Teoria Da Contabilidade
Trabalho Universitário: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Eliene30 • 20/9/2013 • 438 Palavras (2 Páginas) • 240 Visualizações
Defina os seguintes termos conforme o Pronunciamento n. 1:
1. Valor recuperável:
R – O Valor Recuperável de um ativo ou de uma unidade geradora de caixa é o maior valor entre o valor líquido de venda de um ativo e seu valor em uso.
2. Valor em uso:
R – É o valor presente de fluxos de caixa futuros estimados, que devem resultar do uso de um ativo ou de uma unidade geradora de caixa.
3. Valor líquido de venda:
R – É o valor a ser obtido pela venda de um ativo ou de uma unidade geradora de caixa em transações em bases comutativas, entre as partes conhecedoras e interessadas, menos as despesas estimadas de venda.
4. Valor justo:
R – É o valor pelo qual um ativo pode ser negociado, ou um passivo liquidado, entre as partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si, com a ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem transação compulsória.
5. Valor realizável líquido
R - O valor realizável líquido refere-se portanto à quantia líquida que uma entidade espera realizar com a venda do estoque no curso ordinário da atividade empresarial.
6. Despesas de venda ou de baixa:
R - Despesas de venda ou de baixa são despesas incrementais diretamente atribuíveis à venda ou à baixa de um ativo ou de uma unidade geradora de caixa, excluindo as despesas financeiras e de impostos sobre o resultado gerado.
7. Perda por desvalorização:
R – É o valor pelo qual o valor contábil de um ativo ou de uma unidade geradora de caixa excede seu valor recuperável.
8. Valor contábil:
R – É o valor pelo qual um ativo está reconhecido no balanço depois da dedução de toda respectiva depreciação, amortização ou exaustão acumulada e provisão para perdas.
9. Depreciação, amortização e exaustão:
R - Amortização: a redução do valor aplicado na aquisição de direitos de propriedade e quaisquer outros, inclusive ativos intangíveis, com existência ou exercício de duração limitada, ou cujo objeto sejam bens de utilização por prazo legal ou contratualmente limitado.
Depreciação: a redução do valor dos bens tangíveis pelo desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência.
Exaustão: a redução do valor, decorrente da exploração, dos recursos minerais, florestais e outros recursos naturais esgotáveis.
10. Valor residual:
R – É o valor pelo qual o ativo poderia ser trocado ou o passivo quitado sem favorecimento entre as partes. Assim, não pode ser um preço acima
...