Teoria Da Contabilidade
Artigos Científicos: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pamelaeartur • 27/10/2014 • 3.101 Palavras (13 Páginas) • 238 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
TEORIA DA CONTABILIDADE
ALEXSANDER MANOEL FERREIRA–RA: 444689
ELISSANDRA DA ROCHA GOES – RA: 416782
MARCELO ALMEIDA DE OLIVEIRA– RA: 416787
MÁRCIA SIQUEIRA DE BRITO – RA: 7706639358
PAMELA BISPO DE OLIVEIRA– RA: 4206326
THIAGO HENRIQUE BARBOSA DOS SANTOS – RA: 439449
Professor EAD : MA. JULIANA LEITE KIRCHNE
SÃO SEBASTIÃO/DF
Novembro de 2013.
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
TEORIA DA CONTABILIDADE
ALEXSANDER MANOEL FERREIRA–RA: 444689
ELISSANDRA DA ROCHA GOES – RA: 416782
MARCELO ALMEIDA DE OLIVEIRA– RA: 416787
MÁRCIA SIQUEIRA DE BRITO – RA: 7706639358
PAMELA BISPO DE OLIVEIRA- RA 420636
THIAGO HENRIQUE BARBOSA DOS SANTOS – RA: 439449
SÃO SEBASTIÃO-DF
Novembro DE 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1.RELVANCIA DA CONTABILIDADE NA GESTÃO DAS EMPRESAS 5
2.CONCEITO RELEVANTES DE ATIVO, PASSIVO, GOODWILL, RECEITAS, DESPESAS, GANHOS E PERDAS: 6
3.ATIVIDADES 7
4.DESCRIÇÃO DA CONTA 8
5.RELATÓRIOS CONTÁBEIS 9
4-ATIVO E SUAS FORMAS DE AVALIAÇÃO COM ÊNFASE NO ATIVO INTANGÍVEL 9
ATIVO INTANGÍVEL 10
4.1- CONCEITUANDO PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO 11
PASSIVO (EXIGIBILIDADE) 11
PATRIMÔNIO LÍQUIDO 12
4.2- CONCEITUANDO RECEITAS, DESPESAS, PERDAS E GANHOS. 12
RECEITA 12
DESPESAS 12
PERDAS 12
GANHOS 13
5- CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
7- REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 15
INTRODUÇÃO
No desenvolvimento, que decorrem neste trabalho, apresenta-se uma visão sistêmica e teórica da origem e dos principais conceitos de Contabilidade, desde os primórdios a atualidade.
São competências as quais visam o aprofundamento dos conhecimentos sobre contabilidade, demonstrando seu papel fundamental para o desenvolvimento das empresas do setor privado, público ou do terceiro setor.
1.RELVANCIA DA CONTABILIDADE NA GESTÃO DAS EMPRESAS
O tema principal descrito por José Carlos Marion é a importância da matéria Teoria da Contabilidade, que ao longo dos anos vem sendo enfatizada nos cursos de graduação. A teoria da contabilidade tem grande importância para o desempenho das atividades contábeis.
Muitos contabilistas sabem apenas o prático, sem saber o “porque”, ou seja, sem saber a teoria. Isso pode ser notado quando surgem novidades na área contábil, muitos profissionais recorrem a cursos, a consultores, para tentar entender as novas disposições.
A falta de base teórica é o que afeta muitos profissionais. Alguns assuntos simples, para muitos, que não tiveram base teórica se torna complexo. Mas essa realidade esta mudando, hoje vemos que a teoria é indispensável para a formação de bons profissionais.
No meio acadêmico, uma das principais dificuldades é manter o interesse por esta disciplina, pois quando se fala em teoria o interesse reduz. O professor deve fazer o aluno entender que a o objetivo da contabilidade é permitir uma avaliação da situação econômica e financeira, sendo assim um instrumento importante na tomada de decisão.
Observando os objetivos da Contabilidade: avaliar a riqueza, medir a variação da riqueza, proporcionar dados para a tomada de decisões, e com intuito de se ter informação mais correta e reveladora, foi-se criando ao longo dos anos um corpo doutrinário, que evolui e se aperfeiçoa constantemente. Visando o bem informar surge os princípios fundamentais, que precisam ser seguidos para se produzir às informações. Na explicação de cada principio fundamental, gradativamente vai se formando a Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade. Esta composição propicia a estruturação dos relatórios contábeis, sendo o principal o Balanço Patrimonial.
Não faz parte das demonstrações contábeis propriamente ditas, mas a lei exige a apresentação do relatório, que deve evidenciar os principais fatos administrativos e financeiros ocorridos no período (exercício), os investimentos feitos em outras entidades, a política de distribuição de dividendos, a política de reinvestimento de lucros etc.
Notas Explicativas
As demonstrações contábeis devem ser complementadas por notas explicativas, quadros analíticos e outras demonstrações contábeis necessárias para uma plena avaliação da situação e da evolução patrimonial de uma empresa. As notas devem conter no mínimo a descrição dos critérios de avaliação dos elementos patrimoniais e das práticas contábeis adotadas, dos ajustes dos exercícios anteriores, reavaliações, ônus sobre ativos, detalhamento das dívidas de longo prazo, do capital e dos investimentos
...