de mercadorias também. Algumas das obrigações Estaduais, Federais e Municipais são:

- Dacon, DCTF, DIPJ, DASN Federal, DASN Estadual, DES,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com