Teoria Da Contabilidade
Trabalho Universitário: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: apocarontas • 8/9/2014 • 870 Palavras (4 Páginas) • 259 Visualizações
Os homens primitivos praticavam a contabilidade rudimentar ao fazer suas armas de caça e contar seus rebanhos. Os primeiros registros patrimoniais foram encontrados na mesopotâmica entre o rio tigre e o rio Eufrates.
Os primeiros livros contábeis foram criados pelos egípcios e foram feitos com papiro (que era cultivado as margens do rio Nilo. Os fenícios foram os primeiros a desenvolver as trocas em base monetárias, simplificando assim os registros por símbolos. Os romanos com a seu reinado em expansão e conquista de povos por toda a Europa criou o sistema jurídico de contabilidade.
Em 1.201 Luca Pacioli, foi um Frade franciscano autor de uma obra que expôs o método das partidas dobrada, que era um sistema onde todo o lançamento a crédito em conta fazia com que criasse outra conta com a mesma importância a débito.
Em 1.500 na descoberta do Brasil, chegaram os Provedores da Fazenda que eram instituídos pelo governo geral com esse título fazendo o papel de contador. Em 1.700 com o desenvolvimento da colônia, cartas regia regulamentava os princípios contábeis instituindo cargos e funções. Em 1.770 com a vinda da família real ao Brasil foi criada a lei do ensino da contabilidade. Mas em 1.810 foi instalada a aula de comércio da corte e então foram criadas novas escolas de ensino criando normas e métodos. A maior e mais antiga instituição da história que se tem notícia foi fundada em 18/04/1869 que eram os guarda livros da corte real na cidade do Rio de Janeiro. Após passado alguns anos, em 1905 os diplomas da academia de comercio do Rio de Janeiro e da escola pratica do comercio de São Paulo foram reconhecidos como oficiais. O primeiro Congresso Nacional de Contabilidade foi realizado no ano 1.924 na cidade do Rio de Janeiro. Eurico Gaspar Dutra foi o presidente que sancionou a Lei (Decreto Lei 9.295/46) reconhecia uma da mais antiga profissão no Brasil. Ábaco é um instrumento contábil que surgiu a 3.500 anos atrás, palavra proveniente do grego Ábaquis (contador). Entre 1.450 e 1.455 Gutenberg criou a primeira prensa que foi usada para colar as folhas e as gelatinas dos livros diários. Mas foi em 1.642 que o francês Blaise Pascal criou a primeira máquina auxiliadora de cálculo. Ao longo dos anos esse aparelho foi sendo aperfeiçoados, e em 1.901 surgiu a máquina Elles que foi a percussora maquina contábil criado por Raul Knowles. Datilografo ou Mecanógrafo é o nome técnico dado a máquina de escrever inventada em 1.714 pelo engenheiro inglês HeryBill.A contabilidade estuda interpretar e registrar os fenômenos que passam afetar o patrimônio de uma entidade. Tendo como finalidade controlar e fornecer aos seus administradores os registros de toda movimentação contábil. O livro é utilizado para o cumprimento da função histórica na contabilidade, utilizando a ordem cronológica dos fatos ocorrido na entidade. O livro diário é obrigatório por lei sendo ele o livro mais importante na contabilidade. Os homens primitivos praticavam uma contabilidade bem simples, mas a contabilidade da época supria a necessidade do momento, e tinha como função avaliar decréscimos e acréscimos da riqueza do homem. A contabilidade atualmente e vista por outro ângulo, além de auxiliar as entidades a cumprir suas obrigações perante o fisco, ela é ferramenta indispensável no gerenciamento e nas tomadas de decisões, controlando executando e fornecendo consultoria bem como
...