Teoria da Contabilidade
Tese: Teoria da Contabilidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Vona • 7/10/2013 • Tese • 1.724 Palavras (7 Páginas) • 270 Visualizações
Introdução
Busca-se por meio deste trabalho, aprofundar os conhecimentos do conteúdo exposta em sala da disciplina de Teoria da Contabilidade, ministrada para o curso de Administração da faculdade Anhanguera de Campinas – Unidade I.
O Objetivo desta atividade é demonstrar como utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem das Ciências Contábeis e Atuariais; Desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revelando criticidade na avaliação das implicações organizacionais com a tecnologia da informação.
ATPS - Teoria da Contabilidade
A Contabilidade é uma ferramenta que fornece informações úteis para tomar decisões, a principal finalidade da contabilidade é permitir a ação de informações econômicas e financeiras da entidade, através do planejamento e controle. Com isso, todos aqueles que utilizam a contabilidade são usuários, esses usuários podem ser classificados como internos e externos.
Os usuários Internos são pessoas relacionadas com a empresa que tem acesso as informações contábeis como o gerente, administradores, funcionários e diretoria, a função dos usuários internos e aumentar e reduzir os investimentos, procurar aumentar o capital, ampliar ou reduzir as operações e comprar e vender. Já os usuários externos são todas as pessoas sem acesso direto as informações, mas que recebem informações da entidade como bancos, governo, fornecedores e clientes, suas necessidades são conceder ou não empréstimos sempre estabelecendo suas regras (volume, taxa, prazo e garantia), conceder crédito e investir ações na bolsa de valores.
. A compreensibilidade, a relevância, a confiabilidade, a comparabilidade, são características que dão qualidade às informações contábeis sustentadas sobre os princípios fundamentais da contabilidade essas demonstrações contábeis são apresentadas aos usuários externos.
Os princípios Fundamentais de Contabilidade representam o núcleo central da própria Contabilidade, esses princípios contábeis permitem aos usuários fixar padrões de comparação e de credibilidade em função do reconhecimento dos critérios adotados para a elaboração das demonstrações financeiras, aumentam a utilidade dos dados fornecidos e facilitam a adequada interpretação entre empresas do mesmo setor. Os Princípios Fundamentais da Contabilidade são: entidade; continuidade; oportunidade; registro pelo valor original; atualização monetária; competência; prudência.
1- Qual o Objetivo da Contabilidade?
Objetivo da contabilidade pode ser estabelecido como o de fornecer informação estruturada de natureza econômica, financeira e, subsidiariamente, física, de produtividade e social, aos usuários internos e externos á entidade objeto da contabilidade.
A Contabilidade é o patrimônio, que corresponde ao conjunto de bens, direitos e obrigações referentes à azienda. Por azienda, entende-se toda entidade organizada passível de ter um patrimônio (bens, direitos e obrigações), ou seja, são pessoas jurídicas com fins lucrativos, empresas informais, entidades sem fins lucrativos, empresas públicas, pessoas físicas e etc.
O objetivo principal da Contabilidade, portanto, é o de permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras. Em ambas as avaliações, todavia, as demonstrações contábeis constituirão elemento necessário, mas não suficiente. Sob o ponto de vista do usuário externo, quanto mais à utilização das demonstrações contábeis se referir à exploração de tendências futuras, mais tenderá a diminuir o grau de segurança das estimativas. Quanto mais a análise se detiver na constatação do passado e do presente, mais acrescerá e avolumará a importância da demonstração contábil.
SEMELHANÇAS ENTRE PESSOA FISICA E PESSOA JURIDICA
Podemos definir como pessoa física todo e qualquer individuo homem ou mulher, capaz de perceber o mundo através de seus sentidos e razão. Todo individuo é um ser humano e estão sujeito as leis físicas da natureza. Para exercer uma atividade econômica a pessoa física pode atuar como autônoma ou como sócia de uma empresa, e uma pessoa jurídica não se relaciona ao individuo em si, mas em entidades. Essas entidades possuem responsabilidades jurídicas perante a lei.
Ao analisamos uma pessoa física de uma pessoa jurídica podemos encontrar inúmeras semelhanças sendo uma das principais, o planejamento, seja ele de médio ou em longo prazo, pois o resultado final dependerá diretamente desse planejamento.
Podemos também dizer que o fluxo de caixa é algo muito semelhante, pois a entrada e saída de dinheiro em um determinado período sejam de pagamento ou recebimento (vendas de mercadorias, produtos, prestação de serviços) isso quanto as empresas, recebimento de salário quanto pessoa física, e pagamentos de dividas, boletos, prestações, contas, isso para ambos.Não podemos deixar de citar o controle e os investimentos pois ambos tem que controlar seus gastos e saber a hora e o investimento certo para o momento,esse investimento pode ser em produtos, maquinas, mão de obra especializada ou mesmo em vestimentas,curso, faculdades, etc ,esses fatores podem ser cruciais para se obter o êxito maior,o ‘’lucro’’.
Analisamos a situação e as semelhanças, segue exemplo abaixo:
EMPRESA PARTICULAR
Despesas Fixas: Despesas Fixas:
(salário de funcionário, água, luz) (água, luz, telefone)
Custos Rotativos: Custos Rotativos:
(manutenção de equipamentos, estacionamento) (cartão de crédito, diarista)
Responsabilidade Sustentável: Responsabilidade Sustentável:
(reciclagem, luz solar) (reciclagem, reaproveitamento da água da chuva)
Microempresa: Vidro & Cia
Proprietário: Franciel Ferreira
Nome de seu contador: Flavio Pacelli
Perguntas
1- Qual a importância
...