Teoria Da Contabilidade
Pesquisas Acadêmicas: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rosianebrito_85 • 13/9/2014 • 598 Palavras (3 Páginas) • 276 Visualizações
Atividade 01 aulas 01 a 04
1) Descreva sobre a história da contabilidade.
A história da contabilidade está vinculada as necessidades dos humanos ao decorrer da nossa evolução foram se observando ao longo dos anos que precisavam da organização da vida social, com ela veio a necessidade da escrituração, ou melhor, da origem das posses e da regularização e prova dos bens adquiridos ao longo da vida de cada individuo, assim demonstrando a interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos. Deixando a caça, o homem voltou-se à organização da agricultura e do pastoreio. A organização econômica acerca do direito do uso do solo acarretou em separatividade, rompendo a vida comunitária, surgindo divisões e o senso de propriedade. Assim, cada pessoa criava sua riqueza individual.
Ao morrer, o legado deixado por esta pessoa não era dissolvido, mas passado como herança aos filhos ou parentes. A herança recebida dos pais denominou-se patrimônio. O termo passou a ser utilizado para quaisquer valores, mesmo que estes não tivessem sido herdados.
2) Imaginavam que a contabilidade deveria dedicar-se ao estudo das contas, estamos falando:
a. - Contista
b. - Controlista
c. - Personalista
d. - Aziendalista
3) Admitiam que a instituição, a empresa, são os objetos de nosso estudo e que a Contabilidade nada mais faz que inserir-se em um complexo de matérias que se aplicam ao campo celular social:
a. - Contista
b. - Controlista
c. - Personalista
d. - Aziendalista
4) Reconheceram que o objeto de estudos da Contabilidade é o patrimônio, enquanto riqueza gerida para cumprir o fim aziendal.
a. - Contista
b. - Controlista
c. - Patrimonialista
d. - Aziendalista
5) Fale sobre Frei Luca Pacioli.
Frei Luca Pacioli foi matemático, teólogo, contabilista entre outras profissões. Escreveu "Tratactus de Computis et Scripturis" (Contabilidade por Partidas Dobradas), publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, neste livro foi considerado o “pai dos autores de Contabilidade”. Mas apesar de ser considerado o pai da Contabilidade, não foi o criador das Partidas Dobradas. O método já era utilizado na Itália, principalmente na Toscana, desde o Século XIV. A obra de Frei Luca Pacioli, contemporâneo de Leonardo da Vinci, que viveu na Toscana, no século XV, marca o início da fase moderna da Contabilidade. Ela não só sistematizou a Contabilidade, como também abriu precedente que para novas obras pudessem ser escritas sobre o assunto. É compreensível que a formalização da Contabilidade tenha ocorrido na Itália, afinal, neste período instaurou-se a mercantilização sendo as cidades italianas
...