Teoria ácido-base De Brønsted-Lowry
Casos: Teoria ácido-base De Brønsted-Lowry. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: alinesant • 16/2/2014 • 377 Palavras (2 Páginas) • 522 Visualizações
Teoria ácido-base de Brönsted-Lowry, conceito ácido-base de Brönsted-Lowry ou ainda modelo ácido-base de Brönsted-Lowry é uma das elaboradas teorias ácido-base que propõe descrever o mecanismo de reação entre ácidos e bases. Recebe o nome composto Brönsted-Lowry em homenagem a dois cientistas que a propuseram independentemente: Johannes Nicolaus Brönsted e Thomas Martin Lowry, ambos em 1923.1 2
As espécies químicas consideradas ácido ou base, são, por simplicidade, muitas vezes ditas "ácido (ou base...) de Brönsted". Menos frequente, embora, pode-se ainda encontrar a denominação ácido de Lowry.
Caracterização
Nesse proposto sistema (e é isso o que precisamente o caracteriza, em essência), chama-se:
ácido: qualquer espécie química que exiba tendência a ceder prótons(íons H+);
base: qualquer espécie química que exiba tendência para receber prótons (íons H+).
Pares conjugados
Comportam-se, desse modo, as espécies químicas efetivamente como pares conjugados: uma dada espécie química será apreciada como ácido ("ácido de Brönsted-Lowry") em relação a outra espécie química bem definida. Com efeito, pode dar-se de certa espécie química "A" mostrar-se um ácido perante outra espécie "B" e, todavia, comportar-se como base perante uma terceira espécie "C" — o que está em perfeita conformidade com o modelo proposto (a proposta teoria ácido base de Brönsted-Lowry).
Água como base de Brønsted
Assim, outras substâncias, tais como a água, podem comportar-se, nessa definição específica, quer como ácido quer como base, a depender do par em apreciação.
Como exemplo, na reação entre ácido acético e água, o ácido acético atua como um ácido por doar um hidrogenio à água, a qual atua como uma base (em relação ao ácido em consideração).
Água como ácido de Brønsted
Doutro lado, a água pode também atuar como um ácido perante, por exemplo, a amônia (NH3).
Brønsted-Lowry versus Lewis
O conceito protônico de ácido-base segundo Brösted-Lowry, em sua generalização, encontra identificação mais imediata e pronta com a concepção comum, empírica e ordinária que se empresta aos ácidos e às bases, enquanto substâncias químicas e enquanto funções químicas com características bem definidas.
O conceito eletrônico de Lewis, por outro lado — embora mais generalista e de ampla utilidade científica — nem sempre encontra semelhante identificação com as concepções comuns, empíricas e ordinárias concedidas aos ácidos e às bases. Nesse sentido, pode-se dar que "quase sempre um ácido (ou base) de Brönsted-Lowry será também um ácido (ou base) de Lewis, mas o inverso nem sempre será verdadeiro".
...