Teorias Da Administra;'ao
Casos: Teorias Da Administra;'ao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mikaela123 • 9/9/2013 • 406 Palavras (2 Páginas) • 1.780 Visualizações
Etapa - 02
Passo – 01
O surgimentos das teorias da administração teve finalidade devido a necessidade das organizações de processos, para facilitar o administrador nas tomadas de decisões. Vamos compreender melhor o processo das teorias dando a ênfase nas teorias clássicas da administração, burocráticas, estruturalista, relações humanas e a teoria comportamental dando seguimento ao desenvolvimento organizacional.
A teoria clássica da administração ou ( Fayolismo), surgiu com Henrique Fayol a partir da década (1916), sendo o pioneiro na abordagem, defendendo a síntese de diferentes estruturas organizacional na empresa. Para Fayol todas as empresa dependiam de seis funções básicas, sendo as Técnicas, Comerciais, Financeiras, contábeis, administrativas e funções de seguranças, sendo que a função administrativa (cúpula) coordena e sincroniza as demais funções não administrativas.
As funções administrativas são definidas em elementos, Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar, na visão de Fayol. A visualização desses elementos e possível em qualquer nível hierárquico, Gerentes, chefes etc.., sendo cada qual em seu departamento. Mais para alguns autores clássicos , as funções de administração muda dependendo de sua situação enfrentada.
Fayol dava muita ênfase nos processos de administração em Planejar, organizar e controlar a empresa, uma organização formal .
A Teoria Burocracia foi fundada pelo sociólogo alemão Max Weber no século XX, criando processos bem definidos e hierárquicos, como isso Weber ganhou essa expressão burocrática, por representar esse tipo de organização. A teoria de Weber e definida em alguns princípios fundamentais como: (Formalização; definição de rotinas e procedimentos), (Divisão de Trabalho; cada individuo tem sua posição na empresa), ( Principio da Hierarquia; que define como piramidal, pois cada individuo e subordinado a receber ordens e cumprias), ( Impessoalidade; valoriza o cargo e não os trabalhadores, pois no ritmo que sai e entra trabalhadores os cargos ficam), ( Competência Técnica; define a escolha de trabalhadores através de concursos para preenchimento do cargo e promoção de cargos ), (Separação entre propriedade e administração; os burocratas limitam se a administrar os meios de produção), ( Profissionalização do Funcionário; os funcionários são especialista e tem salários conforme seus cargos, e o período dentro da empresa e longo “ funcionários de carreira”).
Essas caracterias acima são básicas no modelo de Weber, mais Richard H. Hall as características de Weber são aceitas em alguns seguimento de empresa e outros não, podendo prejudicar o crescimento da empresa, pois as empresas pequenas não suportaria tantas burocracias e já as empresas maiores seria a caracteritica ideal.
...