Teoria Da Contabilidade
Trabalho Universitário: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: keilaMS • 24/5/2013 • 2.721 Palavras (11 Páginas) • 299 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO ADMINISTRAÇÃO
DESAFIO DE APRENDIZAGEM DE TEORIA DA CONTABILIDADE
Dezembro/2010
ACADÊMICAS:
TEORIA DA CONTABILIDADE
Trabalho do 2º semestre do Curso de Administração, apresentado para avaliação parcial da disciplina de Teoria da Contabilidade;
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 05
2. OBJETIVO DO ESTUDO 06
2.1 CUSTO DE OPORTUNIDADE-CURVA DE PRODUÇÃO-PRODUTO ELÁSTICO-PRODUTO INELÁSTICO 07
2.1.1 MICROECONOMIA-FORMAÇÃO DE PREÇOS-MAXIMIZAÇÃO DE LUCROS 09
2.1.1.1 PRODUÇÃO DE MERCADO-MERCADO SOB CONCORRÊNCIA PERFEITA E MONOPOLISTA 10
2.1.2 COMPORTAMENTO DA OFERTA E DA DEMANDA 12
2.2 NOÇÕES DE MACROECONOMIA 13
2.3 CONCLUSÃO 16
3. BIBLIOGRAFIA 17
Resumo
O papel da contabilidade como fornecedora de informações para tomada de decisão e promotora da eficácia em finanças está em discussão devido às implicações junto ao mercado de capitais. As demonstrações contábeis são fundamentais para análise da situação econômica-financeira por seus usuários. A problemática analisada pode ser resumida na seguinte questão: Quais são os principais impactos no Balanço Patrimonial a partir da Lei 11.638/07? O presente trabalho tem como objetivo apresentar as mudanças ocorridas na demonstração contábil denominada Balanço Patrimonial, com o advento da nova Legislação Societária e o Ambiente Internacional de Negócios. A metodologia adotada na elaboração deste artigo remete a utilização de pesquisa bibliográfica, através de fontes primárias: legislação e normas regulamentadoras e fontes secundárias, como livros e artigos científicos. Traz como resultado que as mudanças fazem parte de esforço pela convergência entre os padrões contábeis locais e internacionais. Conclui-se que os impactos ocorridos no Balanço Patrimonial em razão das atualizações nas normas contábeis brasileiras é essencial, por conta da adequação do Brasil ao cenário contábil internacional.
Palavras-chave: Contabilidade, Balanço Patrimonial
Introdução
A globalização dos negócios, no que diz respeito ao desenvolvimento do mercado de capitais internacional, e o crescimento dos investimentos diretos estrangeiros somado à formação de blocos econômicos, traz consigo a necessidade de se ter um conjunto de normas contábeis internacionais que viabilizem a comparação de informações entre companhias de um mesmo grupo ou de grupos distintos.
As demonstrações contábeis diante dessa nova realidade, onde se torna obrigatória a adoção de um padrão contábil internacional, se depara com a problemática sobre quais as principais alterações na demonstração contábil do Balanço Patrimonial.
O objetivo principal deste estudo é mostrar quais as mudanças que ocorreram a partir da Legislação Societária lei 11.638/07 no balanço patrimonial. Segundo Iudícibus (1997), o conhecimento que a contabilidade proporciona a respeito do seu objetivo está em constante desenvolvimento, como, aliás, ocorrem nas demais ciências em relação aos seus respectivos objetivos.
Através de um inventário sobre o tema, nota-se que a discussão sobre as mudanças no ambiente contábil é atual e que até 2005 não havia obras que tratassem sobre a Contabilidade Internacional no Brasil, porém em 2008, onde passou a vigorar a Lei 11.638/07 provocou um forte impulso e tem apresentado um grande crescimento, e é possível encontrar publicações de autores conceituados, como José Carlos Marion, Sergio de Iudícibus e Jorge Katsumi Niyama.
EMPRESAS PESQUISADAS: Gol
As demonstrações financeiras individuais e consolidadas da Companhia e de suas controladas, do exercício findo em 31 de dezembro de 2008, foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, normas da Comissão de Valores Mobiliários - CVM, Plano de Contas da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, pronunciamentos técnicos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), e com observância das disposições contidas na Lei das Sociedades por Ações, alterada pela Lei nº. 11.638/07 e Medida Provisória n°. 449/08, alinhados com as práticas contábeis internacionais especificas do setor, emanadas das normas internacionais de contabilidade, quando da ausência de normas locais especificas.
Parecer dos auditores independentes Aos Acionistas, Conselheiros e Administradores da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A. São Paulo, SP 1. Examinamos os balanços patrimoniais, individual e consolidado, da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A. e empresas controladas, levantados em 31 de dezembro de 2008, e as respectivas demonstrações do resultado, das mutações do patrimônio líquido, dos fluxos de caixa e do valor adicionado correspondentes ao exercício findo nessa data, elaborados sob a responsabilidade de sua Administração. Nossa responsabilidade é a de expressar uma opinião sobre essas demonstrações financeiras. 2. Nosso exame foi conduzido de acordo com as normas de auditoria aplicáveis no Brasil e compreendeu: a) o planejamento dos trabalhos, considerando a relevância dos saldos, o volume de transações e os sistemas
...