Teorias Ácido-Base
Trabalho Escolar: Teorias Ácido-Base. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ClaudioFR • 16/11/2014 • 1.184 Palavras (5 Páginas) • 615 Visualizações
Olá!
Hoje vamos discutir a importância dos ácidos e das bases e exemplos de aplicação destes conceitos. Como é um tema muito rico, seguem diversos recursos e atividades.
Atv. 3.1 e 3.2 - Depois de ler o texto Aula3_QuimicaCotidiano_AcidoBase em anexo, veja os slides (Aula3_ClassificacaoSubstancias.pdf) e leia o artigo de Aécio P. Chagas publicado na Química Nova (também anexo).
Sucintamente, elenque todas as definições de ácido e base com base no texto de Aécio P. Chagas, elabore um documento e anexe à atividade.
Atv. 3.3 – Acesse o site Todo dia com a Química Site: http://www.abiquim.org.br/voce-e-a-quimica/todo-dia-com-a-quimica e Leia os seguintes textos de “Todo dia com a Química”:
Um bom dia com a química:
http://www.abiquim.org.br/voce-e-a-quimica/todo-dia-com-a-quimica/um-bom-dia-com-quimica
A química que embala:
http://www.abiquim.org.br/voce-e-a-quimica/todo-dia-com-a-quimica/a-quimica-que-embala
Selecione 3 produtos (por exemplo, shampoo) dos que foram apresentados nas atividades 3.3 e apresente a fórmula química do principal componente de cada produto (no caso do shampoo, o lauril sulfato de sódio: CH3(CH2)10CH2(OCH2CH2)nOSO3Na.) e diga se este composto pode ser classificado como ácido, base ou sal. Elabore um documento, anexe à atividade e submeta.
Atv. 3.4. – Leia o texto em anexo "lavagem a seco". Justifique com argumentos baseados nas interações intermoleculares o principio por trás do funcionamento da lavagem a seco.
Bom trabalho!!
Prof. Maurício.
PS. Se você não conseguir ver os documentos anexos nessa tela, no repositório estão os documentos anexos dessa aula.
Atividade 3
Atividade 3.1 e 3.2
Origens de Alguns Termos e Aspectos Gerais da Teoria Ácido-Base
Origens
Ácido – do latim acidus e significa azedo;
Álcali – do árabe al qaliy, significando cinzas vegetais;
Sal – do latim sal, salis, significando sal marinho;
Base – termo mais recente, introduzido pelo francês Duhamel Du Monceau em 1736, sendo depois adotado e popularizado por G. F. Rouelle (1754).
Teorias
Teorias ácido-base de Arrhenius
Baseado em seus experimentos com condutividade elétrica em meio aquoso, o químico, físico e matemático sueco Svante August Arrhenius (1859-1927) propôs, em 1884, os seguintes conceitos para definir ácidos e bases:
Ácido é toda substância que em água produz íons H+ e base é aquela que produz OH–. A neutralização seria a reação entre estas duas espécies iônicas produzindo água:
H+(aq) + OH– (aq) = H2O (l)
Exemplos:
HCl + H2O → H3O++ Cl–
HNO3+ H2O → H3O+ + NO3–
H2SO4+ 2H2O → 2H3O+ + SO42–
As Críticas de Werner
Werner reinterpretou o processo de neutralização, não como uma simples reação de adição, mas como uma reação de transferência, levando à formação de espécies coordenadas. Podemos equacionar algumas reações como:
BF3 + KF = K+ + [BF4] –
PtCl4 + 2KCl = 2K+ + [PtCl6] 2–
SO3 + K2O = 2K+ + [SO4] 2–
Teoria dos Sistemas Solventes
Ácido é tudo que faz aumentar a concentração do cátion característico do solvente e base é o que aumenta a concentração do ânion característico. A neutralização é a formação do solvente a partir destes cátions e ânions característicos.
Exemplos:
2H2O = H3O + + OH –
2NH3 = NH4 + + NH2 –
2SO2 = SO2+ + SO3 2–
Teoria Protônica
Foi proposta em 1923, independentemente, por G. Lewis (EUA), T. Lowry (Inglterra) e J. Bronsted (Dinamarca), no entanto foi este último um dos que mais contribuíram para o desenvolvimento da mesma. Segundo esta teoria, ácido é um doador de prótons (seria o mesmo que o íon H+, o núcleo do hidrogênio, porém esta denominação é melhor, pois ajuda distinguir da teoria de Arrhenius) e base um receptor de prótons. A reação de neutralização seria uma transferência de prótons entre um ácido e uma base.
Exemplos:
HCl + NH3 = NH4+ + Cl–
HAc + H2O = H3O+ + Ac–, onde Ac é acetato.
H3O+ + OH– = 2H2O
Teoria de Lux
Proposta por H. Lux em 1939, é, em sua forma, semelhante à teoria protônica, considerando o ânion óxido (O2–) a entidade transferida, ao invés do próton. Segundo Lux, ácido é um receptor de O2– e base, um doador. Uma reação entre um óxido ácido (CO2) e um óxido básico (CaO) seria uma reação de neutralização:
Exemplos:
CO2 + CaO = Ca2+ + CO32–
SiO2 + K2O = 2K+ + SiO42–
Teoria Ionotrópica
É uma generalização da teoria protônica, dos sistemas solventes e da de Lux, proposta por Lindqvst e Gutmann em 1954. As reações ácido-base podem ser formuladas como:
Base + Cátion característico = Ácido
Ácido + Ânion
...