Teoria Da Contabilidade
Ensaios: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: eduarda_skm • 23/3/2014 • 5.614 Palavras (23 Páginas) • 231 Visualizações
Faculdade Anhanguera de Caxias do sul
Administração- 2º semestre
TEORIA DA CONTABILIDADE
ATPS- Atividade Prática Supervisionada
Professor(a) EAD: Juliana Leite Kirchner
Tutor(a) EAD: Kelly Sinara e Silva Cavalheiro de Rezende
Caxias do sul, 23 novembro de 2013.
SUMÁRIO
Introdução .................................................................................................................................3
Objetivo da Contabilidade.........................................................................................................5
Principais Usuários e suas Necessidades .................................................................................6
Semelhança existente entre empresa x pessoa, em relação à parte financeira..........................10
Conceitos Relevantes de Ativo, Passivo, Goodwill, Receitas, Despesas, Ganhos e Perdas.....11
Demonstrações Contábeis.........................................................................................................15
A Importância das Sociedades Anônimas no Cenário Corporativo Brasileiro.........................18
Tipos de Empresas que são Criadas Sob a Forma Jurídica.......................................................20
Considerações Finais ...............................................................................................................22
Referências Bibliográficas .......................................................................................................23
INTRODUÇÃO
A contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, representando-a de forma sistemática para servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os seus potenciais usuários. Dentro deste contexto, estuda-se a teoria da contabilidade com a finalidade de se obter subsídios suficientes para a aplicação do conhecimento prático no processo contábil.
No Brasil, a estrutura da teoria contábil é definida por órgãos regulamentadores, como o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e o CPC - Comitê de Pronunciamentos Contábeis são os órgãos responsáveis por buscar a convergência da contabilidade brasileira normas internacionais. Foi criada pela resolução CFC 1.055/05, sendo que fazem parte deste comitê várias entidades brasileiras como: Bovespa, Ibracon e Fipecafi, além do próprio Conselho Federal de Contabilidade.
As Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC´s) têm por objetivo estabelecer regras de conduta profissional e procedimentos técnicos, em consonância com os Princípios Fundamentais de Contabilidade.
Postulado são comumente chamados de Pilares da Contabilidade, por serem à base de toda a teoria contábil.
O Postulado da Entidade estabelece o Patrimônio como sendo o objeto da Contabilidade, e afirma a necessidade de diferenciação do patrimônio próprio com o patrimônio da entidade jurídica, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.
O Postulado da Continuidade prevê que o processo contábil deve ser desenvolvido supondo-se que a entidade nunca terá um fim, ou seja, sem prazo estimado de duração. A suspensão das suas atividades pode provocar efeitos na utilidade de determinados ativos, com a perda, até mesmo integral, de seu valor. A queda no nível de ocupação pode também provocar efeitos semelhantes.
Princípios:
É a padronização das técnicas contábeis adotadas pela maioria dos profissionais, com o intuito de normalizar os lançamentos e relatórios, para um melhor controle do patrimônio da entidade.
- Oportunidade
- Registro pelo valor original
- Atualização monetária
- Competência
- Prudência
No Brasil, os princípios contábeis são os estabelecidos pela resolução CFC 750/93. Tais princípios servem como padrões a serem seguidos na contabilização dos fatos contábeis.
Convenções
Conceitos para servirem como um guia para o profissional da área contábil, normatizando padrões de conduta na hora de escriturar os fatos contábeis, tais como:
- Objetividade
- Conservadorismo
- Materialidade
- Evidenciação
OBJETIVO DA CONTABILIDADE
Pode ser estabelecida como o de fornecer informação estruturada de natureza econômica, financeira e, subsidiariamente, física, de produtividade e social, aos usuários internos e externos a entidade objeto da contabilidade.
O objetivo principal da Contabilidade, portanto, é o de permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.
Em ambas as avaliações, todavia, as demonstrações contábeis constituirão elemento necessário, mas não suficiente. Sob o ponto de vista do usuário externo, quanto mais a utilização das demonstrações contábeis se referir à exploração de tendências futuras, mais tenderá a diminuir o grau de segurança das estimativas.
Quanto mais a análise se detiver na constatação do passado e do presente, mais acrescerá e avolumará a importância da demonstração contábil.
...