Uma falha considerável teoria clássica ao moderno capitalismo
Artigo: Uma falha considerável teoria clássica ao moderno capitalismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elaynechin • 18/9/2013 • Artigo • 202 Palavras (1 Páginas) • 581 Visualizações
economia A força deste modelo advém do ideal de que as organizações devem ser sistemas racionais que operam sempre da maneira mais eficiente. No entanto, a pouca atenção que é dada à componente humana será sempre uma falha significativa da teoria clássica: enquanto os estudiosos reconheceram que era importante alcançar um equilíbrio harmonioso entre os aspectos humanos e técnicos da organização, o seu objetivo era enquadrar o ser humano nas necessidades da organização e não o contrário. Analisando os teóricos clássicos, conclui-se que as teorias não são antagônicas, mas se completam. Assim, cada instabilidade encontrada nessas tem sido aprimoradas por novas teorias, desenvolvidas até os dias atuais, adaptadas ao cenário vigente de sua formulação.
O capitalismo moderno exige que as atividades intelectuais e de comunicação integrem crescentemente as atividades produtivas, incluindo os trabalhadores da linha de produção, exigindo que esses sejam polivalentes, ou seja, exige uma aliança entre a produtividade e a capacidade humana dos operários. Atendendo a essa demanda, a gestão participativa surge como um avanço da concepção mecanicista em direção às propostas das organizações flexíveis: unindo a racionalização da produção capitalista (de acordo com as Teorias Clássicas) com as sugestões dadas pelos trabalhadores (criatividade e produção intelectual exigida pelas Indústrias Criativa).
...