Teoria Da Contabilidade
Ensaios: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: admrocha • 27/3/2014 • 9.418 Palavras (38 Páginas) • 224 Visualizações
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Faculdade Anhanguera de Brasília
Administração
Disciplina: Teoria da Contabilidade
Adriano de Morais Rocha – 6579312488
Damião Ribeiro de Sousa –6952496734
Gláucia de Oliveira Ferreira – 7707681551
Irany Lopes dos Santos – 7122505971
Leandro Rodrigues de Souza – 6782379559
Pábulo Azevedo da Silva – 9978021749
ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas
Tutora a Distância: Kelly Sinara e Silva Cavalheiro de Rezende
BRASÍLIA/ DF
2013
Sumário Página
Introdução 3
O objetivo da Contabilidade 4
A Contabilidade no dia-a-dia 5
Classificação de ativos – Receitas, ganhos e despesas 6
Respostas ao questionário 9
Contábeis completas e relatórios da administração 2012 13
Taxas de Cambio 24
Sociedades anônimas e sua evolução histórica........................................................................27
Tipos de empresas criadas sob a forma jurídica.....................................................................30
Sociedades empresariais e sociedades anônimas 31
Conclusão 33
Bibliografia 34
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é analisar qual metodologia, dentre as diversas alternativas de mensuração de ativos e passivos exigíveis apresentadas pela Teoria da Contabilidade, proporcionaria um valor mais aproximado da realidade do patrimônio líquido de uma empresa, sob a ótica do proprietário.
Entende-se que a importância desse trabalho, em primeiro lugar se deve ao fato da necessidade de estimular a pesquisa acadêmica na busca de metodologias de mensuração de ativos e passivos, que pudessem fornecer um valor mais aproximado da realidade do patrimônio de uma entidade. E em segundo lugar, numa economia globalizada, a necessidade de informações tempestivas, atuais e precisas sobre a situação econômico-financeira das organizações, principalmente quando suportam tomadas de decisões financeiras, que exigem o conhecimento do valor de mercado das empresas, é cada vez mais demandada pelos usuários da Contabilidade.
Não se pode ignorar que, à luz da Teoria Contábil, existem três grandes problemas, que são: 1) quando reconhecer o evento econômico na organização; 2) como mensurar em algoritmos econômicos os ativos e passivos exigíveis de uma entidade; 3) como divulgar ou comunicar aos usuários da Contabilidade, as informações econômico-financeiras que suportam as tomadas de decisões no curto e longo prazo.
Junto a este assunto segue abordados também a importância das sociedades anônimas no cenário brasileiro e suas diferenças em relação às sociedades empresarias trazendo ao conhecimento os modelos contábeis utilizados pelas empresas percebendo a relevância da Contabilidade na gestão das empresas e a visão dos profissionais desta área.
O OBJETIVO DA CONTABILIDADE
Contabilidade: sistema de informação e avaliação que visa o provimento de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários.
Objetivo principal da contabilidade é permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma.
Seus objetivos devem contribuir para o processo decisório dos usuários, não se justificando por si mesma. Antes, deve ser um instrumento útil à tomada de decisões. Devem ser observados dois pontos:
1. As empresas devem evidenciar ou divulgar todas aquelas informações que contribuem para a adequada avaliação de sua situação patrimonial e de resultados, permitindo inferências em relação ao futuro. As informações que não estiverem explícitas nas demonstrações, devem constar em Notas Explicativas ou Quadros Complementares.
2. A contabilidade tem íntimo relacionamento do com os aspectos jurídicos os quais, muitas vezes não conseguem retratar a essência econômica. Visando bem informar, a contabilidade deve seguir a essência ao invés da forma.
A contabilidade é uma ciência social no que se refere às suas finalidades, mas, quanto a metodologia de mensuração, reúne tanto o social quanto o quantitativo.
Quanto as finalidades, é social, uma vez que por suas avaliações do progresso das entidades, permite conhecer-se a posição de rentabilidade e financeira, e de forma indireta auxilia os acionistas, tomadores de decisões, investidores a aumentar a riqueza da entidade.
Como metodologia, é parcialmente social uma vez que seus critérios de avaliação envolvem muitas vezes subjetividade e incerteza, oriundas do próprio ambiente social e econômico no qual as entidades estão operando.
É parcialmente quantitativa, por materializar-se através da equação patrimonial básica
(ATIVO = PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO).
A CONTABILIDADE NO DIA-A-AIA
Semelhança: Para poder administrar minhas finanças, é preciso assessorar e fazer controle de gastos necessários,
...