Tga Teoria Geral Da Administração
Artigo: Tga Teoria Geral Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edilmaradildilca • 21/4/2014 • 1.418 Palavras (6 Páginas) • 465 Visualizações
1 INTRODUÇÃO À TGA
O mundo atual é uma sociedade institucionalizada e composta de organizações. Todas as atividades voltadas para a produção ou prestação de serviços são planejadas, coordenadas, dirigidas e controladas dentro das organizações. A vida das pessoas depende das organizações, que dependem do trabalho daquelas.
As pessoas nascem, crescem, aprendem, vivem, trabalham, se divertem, são tratadas e morrem dentro dessas organizações, que são heterogêneas e diversificadas, possuem diferentes tamanhos e objetivos.
Estas organizações, ao atingirem um certo porte, precisam ser administradas. Mas o que é realmente administração? É um grupo de pessoas de tomam decisões ou são as próprias decisões? Se são as decisões, são somente os níveis mais altos da direção de uma organização os únicos responsáveis?
1.1 CONCEITOS BÁSICOS
ORGANIZAÇÃO:
É a combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos.
Divide-se em Lucrativas e Não-Lucrativas .
É composta por Recursos Humanos e Não-Humanos .
ADMINISTRAÇÃO:
"Um processo pelo qual o administrador cria, dirige, mantém, opera e controla uma organização" (Kwasnicka, 1995).
"O processo que tem como finalidade garantir a eficiência e a eficácia de um sistema". (Maximiano, 1995).
"Interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada à situação". (Chiavenato, 1998).
A tarefa básica da Administração é fazer as coisas através das pessoas, com os melhores resultados. Em qualquer tipo de organização humana, busca-se o alcance de determinados objetivos com Eficiência e Eficácia.
EFICIÊNCIA: (utilização racional de recursos) das organizações ou sistemas.
EFICÁCIA: (realização de objetivos)
A palavra administração sofreu uma grande mudança em seu sentido. Significava: “ad”- tendência para e “minister” – obediência, ou seja, prestar serviço a outro. Hoje sua tarefa é interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada à situação.
É dramático o impacto do mau funcionamento de uma organização de grande porte sobre a sociedade. Considere por exemplo a quebra de um banco, como aconteceu com o Econômico em 1995. Funcionários perdem o emprego e contribuintes são obrigados a arcar com as conseqüências. Pense numa cidade inundada e você vai lembrar-se da Prefeitura, pense em pessoas despreparadas, e você vai lembrar-se do baixo nível da educação, pense na necessidade de pagar planos de saúde ou pensão, ou nas filas nos hospitais públicos, e você vai lembrar-se do governo que não trabalha como deveria.
Muitos problemas que você enfrenta têm sua origem na inexistência ou ineficiência de algum tipo de organização, por isso Organizações bem administradas são importantes por causa desse impacto sobre a qualidade de vida da sociedade.
Administradores bem preparados, portanto, são recursos sociais importantes. Essa predominância das organizações e sua importância para a sociedade moderna bem como a necessidade de administradores competentes está na base do desenvolvimento da teoria geral da administração.
O significado e o conteúdo da administração sofreram uma formidável ampliação e aprofundamento ao longo dos anos e através de diferentes teorias.
ÊNFASE TEORIAS ANO AUTOR ENFOQUES
Nas Tarefas Administração Científica 1903 Taylor Racionalização do trabalho operacional
Na Estrutura Da burocracia 1909 Weber Organização formal burocrática e racionalização organizacional
Clássica 1916 Fayol Organização formal
Estruturalista
1947
Weber Múltipla abordagem: Organização formal e informal, análise intra-organizacional e interorganizacional
Neoclássica 1954 Princípios gerais da administração e funções do administrador
Nas pessoas
Das relações humanas
1932
Mayo Organização informal, motivação, liderança, comunicações e dinâmicas em grupos.
Comportamental
1957 Estilos de administração, teoria de decisões, integração dos objetivos individuais e organizacionais
Do desenvolvimento organizacional
1962 Mudança organizacional planejada e abordagem do sistema aberto.
No ambiente
Estruturalista
1947 Análise intra-organizacional e ambiental
Abordagem de sistema aberto
Da contingência 1972 Análise ambiental e abordagem de sistema aberto
Na tecnologia Da contingência 1972 Administração da tecnologia (imperativo tecnológico)
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO - TGA:
A Teoria Geral da Administração é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da Administração e sua aplicação nas organizações.
Então
...