TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipologia Extrategia

Trabalho Universitário: Tipologia Extrategia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  5.294 Palavras (22 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 22

Palavras Chaves : Tipologia, Estratégia Competitiva, Comportamento do Dirigente.

Introdução

Pretende-se desenvolver com a composição deste trabalho a apresentação da Tipologia comumente testada e aprovada de Miles e Snow, do modelo de comportamento estratégico adotado pelos empresários das empresas neste caso de Pequeno e Médio Porte. Esta taxonomia de estratégias genéricas vem chamando a atenção de pesquisadores e se mostrado mais abrangente do que outras taxonomias, além de oferecer melhores qualidades conceituais para um agrupamento de empresas mais preciso oferecendo ainda oportunidade de estudo para Micro e Pequenas empresas, pois sua estratégia permite esta análise sem distorção das informações.

O presente trabalho apresenta uma visão geral desta taxonomia de Miles e Snow (1978), mostrando a importância de sua aplicação, e a necessidade dos altos executivos tomadores de decisões estratégicas utilizarem as três estratégias que tendam ao sucesso

1 Núcleo de Estudos e Pesquisas – NEPE / Faculdade Toledo de Presidente Prudente – SP. Aluno bolsista do Programa de Iniciação Científica.

2 Núcleo de Estudos e Pesquisas – NEPE / Faculdade Toledo de Presidente Prudente – SP. Aluno bolsista do Programa de Iniciação Científica.

3 Professor Mestre orientador do Programa de Iniciação Científica Faculdade Toledo de Presidente Prudente - SP

2

empresarial e não utilizarem a estratégia do tipo Reator, com o intuito de manter o crescimento e a lucratividade empresarial.

O que são Tipologias Estratégicas

Para o planejamento estratégico, o termo tipologia refere-se a um conjunto de estratégias genéricas com capacidade de descrever os comportamentos estratégicos do setor industrial. Compreendendo assim como tipologia um sistema de classificação, exigindo assim o cumprimento de alguns requisitos para sua completa apreciação. Chrisman, Hofer e Boulton (1988), acreditam que uma classificação de tipologia estratégica deva atender aos objetivos básicos de identificação, diferenciação, generalização e recuperação da informação.

Identificação tem o significado de ser realizado estudos comparativos e após estes estudos o objeto em estudo mantiver sua consistência. Diferenciação diz respeito ao caráter distinto de cada uma das classes pesquisadas. Generalização tem por referência a possibilidade de realização de estudos comparativos baseados na classificação pertinente. Além disso a classificação de tipologia estratégica deve conseguir não somente acumular conhecimento, mas também permitir sua cobrança, no sentido de busca das informações e sua recuperação evidente, permitindo assim a aplicação de generalizações necessárias aos estudos comparativos.

O estudo de tipologias estratégicas nas empresas em geral tem sido justificado pela crença de que existem conjuntos de estratégias suficientemente amplos para serem empregados em qualquer empresa ou tipo de indústria (Hambrick, 1983; Herbert e Deresky, 1987). Assim, a conceituação e a operacionalização de dimensões estratégicas, fundamentais à formulação dos grupos estratégicos, são de maior importância na determinação de relações entre esses grupos e os respectivos desempenhos.

Na tentativa de encontrar uma base verdadeira e geral para a identificação de grupos estratégicos, os diversos autores buscam e optam pela tipologia que consideram suficientes e melhor explicativos de seu objeto em estudo.

Como uma estratégia intencional pode ou não vir a ser executada, definir estratégia apenas como uma intenção pode não ser suficiente. Numa definição mais ampla, estratégia pode ser entendida como um padrão numa seqüência de ações, ou seja, com consistência de comportamento, independentemente de ser intencional ou não. Esta estratégia pode e deve sofrer mutações e mudanças no decorrer do período de sua aplicação, pois se isso não for feito com certeza, a estratégia perderá sua validade e eficácia, devido às mudanças ambientais ocorridas no período.

Tipologia Estratégica de Miles e Snow

Segundo Miles e Snow (1978, p. xxvii), uma indústria ou grupo de empresas desenvolve ao longo do tempo uma estratégia de relacionamento com seu mercado que é reconhecível pelos observadores e pelos seus concorrentes. Uma dada estratégia organizacional se adaptaria melhor a um tipo específico de estrutura organizacional,

3

tecnologia e processo administrativo. Este padrão interno não só suportaria a estratégia existente, mas também tenderia a perpetuá-la. Assim, a estratégia organizacional é entendida por Miles e Snow como o processo constante de ajuste das empresas ao seu ambiente através de um comportamento adaptativo e cíclico.

Miles & Snow, tomaram por base a observação de que as opções estratégicas obedecem a uma perspectiva de comportamento organizacional orientada as alternativas de escolhas pelos empresários. Essas alternativas são geradas a partir de problemas envolvendo a definição da empresa no sentido de escolha de mercados onde atuar. Desta forma, Miles e Snow desenvolveram uma tipologia estratégica, onde é fundamentada em quatro pilares distintos de situações estratégicas classificadas em estratégias competitivas baseados na postura de resposta das empresas às condições de mudança do ambiente externo. Este modelo de Miles e Snow tem por estratégias como analítica, prospectora, defensiva e reativa.

Propõem ainda que o modelo possua dois elementos importantes: 1. Um modelo geral do processo de adaptação que descreve as decisões necessárias para organização manter um efetivo alinhamento com o ambiente; 2. e uma tipologia que retrata os diferentes padrões de comportamento adaptativo usado pelas organizações em uma indústria ou outro agrupamento. O ambiente é uma entidade não homogênea composta por uma complexa combinação de fatores como as condições do mercado de seus produtos e do trabalho, práticas industriais, regulamentações governamentais, e relações com os fornecedores financeiros e materiais. Cada um destes fatores tende a influenciar a organização de alguma maneira, sendo que alguns destes podem ser previsíveis e outros não, fatores estes perceptíveis pelos diretores tomadores de decisões estratégicas que funcionam como a ligação primária entre a organização e seu ambiente.

A verdade é que as decisões de adaptação feitas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com