Teoria De Contabilidade
Artigos Científicos: Teoria De Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: EvertonFerraz27 • 15/3/2015 • 2.991 Palavras (12 Páginas) • 269 Visualizações
FACULDADE ANHAGUERA
POLO PORTO ALEGRE
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
TEORIA DA CONTABILIDADE
DOUGLAS PINTO VIEIRA JR – RA 5760152524
EVERTON DA COSTA FERRAZ – RA 5560124995
JEFFERSONN DA SILVA CUNHA – RA 5313968517
JULIO CESAR CARVALHO MACHADO JR – RA 5722160640
LUÍZ ANDREI DASILVA VILELA – RA 5560124999
A ORIGEM DA CONTABILIDADE
Profª CLAUDIA REGINA PICCOLI DE MARCOS (TUTOR A DISTÂNCIA)
PORTO ALEGRE, 2012.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO............................................................................pág. 03
2. A ORÍGEM DA CONTABILIDADE.........................................pág. 04
3. FREDERICK W. TAYLOR........................................................pág. 05
4. TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO...........................................pág. 05
4.1 Teoria Clássica............................................................................pág. 05
4.2 Teoria Burocrática......................................................................pág. 06
4.3 Teoria Estruturalista..................................................................pág. 06
4.4 Teoria das Relações Humanas...................................................pág. 07
4.5 Teoria Comportamental.............................................................pág. 07
4.6 Teoria de Sistemas......................................................................pág. 08
4.7 Teoria da Matemática................................................................pág. 08
4.8 Teoria da Tecnologia da Informação........................................pág. 09
4.9 Teoria Contingencial..................................................................pág. 09
5. CONFRONTO DE ARTIGOS....................................................pág. 10
6. IMPLICAÇÕES ÉTICAS...........................................................pág. 10
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................pág. 12
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFRICAS....................................pág. 13
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por finalidade o estudo das teorias da Administração e o reconhecimento de suas contribuições desde sua criação até os dias atuais. Nesta era de globalização, mudanças repentinas e incertezas que vivenciamos atualmente, podemos afirmar que a Administração tornou-se primordial para atividade humana.
O princípio básico da Administração e de realizar tarefas por intermédio de pessoas, e que sua execução sejam feitas de maneira eficiente e eficaz. Dentre várias áreas de atuação como: comércio, indústria, órgãos públicos, órgãos privados, hospitais, ONGs ou qualquer modelo de empreendimento humano, os resultados positivos estarão ligados diretamente com a aptidão daqueles que exercem função administrativa.
Corroboramos que todas as teorias da Administração são importantes, e que as mesmas surgiram para de alguma maneira tentar resolver os problemas empresarias mais importantes de sua época. É evidente que todas as teorias da Administração são empregadas de certo modo nas situações atuais, e é primordial que o Administrador possa reconhecê-la e empregar de maneira adequada a que melhor servir para a situação.
2. A ORIGEM DA CONTABILIDADE
A contabilidade existe desde o início das civilizações. Os primeiros registros contábeis foram realizados ainda na pré história, de maneira empírica, e, não científica, as civilizações utilizavam ferramentas básicas para controlar seu patrimônio como pedras para representar animais, riscos em árvores e pranchas de argila como nas civilizações da Suméria e da Babilônia.
Com o enriquecimento do homem era indispensável o estabelecimento de técnicas para controlar e preservar seus bens. Iniciou assim a contabilidade e se divide em quatro períodos:
Período do mundo antigo: vai do início das civilizações até 1202 DC, com Leonardo Pisano e seu livro intitulado Liber Abaci, considerado o marco que separa a contabilidade antiga da moderna.
Período do mundo medieval: vai de 1202 até 1494 onde o frei Luca Pacioli, considerado "o pai da contabilidade"publica, em Veneza, o livro contabilidade por partidas dobradas, margo na evolução da contabilidade. O método das partidas dobradas teve início nesse período, tornando assim a contabilidade mais analítica, surgindo o Livro da Contabilidade de Custos.
Período do mundo moderno: vai de 1494 até 1840. Foi considerado o início da contabilidade científica com a obra La Contabilitá Applicata alle Amministrazioni Private e Publiche, de Francesco Villa, considerado o demarcador do início da afirmação da contabilidade como ciência.
Período do mundo científico: inicia em 1840 e continua até os dias de hoje. É importante salientar outros autores que contribuíram na história da contabilidade como Francesco Marchi, em 1867, com I Cinquencontisti, Ovvero la Ingannevole Teoria che Viene Insegnata Intorno il Sistema di Scritture a Partita Doppia e Nuovo Saggio per la Facile Intelligenza ed Applicazione di quel Sistema, que apresenta, de forma completa, a teoria personalística das contas, classificando-as em quatro categorias: do proprietário, do gerente ou administrador, dos consignatários e dos correspondentes. Giuseppe
...