Thai Food - A Magia Da Simplicidade
Trabalho Escolar: Thai Food - A Magia Da Simplicidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CesinhaMendes • 3/2/2015 • 1.203 Palavras (5 Páginas) • 299 Visualizações
FMU
Iniciação ao TCC
Thai Food: A magia da simplicidade
Cesar A. B. S. Mendes
RA 4453503 - Turma A
2012
Tema:
A cozinha tailandesa converte-se numa explosão de aromas e sabores. É como um redemoinho que transforma a mesa num mar de sensações: o ardor disfarçado da malagueta, o frescor da lima-kafir, o exotismo do gengibre e o sugestivo jogo de sabores das frutas tropicais, utilizadas em boa parte dos pratos, faz de cada garfada um momento exclusivo.
Objetivo:
Demonstrar através de um livro de receitas, que a cozinha tailandesa é a combinação e harmonia entre os sabores apimentados, ácidos, doces e salgados.
História:
Comandados pelo almirante Cheng Ho No no início do século XV, os chineses passaram a controlar a Tailândia e trouxeram com eles os palitos para comer, os woks, o macarrão e os molhos de soja. Já no século XVII, influências holandesas, francesas e portuguesas, no princípio de 1600 trazem ao sudeste asiático as pimentas por meio dos missionários que experimentaram, enquanto trabalhavam na América do Sul.
INSTITUTO AMERICANO DE CULINÁRIA, Chef Profissional, tradução Renata Lúcia Bottini – São Paulo: Senac Editoras, 2009.
Antropologia/Sociologia:
A comida é uma parte socialmente tão importante na vida diária dos tailandeses, que eles dizem: ´´Você comeu arroz?´´, e, enquanto comem, é, comum discutirem como será a próxima refeição. (1)
A refeição deve agradar aos olhos e ao paladar, por isso a arrumação dela à mesa é uma obra de arte. Ideal é apreciar as iguarias em mais de uma pessoa. Quanto maior o grupo, maior o número de pratos solicitados.(2)
(1)INSTITUTO AMERICANO DE CULINÁRIA, Chef Profissional, tradução Renata Lúcia Bottini – São Paulo: Senac Editoras, 2009.
(2)CENTRO EUROPEU PROFISSÕES E IDIOMAS, O Grande Livro da Gastronomia -
Curitiba: Centro Europeu Profissões e Idiomas, 2010.
Análise Sensorial:
A refeição Thai ideal é a combinação e harmonia entre sabores picantes, doces, ácidos e salgados, que se equalizam e se adequam no paladar.
A cozinha tailandesa vive uma intensa relação de amor com as especiarias, os molhos exóticos e as ervas aromáticas.
CENTRO EUROPEU PROFISSÕES E IDIOMAS, O Grande Livro da Gastronomia -
Curitiba: Centro Europeu Profissões e Idiomas, 2010.
Ingredientes:
Qualquer discussão sobre comida asiática seria ridícula se não mencionasse o arroz. Na verdade, pensa-se que a Tailândia central tenha sido o primeiro local onde o arroz foi cultivado. (1)
Na Tailândia são consumidos dois tipos de arroz: o arroz glutinoso e o arroz jasmim. Em ambos os casos existem referências que serão familiares: o arroz glutinoso é o arroz de grãos longos, um tanto pegajoso quando cozido, com aroma característico. Na Tailândia, onde o arroz é considerado um símbolo de pureza e é cozido sem sal ou condimentos e servido ao natural. (2)
O arroz jasmim é um arroz de grão longo, macio e delicadamento aromático, usado em receitas de pratos asiáticos, no pilaf e na salada de arroz.(2)
(1)INSTITUTO AMERICANO DE CULINÁRIA, Chef Profissional, tradução Renata Lúcia Bottini – São Paulo: Senac Editoras, 2009.
(2) WERLE, L. Ingredientes; Colônia: Konemann, 2008
Receita:
Durante o antigos reinos Thai, o arroz figurava em todas as refeições do dia. O arroz glutionoso nunca poderá ocupar o lugar do arroz jasmim, este deve ser preparado com antecedências e levado para a geladeira para esfriar, antes de ser frito com outros ingredientes e é o caso desse arroz frito uma das muitas versões existentes na culinária local.
MEDINA, I. Cozinha País a País, Tailândia – Editora Moderna, 2006
Modo de Preparo: Arroz Frito(Khao Pad)
Aqueça uma Wok sob um fogo forte, adicione 2 colheres de sopa de óleo vegetal e agite. Salteie 3 chalotas vermelhas asiáticas fatiadas, 1 dente de alho finamente cortado e 1 pimenta vermelha fresca picada durante 2 minutos ou até as chalotas começarem a dourar. Adicione 100g de feijão fatiados, 1 pimentão vermelho pequeno finamente fatiado e 90g de cogumelos cortados na metade. Salteie durante 3 minutos ou até cozinhar e misture 555g de arroz jasmim cozido frio até estar completamente aquecido.
Dissolva uma colher de sopa de açúcar de palmeira ralado e 60ml de molho de soja e jogue por cima do arroz. Misture 2 colheres de sopa de manjericão tailandês fresco e picado e uma colher de sopa de coentro fresco. (Serve 4 pessoas)
Observação: 1 colher de sopa = 20ml.
H. F. ULLMANN, O Livro Essencial do Wok – Editora Paisagem,
...