Teoria Pratica Argumentação Jurídica
Exames: Teoria Pratica Argumentação Jurídica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: guitor • 12/8/2014 • 551 Palavras (3 Páginas) • 770 Visualizações
TEORIA ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA
1 – SITUAÇÃO DE CONFLITO: → O QUÊ?
→ QUEM?
→ QUANDO?
→ ONDE?
Sugestão para caso concreto:
“Augusto Nunes, cirurgião pediatra e Nilton Pereira, anestesista, são acusados de terem causado a morte de João Vitor, quatro anos, representado por seus pais – Luciane Silva, advogada e Rozenildo Torres, engenheiro civil – quando da realização de uma cirurgia em 3 de maio de 2012, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais”
2 – TESE: → EXPRESSÃO DE JUÍZO DE VALOR: Deve registrar a presunção do direito e o que se precisa provar para alcançar o objetivo.
Sugestão para caso concreto:
“Os médicos devem indenizar a família por ter havido imperícia e negligência.”
3 – CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEXTO: → Dá-me os fatos, que eu te darei o direito, brocardo jurídico, dos fatos que são favoráveis à tese.
Sugestão para caso concreto:
Fatos a favor da tese:
a) “Após a cirurgia, o abdômen do menino, estava inchado. Foi feita a pulsão, mas o quadro continuou se agravando até que foi internado na unidade de terapia intensiva (UTI), com sangramento pela boca e pelo nariz”
b) “Os pais afirmam que os médicos não esclareceram o que estava ocorrendo. Também registraram que insistiram para que o menino fosse novamente operado para que se encontrassem as causas das complicações.”
c) “Após a intervenção de dois médicos, o cirurgião pediátrico do hospital realizou a operação exploratória que comprovou a perfuração no estômago.”
d) “O estado de óbito revelou que o menino morreu por conta da ruptura do estômago, presença de ar no peritônio e na cavidade plueral e complicações anestésicas.”
Fatos contrários a tese:
a) “O cirurgião pediátrico Augusto Nunes afirmou: A causa da morte da criança não é pelo meu procedimento.”
b) “O anestesista Nilton Pereira também assegurou que, durante a operação tudo transcorreu normalmente e discordou do atestado de óbito, que apontava problemas anestésicos.”
4 – HIPÓTESES: → PREPOSIÇÕES QUE TENHAM ARGUMENTOS DE OPOSIÇÃO. Com o uso de conectores, argumentos de oposição, restritiva (adversativas) e contraste (concessivos)
Estrutura de hipóteses:
CONECTOR
+
INFORMAÇÃO EXTRAIDA DA CONTEXTUALIZAÇÃO
+
INFEFÊNCIA EXTRAIDA DA INFORMAÇÃO ANTERIOR
OBS: Iniciar as inferências (conclusões), o verbo no futuro do pretérito. Ex: Teria, seria, estaria, etc.
Sugestão
...