Teoria Da Contabilidade
Dissertações: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: emily23 • 16/9/2014 • 2.477 Palavras (10 Páginas) • 243 Visualizações
TEORIA DA CONTABILIDADE
PROFESSORA EAD. MA. JULIANA LEITE KIRCHNER
PROFESSOR-TUTOR PRESENCIAL ELENICE ALVES DA SILVA
PROFESSOR-TUTOR ALECZANDRA KRYSNA MICHALSKI PIAZZA
JACAREÍ/SP
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1. ORIGEM DA CONTABILIDADE 3
2. OBJETIVOS E UTILIZAÇÕES DA CONTABILIDADE 5
2.1. A importância da Contabilidade, Objetivos e Utilização 5
2.1.1. Objetivo da Contabilidade 5
2.1.2. Principais Usuários e suas Necessidades 5
2.1.3. As Características Qualitativas das Demonstrações Contábeis 6
2.2. Relatório da Diretoria 6
2.3. Notas Explicativas 7
2.4. Parecer dos Auditores 7
2.5. Valor Adicionado 8
3. PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE 8
3.1. Princípio da Entidade 8
3.2. Princípio da Continuidade (ou não) 8
3.3. Princípio da Oportunidade 8
3.4. Princípio de Registro pelo Valor Original 9
3.5. Princípio da Atualização Monetária 9
3.6. Princípio da Competência 9
3.7. Princípio da Prudência 9
4. CONCEITOS BÁSICOS DA CONTABILIDADE 11
4.1. Ativo 11
4.2. Passivo e Patrimônio Líquido 12
4.2.1. Passivo 12
4.2.2. Patrimônio Líquido 13
4.3. Receitas, Despesas, Ganhos e Perdas 14
CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
REFERÊNCIAS 15
INTRODUÇÃO
Desde os primórdios da Civilização podemos verificar a existência da Contabilidade, mesmo que de uma forma mais simplificada e limitada.
Em livros da Bíblia podemos verificar através de histórias de personagens relatados homes como Jó e Abraão contando as suas riquezas, contando as criações de gado, ovelhas, jumentos, camelos, etc.
Ainda que a Contabilidade já existisse desde o princípio da civilização podemos ver um desenvolvimento muito lento ao longo dos séculos.
O Crescimento da Contabilidade e o seu aperfeiçoamento foram as consequências naturais das necessidades geradas pelo advento do capitalismo, mas foi somente no século XV é que a Contabilidade atingiu um nível de desenvolvimento notório.
Através do desenvolvimento deste trabalho vamos ver como ocorreu o desenvolvimento da Contabilidade até os dias atuais, os seus objetivos e a sua importância dentro da empresa.
1. ORIGEM DA CONTABILIDADE
Segundo MARION (2011) a contabilidade teve origem na antiguidade onde não havia o registro de números, escrita e moedas, sua função era basicamente o registro de fatos, como exemplo saber se em seu rebanho de ovelhas, havia ocorrido ou não o aumento de cabeças de determinado inverno a outro, ou se havia alimentos suficientes à sobrevivência, além do numero de armas que possuíam. E com o auxilio de pedras começaram a fazer seus inventários ainda de forma empírica. Até mesmo a ambição se tornou uma grande ancora para a criação da contabilidade, por ser o homem um ser ambicioso que deseja sempre mais e que busca por desafios.
Alguns teóricos de acordo com MARION (2011) dizem que a contabilidade existe, pelo menos desde 4.000 A.C, outros falam em 6.000 A.C, até mesmo na bíblia há o registro de contabilidade, por exemplo, no livro de Jó, que era um homem muito rico e justo da terra de Uz no Oriente, suas riquezas descritas no versículo três do primeiro capitulo, observa-se:
“E era o seu gado sete mil ovelhas, e três mil camelos, e quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas”.
Além desse livro, em muitos outros na bíblia há a existência da contabilidade.
De acordo com SANTOS (2005), há registros da existência da contabilidade na antiguidade em uma antiga cidade da Mesopotâmia denominada Uruk, onde as primeiras fichas de barro foram encontradas em 8.000 A.C. Nesse período a contabilidade era utilizada para controle de estoques de produtos agrícolas e animais, há também a descoberta de registros em grutas através de pinturas, entalhes em pedaços de ossos, argila, os papiros no Egito, etc.
De acordo com o artigo “Historia da Contabilidade”, na cidade de Ur, na Caldéia, onde viveu Abraão, personagem bíblico citado no livro Gênesis, encontram-se em escavações, importantes documentos contábeis: tabela de escrita cuneiforme, onde estão registradas contas referentes á mão-de-obra e materiais, ou seja, Custos Diretos. Isto significa que, há 5.000 anos antes de Cristo, o homem já considerava fundamental apurar os seus custos.
Já os gregos, baseando-se em modelos egípcios, 2.000 anos antes de Cristo, já escrituravam Contas de Custos e Receitas, procedendo, anualmente, a uma confrontação entre elas, para apuração do saldo. Os gregos aperfeiçoaram o modelo egípcio, estendendo a escrituração contábil às várias atividades, como administração pública, privada e bancária.
A evolução da contabilidade se deu a passos curtos e se desenvolveu graças ao desenvolvimento comercial, social e institucional das sociedades, cidades ou nações.
Na Itália, em 1202, foi publicado o livro "Liber Abaci”, de Leonardo Pisano, estudavam-se na época, técnicas matemáticas, pesos e medidas, câmbio, etc., tornando o homem mais evoluído em conhecimentos comerciais e financeiros.
O aperfeiçoamento e o crescimento da Contabilidade foram à consequência natural das necessidades geradas pelo advento do capitalismo, nos séculos XII e XIII. O processo de produção na sociedade capitalista gerou a acumulação de capital, alterando-se as relações
...