TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contabilidade

Exames: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  3.179 Palavras (13 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução

Conforme desafio proposto sobre um estudo dirigido, apresenta-se o objetivo desse trabalho que é de enfatizar as obrigatoriedades das demonstrações contábeis obrigatórias no Brasil: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA), e as Demonstrações das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR). Porém, devemos ressaltar a importância da elaboração das notas explicativas como complemento das demonstrações contábeis.

As demonstrações contábeis tem o objetivo de fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mudanças na posição financeira da entidade, que sejam úteis a um grande número de usuários, em suas avaliações e tomadas de decisões econômicas.

Desenvolvimento

Resumo

O objetivo da contabilidade é fornecer informações estruturadas de natureza econômica e financeira aos usuários internos e externos a uma entidade objeto da contabilidade.

Alguns exemplos:

Usuários internos - Presidente, Administrador e Colaboradores; e

Usuários externos - Investidores, Credores e Acionistas.

Alguns sistemas são usados na coleta de dados para a emissão de relatórios contábeis, são eles:

Informação de natureza econômica considerado a visão para se fazer as demonstrações do resultados do exercício, capital e patrimônio de uma empresa;

Informação de natureza financeira é o fluxo de caixa e o capital de giro;

Informação de natureza física é o complemento aos valores monetários onde são geradas de produtos ou serviços, número de depositantes em um banco, número de clientes ou de funcionários de uma empresa;

Informação de natureza de produtividade se refere à utilização mista de conceitos financeiros e físicos, como: receita bruta per capita, depósitos por cliente, etc.

As informações de natureza financeira e econômica constituem o Núcleo Central da Contabilidade. As de natureza física e de produtividade são complementares às demonstrações contábeis tradicionais.

O objetivo principal da contabilidade é avaliar a situação financeira e econômica do usuário para que possa inferir nas tendências futuras da mesma, ser um instrumento que contribua na tomada de decisões. Mas para isso é preciso observar dois pontos importantes:

1 - A empresa deve contribuir e informar explicitamente todas as informações nas demonstrações de sua situação patrimonial e todos os seus resultados;

2 - Deve-se obedecer à essência ao invés da forma, registrar na contabilidade uma operação de financiamento (essência) e não de compra de venda (forma).

A finalidade da contabilidade é auxiliar os acionistas, os tomadores de decisões e seus investidores a conhecer sua posição de rentabilidade. É também parcialmente quantitativa, por materializar-se através da equação patrimonial básica:

(ATIVO = PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO).

Por está dentro de uma empresa a maior parte do meu dia, posso acompanhar passo a passo o que acontece dentro dela, o financeiro, o fiscal, o administrativo, o marketing, o contábil, entre outros. Cada área especificamente tem sua particularidade, algumas nos chamam a atenção por certos detalhes não repentinos, outras pela rotina, o que podemos associar entre nossas vidas pessoais financeiras e a de uma empresa é que ambas tem compromissos a quitar, deveres e obrigações. Tanto na empresa quanto na vida particular devemos ter um controle de tudo que recebemos e de tudo que gastamos, exemplo, fazer uma planilha mensal das nossas obrigações, sempre com datas, descrições, valores, para que fique organizado e não fuja do controle, lembrando sempre que, só podemos fazer compromissos com o que podemos arcar, tanto dentro de uma empresa, quanto na nossa vida particular. Os objetivos em curto prazo é fazer investimentos, seja de compra de insumos, equipamentos, maquinarias, mão de obras, mas isso dentro de uma empresa, em particular também podemos ter investimentos, seja na compra de algum imóvel, automóvel, bens... Enfim. E em longo prazo são os resultados desses investimentos.

A empresa que entrevistamos foi o Supermercado Vila Boa.

1. A contabilidade é um instrumento de análise, gerenciamento e decisões, você utiliza-se de suas demonstrações para o gerenciamento estratégico na empresa?

Sim

2. A contabilidade esta em todos os negócios e estilos da empresa?

Não

3. Você como empresário tem reconhecimento da receita após a transferência?

Sim

4. Sua empresa tem fidelidade de informar seus registros contábeis?

Sim

5. Quando a contabilidade da sua empresa tem dúvida diante de dois montantes de dívida da empresa com terceiros, ela registra o maior valor?

Sim

6. Na sua empresa você utiliza a contabilidade? Em que setores?

Sim, no financeiro, no departamento fiscal, no RH e no gerenciamento de mercadorias (o estoque).

7. O controle da contabilidade na sua empresa é fundamental? Por quê?

Sim, porque posso ter um controle dos pagamentos, tudo que entra e sai da empresa, verificar o gasto mensal, anual e acompanhar de perto o balanço do meu patrimônio.

Resumo (equipe)

Ativos podem ser definidos também como reservas de benéficos futuros prováveis que são obtidos ou controlados por uma entidade.

A incorporação de um benéfico futuro provável aparece como característica essencial dos ativos. O ativo é um recurso controlado pela empresa que gera benefícios econômicos futuros e representa uma promessa futura de caixa. Pode também ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com