Teoria Da Contabilidade
Monografias: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DouglasRabello • 20/11/2013 • 3.690 Palavras (15 Páginas) • 237 Visualizações
Prefácio
A Contabilidade tem evoluído ao longo dos anos em função de diversos estudos que possibilitam o surgimento de novas e melhores, formas de controlar o patrimônio através de um sistema de informações que possibilitam a tomada de decisões mais racionais no intuito de garantir a continuidade e o sucesso das organizações.
Para isso, o estudo da Contabilidade como o de qualquer outra ciência, necessita estar centrado em um foco, em definições e critérios de avaliação, metodologias e teorias, conceito, em princípio fundamentos ou em um objeto que será demonstrado ao decorrer desse trabalho.
Historia da contabilidade.
O Homem primitivo praticava uma contabilidade rudimentar ao contar os instrumentos de caça, pesca e seus rebanhos.
3000AC
Mas foi na Mesopotâmia entre os rios Tigres e Eufrates atual Iraque é que foram encontrados os primeiros registros patrimoniais.
O Homem começa a registrar seus patrimônios é a origem do diário.
Os séculos passam surgem novas civilizações em torno do baixo Nilo na planície de inundação a agricultura floresceu e com ela um povo que deixou seu legado até os dias de hoje os Egípcios.
O papiro colhido nas margens do grande rio onde os escribas registravam os movimentos eram os primeiros livros contábeis;Dos Portos de Tiro e Sidom os Fenícios navegavam pelo mediterrâneo expandido suas redes de comércio, foram eles os primeiros a desenvolverem as trocas com base monetárias e simplificaram os registros por símbolos.
Da Península Itálica vieram os romanos, nascia o maior império e o mais desenvolvido império da antiguidade, que se expandiu por toda Europa norte da África e Oriente Médio, conquistando povos e nações levando a paz romana e o que se pode chamar de sistema jurídico de contabilidade organizado.
Mais impérios nascem crescem e morrem e com Roma não foi diferente. Os bárbaros invadiram a península os sons das batalhas ecoavam-se por todos os cantos, era a queda do império romano.
Em 1201DC Final da idade média e o renascimento os árabes ao invadirem a península ibérica trouxeram obras manuscritas de contabilidade que muito influenciaram o comércio na grande Europa. Comercio esse que floresceu nas cidades de Veneza, Genova, Florença e Pizza. Os comerciantes necessitavam de uma escrituração capaz de refletir os interesses dos credores e investidores e que era ao mesmo tempo útil nas relações consumidoras e fornecedores.
A sistematização da contabilidade estava a caminho, também as artes e a ciência se desenvolviam o mundo deixava a idade das trevas era o renascimento, e com ele a figura de LuccaPaccioli frade franciscano autor de uma obra que expõe o método das partidas dobradas principio contábil segundo o qual todo lançamento a crédito em uma conta faz que surja uma outra conta onde é registrada a mesma importância a débito.
A Contabilidade pode ser considerada uma ferramenta de avaliação e informação destinada a prover seus usuários as análises e demonstrações de natureza financeira, econômica, física e de produtividade, com relação à entidade/empresa objeto de contabilização.
As informações de natureza financeira e econômica constituem um núcleo central dentro da Contabilidade. Na evidenciação principal, demonstrações contábeis publicadas, apresentam as dimensões físicas e de produtividade consideram-se acessórias. O sistema de informação deve ser capaz de suprir as dimensões de produtividade e físicas.
O principal objetivo dentro da Contabilidade é, portanto o de permitir, a cada grupo de usuários, a avaliação da situação financeira e econômica da entidade/empresa (analisada), bem como fazer inferências sobre suas expectativas futuras. As demonstrações Contábeis constituirão no elemento necessário, mas não será o suficiente e nem o único. Para os usuários externos, quanto mais à utilização das demonstrações contábeis se referirem à exploração de tendências futuras, mais o grau de segurança das estimativas diminuirá.
Os objetivos da Contabilidade devem ser adequar ao que os usuários consideram como elementos importantes para os seus processos decisórios.
Dois pontos importantíssimos destacam-se dentro deste contexto:
• Ênfase a evidenciação
• Essência sobre a forma
1. Devem ser evidenciadas ou divulgadas todas aquelas informações que de alguma forma contribuem para a conformidade da avaliação e de sua situação patrimonial e de resultados, devendo permitir interferências em relação ao futuro. As informações que por qualquer motivo não estiverem explícitas nas demonstrações, devem constar em Notas Explicativas ou em Quadros Complementares.
2. A contabilidade deve-se atentar-se para os aspectos jurídicos, evitando desta forma divulgar em suas demonstrações fatos não fidedignos os quais, muitas vezes não transmitem a essência econômica. A contabilidade deve seguir a essência ao invés da forma.
Essas características de divulgação ou evidenciação devem prevalecer a cada demonstração contábil apresentada.
Uma maneira de se verificar se os objetivos da Contabilidade estão sendo alcançados conforme descritos pelo enunciado seria pesquisar periodicamente, qual o grau de utilização de demonstrações contábeis por parte dos grupos de usuários para os quais, se credita que as demonstrações contábeis devessem ser de grande utilidade. Por exemplo: sobre compras, analistas de investimentos, para aconselhamentos, ou de ações determinadas que favoreçam a companhia.
Sobre as informações geradas pela Contabilidade
De forma geral, no âmbito dos profissionais e usuários da Contabilidade, os objetivos desta, quando aplicada a uma Entidade particularizada, são identificados com a geração de informações a serem utilizadas por determinados usuários em decisões
...