Teoria Da Contabilidade
Trabalho Universitário: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tothi • 3/4/2014 • 2.297 Palavras (10 Páginas) • 176 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO
TEORIA DA CONTABILIDADE
Sumaré, SP
2013
ADMINISTRAÇÃO
TEORIA DA CONTABILIDADE
Curso: Administração – 1º série – Economia
ANHANGUERA SUMARÉ 2013
SUMÁRIO
Introdução
Nesta ATPS falaremos a respeito da importância que a contabilidade tem dentro das empresas, através dela podemos analisar o que o que entra e sai dentro de uma organização, o total de despesas, e lucros que a empresa tem a cima dos recursos da empresa.
Através da contabilidade podemos observar as dividas e os bens, que vão determinar se elas ganhando ou perdendo, e a partir disso, solucionar novas soluções positivas e melhores recursos financeiros para a organização.
É preciso que haja a contabilidade dentro das empresa, pois ela faz parte de todo o processo de trabalho, através dela podemos ter um controle, do que se entra e saí, e com isso futuramente, deduzir quedas econômicas indesejáveis, e aspectos negativos para empresa.
Objetivo da contabilidade
A contabilidade tem como objetivo de nos transmitir as informações e avaliações, seja ela de natureza financeira, econômica, física ou produtividade de cada usuário. Para cada informação é usada técnicas diferentes, pois cada situação precisa de um conjunto de dados; ela é procurada por pessoa física ou jurídica que tenha interesse em avaliar a evolução de uma empresa, os usuários preferências ou os externos são os acionistas de uma determinada empresa, os credores, emprestadores de recursos e os integrantes do mercado. Já os das empresas e o fisco são os usuários secundários.
Na informação econômica deve-se demonstrar os resultados praticados do capital e do patrimônio, para a informação financeira deve-se informar as movimentações como as entradas e saídas dos recursos. Usamos também na informação financeira investimentos em infra-estruturais, despesas e impostos, frotas e equipamentos, estoque entre outros, pois para cada empresa é usado o seu capital de giro. A informação física serve para dar os valores monetários e na produtividade usamos a utilização aos conceitos e avaliação de cada gasto. A contabilidade é importantíssima para a avaliação de cada situação econômica e financeira de cada empresa, para que, com isso possamos deduzir futuras quedas indesejáveis. Ela contribui para todo processo decisório.
O núcleo central da contabilidade e constituído pela informação de natura financeira e econômica, já as informações de natureza física e produtividade são complementares as demonstrações contábeis tradicionais. A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões, oferece maior controle financeiro, econômico para as empresas, pois com ela podemos extrair informações que nos mostrará números, para que através deles podemos analisar como a empresa está.
Portanto a contabilidade é necessária para todas as empresas, ela ajuda no processo de decisão de pequenas e de grandes negócios. A subjetividade da contabilidade moderna é o que justifica seu encaixe como ciência social. Cada contador hoje é muito mais administrador empresarial do que um analista de dados econômico e financeiro, a contabilidade nada mais é, que o responsável pelo controle do patrimônio das empresas, ela consiste em conhecimento obtido racionalmente, e generalidade em níveis qualitativo e quantitativos semelhantes as demais ciências sócias. Pois o objeto da contabilidade é sempre o patrimônio de uma empresa, é o patrimônio também é o objeto de outras ciências sociais, como: da administração do direito e da economia .
Contabilidade pessoa física X contabilidade empresa jurídica
Desde os tempos mais remotos, o homem busca meios de avaliar a sua riqueza. Como próprio da natureza humana, o homem tende a ser ambicioso, e está sempre avaliando seus ganhos e suas perdas .
Observamos, que alguns atos relacionados a contabilidade , está presente na vida das maiorias das pessoas , como o ato de receber ou pagar algo.
Como pessoas físicas, nos atentamos em comprarmos o essencial para o nosso bem estar e de nossa família, atentamos também em quitarmos nossas dívidas, recebermos daqueles que nos devem e com muito custo, procuramos depositarmos algum valor em uma conta bancária, mesmo que seja um pequeno valor , para utilizarmos em momento de eventual necessidade.
Enquanto como pessoas físicas, nos atentamos a aplicarmos em nossas vidas, somente alguns pequenos atos referente a contabilidade, nas empresas estas se vêem obrigadas a utilizar todos os recursos da contabilidade para administrar suas finanças.
Como pessoas físicas, utilizamos basicamente as funções de debitar e creditar , mas a contabilidade em relação as empresas é necessário contabilizar todos os atos da empresa , independentemente de qual seja sua constituição.
As empresas contabilizam todos os atos para uma melhor administração e também para controle financeira da empresa, pois é através de lançamentos contábeis que a empresa fica a par de sua situação financeira e econômica.
Através da contabilidade, as empresas controlam o caixa da empresa, as contas a pagar e receber, e também de seus estoques.
As empresas utilizam do objetivo da contabilidade, que se baseia em fornecer informações estruturadas de natureza econômica e financeira, para usuários internos e externos.
As empresas em geral utilizam de razonetes e balancetes.
Conceito como despesas, receitas, patrimônio líquido, débitos e créditos, são conceitos que podem ser evidenciados tanto em relação a pessoa física quanto em relação a empresa , independentemente de qual seja sua forma de constituição.
Podemos afirmar também, que o conceito de ativos e passivos existem tanto na vida de uma pessoa física , como na vida de uma empresa, visto
...