Teoria Da Contabilidade
Trabalho Universitário: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Iza25 • 9/9/2014 • 928 Palavras (4 Páginas) • 4.836 Visualizações
TEORIA DA CONTABILIDADE
VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Questionário:
1) Explique como a existência de um arcabouço teórico e o nível de desenvolvimento da teoria contábil pode influenciar ou ser uma das causa das diferenças internacionais.
R.: As causas para estas diferenças estão no sistema legal vigente, forma de captação de recursos, nível deinfluência da profissão contábil, vinculação da legislação tributária com a escrituração mercantil, nível de qualidade da educação na área contábil e o nível de desenvolvimento da teoria contábil, estrutura empresarial, invasões, localização geográfica, colonização, linguagem, nível de inflação e religião, conforme Niyama (2007, p. 25).
O sistema legal common law, utilizado em países como Inglaterra e Estados Unidos, Canadá e Nova Zelândia, onde não é necessário detalhar as regras a serem aplicadas e neste sistema os acionistas têm a preferencia e a criatividade para interpretar as leis pode proporcionar brechas legais.
No sistema legal code law adotado por países como Alemanha, França Japão, as regras a serem cumpridas são bem detalhadas e a maior preocupação é com os credores.
2) Em alguns países, diz-se que a profissão contábil é auto regulamentada. O que isso significa em termos práticos?
R.: Quer dizer que é uma profissão com pouca influencia do Governo, responsável por suas normas contábeis, padrão de auditoria e todos os procedimentos com seus profissionais em termos de certificações.
3) De no mínimo duas razões que justificam por que a profissão contábil no Brasil ainda não tem amadurecimento (status) se comparada com países como Estados Unidos.
R.: A profissão nesses países é auto regulamentada e é responsável pela promulgação de padrões contábeis.
No Brasil, nossos contadores não têm reconhecimento, sendo vistos na maioria dos casos como meros guardadores de livros.
4) De no mínimo duas razoes que justificam por que o ensino da contabilidade no Brasil ainda não evoluiu qualitativamente se comparado com países como Estados Unidos.
R.: Docentes sem a devida especialização e experiências.
Poucos cursos de mestrado e doutorado na área contábil.
5) O nível de inflação de um país pode ser caracterizado como uma das causas das diferenças internacionais Por quê?
R.: Pode causar diferenças sim, porque em países que a inflação é alta, a contabilidade é muito complexa, pelo motivo de ter que atualizar valores constantemente.
6) Explique por que a vinculação da legislação tributaria com a escrituração mercantil é considerada uma das principais causas das diferenças internacionais.
R.: Porque em alguns países existem regras independentes para propósitos fiscais e para financial reportinng voltado para usuários externos, enquanto em outros existe conjunto detalhado de procedimentos contábeis que atende tanto propósitos fiscais como também usuários externos.
7) O Brasil desde 2007 está passando por mudanças sucessivas na legislação societária. Explique o que todas essas mudanças impactam na contabilidade.
R.: Com o surgimento de novas evidenciações vieram mudanças de paradigmas, ramificações da profissão e, a contabilidade está sendo vista realmente como ciência. Surgem algumas novas evidenciações como: Ajuste a Valor Presente, Estrutura Conceitual Básica, ativo Biológico e Produto Agrícola, dentre outros. A contabilidade está baseada em princípios e não mais em regras, as operações são dotadas de raciocínio e não somente obedecer a regras.
8) O sistema legal de um país pode ser classificado como common-low e code-low, tendo destacada influencia na classificação dos países. Comente como é o ambiente legal e regulamentar no Brasil, se enquadrável como common-low ou code-low.
R.: O Brasil é code-low, que significa direito codificado, aquele que é preciso explicar e detalhar todos os procedimentos.
...