Teoria Da Contabilidade
Ensaios: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gjs.andreia • 2/10/2014 • 856 Palavras (4 Páginas) • 272 Visualizações
O Objetivo da Contabilidade
Contabilidade é um sistema de informação e avaliação que visa o provimento de demonstração e análise de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários.
Sistema de informação é um conjunto de dados, técnicas de acumulação, ajustes e emissão de relatórios.
Usuário pode ser pessoa física ou jurídica que tem interesse no sistema de gestão de uma entidade. Usuários preferenciais ou externos são: acionistas, credores em geral e emprestadores de recursos e integrantes do mercado de capitais, já os usuários secundários são os administradores da entidade e o fisco.
Informação de natureza econômica deve ser considerada a visão do que seja econômica para contabilidade (demonstração do resultado do exercício, capital e patrimônio). A informação de natureza financeira se caracteriza pelos fluxos de caixa, capital de giro, etc., informação de natureza física são complemento aos valores monetários (quantidades geradas de produtos ou serviços, números de depositantes num banco, número de clientes numa empresa, números de funcionários numa empresa, etc.). Informação de natureza de produtividade é a utilização mista de conceitos de avaliação (financeiros) e quantitativos (físicos).
As informações de natureza financeira econômica constituem o Núcleo Central da Contabilidade, já as informações de natureza física e de produtividade não são complementares as demonstrações contábeis tradicionais.
Objetivo principal da contabilidade é permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma.
A contabilidade é uma ciência social no que se refere as suas finalidades, mas, quanto a metodologia de mensuração, reúne tanto o social quanto o quantitativo. Quanto a finalidade é social e no que se refere a metodologia é parcialmente social, uma vez que seus critérios de avaliação envolvem muitas vezes subjetivas e incerteza, oriundas do próprio ambiente social e econômico no qual as entidades estão ampliando. É parcialmente quantitativa, por materializar-se através da equação patrimonial básica (ATIVO = PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO).
A semelhança existente na vida financeira particular e a da empresa
Bem, mesmo com as grandes diferenças que existem na administração de uma casa com a
Administração de uma empresa sejam latentes, também se faz necessário pelo menos um mínimo de teoria administrativa para o dia-a-dia de uma casa, vamos a elas:
1º torna-se essencial um controle de gastos efetivo entre todos os moradores da casa, independente se esses moradores contribuem com a receita ou não.
2º Toda receita, principalmente de quem comanda as ações domésticas, devem ser controladas, para que com a chegada das contas normais, despesas, como água, luz, telefone, alimentação, etc….
Também tem que ser muito controlado aquelas contas de começo do ano, tais como: IPTU, IPVA(neste caso para quem tem automóvel), material escolar para os filhos, que são situações que só podem ser sanadas com tranquilidade se, no ano anterior, estes controlam de gastos for feito com muito cuidado, sendo tudo muito bem anotado, pois na vida doméstica a possibilidade de acontecer gastos imprevistos é muito grande, cabendo ao condutor deste processo administrativo, muita “ginga” para conseguir superar estes obstáculos e ainda poder formalizar um dinheiro em caixa para as despesas extras, que com certeza aparecem.
1) Como se aplica o termo contabilidade em sua gestão empresarial em princípios fundamentais e metas que se propõem?
Auxiliando na tomada de decisões,
...